quinta-feira, 18 de março de 2010

Caso TVI - Sócrates depõe por escrito

-
Caso TVI: Sócrates só responde à comissão de inquérito por escrito
-
Francisco Assis já reuniu com Mota Amaral: o primeiro-ministro responde por escrito à comissão de inquérito.
-
O PS defende que Sócrates não venha a ser sujeito ao interrogatório dos deputados na comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI que hoje toma posse na Assembleia da República. "Em circunstância alguma o primeiro-ministro deve ser ouvido presencialmente", afirmou ao i um alto dirigente socialista. Tendo em conta que a comissão de inquérito foi convocada para apurar se o primeiro-ministro mentiu ou não ao parlamento, a comparência de Sócrates perante os deputados teria um efeito simbólico muito forte que os socialistas consideram que deve ser evitado. José Sócrates deverá depor por escrito quando for chamado. O líder parlamentar, Francisco Assis, já falou sobre a eventual audição ao primeiro-ministro com o presidente da comissão, Mota Amaral, estando já completamente clarificada a possibilidade de Sócrates fazer o seu depoimento por escrito.
-
O pedido de audição do primeiro-ministro chegará mais cedo ou mais tarde mas, mesmo entre alguns deputados da oposição, existe algum desconforto com a convocatória de José Sócrates. Não se tratando de um processo de "impeachment" à americana, a verdade é que é a primeira vez que uma comissão parlamentar de inquérito se constitui para apurar se um primeiro-ministro mentiu ou não. Dois dos candidatos à liderança do PSD - José Pedro Aguiar-Branco e Pedro Passos Coelho - já afirmaram que apresentarão uma moção de censura se o parlamento concluir que Sócrates não disse a verdade sobre o negócio PT/TVI.
-
Notas do Papa Açordas: Será que o homem sabe ler e escrever? Terá tirado o diploma da 4ªClasse a um domingo? Que mais irá acontecer... venham as cenas dos próximos capítulos...
-

Sem comentários: