quinta-feira, 22 de maio de 2008

Peixe fresco vai escassear nos mercados portugueses

Frota pesqueira pára a partir de 30 de Maio e ameaça abastecimento do mercado
-
A paralisação irá abranger os diferentes segmentos de pesca no continenteA partir do final deste mês, o peixe fresco poderá tornar-se uma espécie rara nos mercados portugueses. E a preços proibitivos. A paralisação de toda a frota pesqueira nacional por tempo indeterminado, a partir de 30 de Maio, vai deixar as lotas vazias e os postos de revenda a procurar alternativas nas espécies importadas e nos congelados.
~
Armadores e pescadores garantem que só voltarão ao mar quando o Governo tomar medidas que atenuem os custos decorrentes do aumento dos combustíveis.
-
Esta espécie de greve geral do sector pesqueiro, inédita por juntar proprietários e trabalhadores, vai inevitavelmente afectar o abastecimento dos portugueses, conhecidos por um forte apetite pelos produtos do mar. Em 2006, dois terços do mercado de peixe fresco foi abastecido pelas embarcações nacionais, ficando o restante terço para o produto importado, essencialmente de Espanha. Acontece que a frota do país vizinho vive os mesmos problemas e tem prevista uma paragem de actividade também para o próximo dia 30.
-
Notas do Papa Açordas: Há sectores económicos que têm de ser protegidos, até pelo valor da sua componente social, pelo que não se compreende o governo manter, teimosamente, a fiscalidade actual sobre os combustíveis...

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

chama-se a isso consolidação orçamental, pelo menos foi o que disse Almeida Santos.