sexta-feira, 16 de maio de 2008

Só especulação justifica aumento dos combustíveis, diz Louçã

O deputado Francisco Louçã atribuiu à especulação e à liberalização dos preços a responsabilidade pelos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis. Para o coordenador do Bloco de Esquerda, "há uma conjugação de interesses entre o Estado e as distribuidoras". Já que, nos últimos quatro meses, as empresas petrolíferas "ganharam mais 775 milhões de euros e o Estado mais 225 milhões". O Bloco de Esquerda chamou o ministro da Economia, Manuel Pinho, à Assembleia da República para explicar os aumentos dos combustíveis em Portugal.
-
Referindo-se à justificativa do aumento dos preços dada pela Galp, que os atribuiu à subida dos preços internacionais do petróleo, Louçã disse que "O facto de o petróleo aumentar no mercado internacional só justifica o aumento de menos de um terço do preço do petróleo", assinalando que o 15º aumento ocorreu justamente no dia em que o petróleo baixou de preço nos mercados europeus. "E em Espanha não subiu", disse.
-
Francisco Louçã apresentou um gráfico com a decomposição do preço do petróleo em que, segundo os bloquistas, 30 por cento depende da produção, mas "dois terços resultam de impostos e de especulação". (Esquerda.Net)

Sem comentários: