terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Educação: "Tudo como dantes, Quartel-General em Abrantes!"...

-
Carreiras
Acordo entre Ministério da Educação e sindicatos ainda preso por negociações
Se as próximas horas, que se prevêem de negociação intensiva, não resultarem em cedências do Ministério da Educação (ME), o acordo com as maiores organizações sindicais em relação à última proposta para a revisão do estatuto da carreira docente e do modelo de avaliação dos professores será praticamente impossível.
-
Além de não garantir que qualquer docente tem a possibilidade de atingir o topo da carreira, no "chamado acordo de princípios" que ontem enviou aos sindicatos, o ME só assegura a passagem aos 3.º, 5.º e 7.º escalão, em 2010, a, respectivamente, 80, 50 e 30 por cento dos candidatos.
-
O estrangulamento da carreira naqueles três escalões (considerada mais gravosa do que a divisão entre professores e professores titulares a que Isabel Alçada aceitou pôr fim) e o facto de não ficarem estabelecidas, sequer, as percentagens de vagas para progressão para além do ano que vem não foram os únicos motivos de insatisfação das organizações sindicais.
-
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) já na semana passada listara motivos suficientes para justificar a ameaça de manifestações de protesto e de pedido de negociações suplementares, caso não haja acordo na reunião decisiva, marcada para amanhã. Mas a Federação Nacional de Sindicatos da Educação (FNE) terá sido apanhada de surpresa ao não ver garantida, pelo ministério, a possibilidade de qualquer professor com uma classificação mínima de Bom na avaliação atingir o topo da carreira, fosse isso alcançado através de um número suficiente de vagas para a progressão ou graças à diminuição de escalões para alcançar o topo.
-
Notas do Papa Açordas: Esta ministra da Educação é mais um bluf de Sócrates! Quem esperava algo de novo com a nova equipa do ME, enganou-se... A política de educação não é da ministra, mas sim do primeiro-ministro, e enquanto não o povo não o substituir, nada feito... Assim, "Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes"...
-

2 comentários:

Valdecy Alves disse...

Parabéns pelo seu blog e as matérias que veicula. Se puder, visite o meu blog, poste o seu comentário e indique para os seus contatos. Um 2010 maravilhoso! Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

Pata Negra disse...

Negociar o azeite no fim dele estar estragado só é bom para o lagareiro! Nenhum acordo poderá, por si só, reconstruir o que foi destruído nos últimos quatro anos; a dignidade da escola pública não se recompõe com carreiras; só vejo uma saída: o exílio do Valter Lemos,da tia Maria e do Albino Almeida!
Um abraço sem escola