domingo, 13 de dezembro de 2009

PS (Partido de Sócrates): não está interessado em combater a corrupção

-
António José Seguro e Eduardo Cabrita apresentaram ontem declarações de voto em que se distanciam da linha oficial do PS
-
O mal-estar, que atravessa meio PS por o partido estar a ser ultrapassado pela oposição nos projectos de combate à corrupção, tornou-se ontem público quando António José Seguro e Eduardo Cabrita se levantaram para informar que iriam entregar declarações de voto. Os dois deputados demarcaram-se da linha oficial do partido, avessa à criminalização do enriquecimento ilícito e renitente a abrir o sigilo bancário. O gesto tem particular simbolismo porque António José Seguro é um candidato-sombra à sucessão de José Sócrates no PS e Eduardo Cabrita é um dos amigos políticos do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa - que dentro do partido é considerado "um sucessor natural".
-
Na declaração de voto, Seguro diz que está fortalecida "a suspeita de que os 'poderosos' se protegem e que não existe um verdadeiro interesse no combate à corrupção", que "estas realidades minam a confiança dos portugueses na política e na justiça e corroem os alicerces do estado de direito democrático": "Ignorar esta realidade é um erro que está a pagar--se caro." Seguro defende "um combate sem tréguas à corrupção" através de uma "reflexão profunda". "As posições estão fundamentadas. Trata-se de eliminar desculpas, de impossibilitar endosso de responsabilidades e pôr todos os poderes no mesmo rumo".
-
Eduardo Cabrita, que foi secretário de Estado da Justiça quando António Costa era ministro, assume que "é necessário punir o enriquecimento injustificado de modo compatível com a Constituição da República" e lembra que o ex-Presidente Jorge Sampaio foi dos primeiros a levantar essa questão.
-
Notas do Papa Açordas: A realidade é que o partido socrático não está interessado em combater a corrupção e, muito menos, em abrir o sigilo bancário... Daí, o confronto entre figuras do verdadeiro PS e Sócrates...
-

Sem comentários: