quinta-feira, 4 de março de 2010

Marinho Pinto: pede "medidas políticas" para combater a corrupção

-
Marinho Pinto: há pessoas em cargos públicos "a acumular fortunas escandalosas"
-
O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) afirmou hoje que “há pessoas nos mais elevados cargos públicos a acumular fortunas de uma forma escandalosa” e defendeu que “a principal arma de combate à corrupção é o debate político”.
-
António Marinho Pinto, que falava na Comissão de Acompanhamento do Fenómeno da Corrupção na Assembleia da República, considerou que o melhor caminho de combate à corrupção passa por “medidas políticas” que imponham “transparência” no funcionamento das instituições e na questão da fiscalização do património dos titulares de cargos públicos.
-
Para o bastonário, o combate à corrupção não passa pelo sistema penal e pelos tribunais, que neste tipo de crime só alcançam resultados quando existe a confissão dos suspeitos.
-
Marinho Pinto indicou que “há pessoas nos mais elevados cargos públicos a acumular fortunas de uma forma escandalosa” e que são “pessoas que vieram da província sem nada”, mas que acumularam grandes patrimónios.
-
“Há coisas que deviam ser justificadas politicamente”, enfatizou Marinho Pinto, observando que a Assembleia da República, através de comissões parlamentares, devia discutir e questionar o património dessas pessoas.
-
Notas do Papa Açordas: Toda a gente sabe a corrupção que grassa entre alguns altos funcionários públicos, mas é preciso vir o Bastonário da OA alertar para esse facto. Claro que o (des)governo não está interessado em fazer leis que combatam este flagelo social...
-

Sem comentários: