sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Casa Pia: factos criminais provados contra os sete arguidos

-
O coletivo dos juizes do caso Casa Pia, na leitura do acórdão do julgamento, já deu como provados factos criminais relativos a todos os sete arguidos.
-
Na leitura dos factos provados, os juízes enfatizaram por diversas vezes que os arguidos agiram sabendo que estavam a violar a lei, conscientes de que estavam a prejudicar o desenvolvimento físico, psicológico e da personalidade das vítimas, cujas idades as impediam de "decidir livremente e em consciência".
-
Em relação ao apresentador de televisão Carlos Cruz, o tribunal já deu como provadas quatro situações de abusos sexuais sobre menores, sendo que duas ocorreram numa casa na avenida das Forças Armadas, em Lisboa, e pelo menos uma numa casa em Elvas.
-
Quanto ao ex-motorista da Casa Pia Carlos Silvino, o tribunal deu como provados abusos ocorridos nas garagens do colégio Pina Manique, em colónias de férias da Casa Pia e no "barracão" onde o arguido vivia, entre outras situações.
-
O tribunal deu também como provado que Silvino abusou dos três menores que o acusam no processo apenso, entre os quais "Joel", cujas queixas motivaram a abertura da investigação.
-
Interrompendo a sessão pelas 12:15, após a leitura dos factos provados, a juíza presidente do coletivo, Ana Peres, anunciou que ainda antes do almoço iria ler a fundamentação do acórdão relativa ao processo apenso, seguindo-se depois do almoço a fundamentação do processo principal, prevendo que esta demore duas horas.
-
Notas do Papa Açordas: Não acredito na justiça portuguesa, Todos nós sabemos o que a justiça portuguesa vale, a começar pelos seus dirigentes máximos. Ainda há dias, Cavaco Silva chamou a Belém a sua "Raínha de Inglaterra"... e, parece que lhe deu nas "orelhas"... Carlos Cruz e os outros arguidos, vão ter penas porque o "Sistema" assim o exige... é dramático, mas é a realidade...
-

Sem comentários: