terça-feira, 16 de março de 2010

Banguecoque: Manifestantes derramam o seu sangue no protesto

-
Agudizam-se os protestos em Banguecoque
Mil garrafas de sangue tailandês lançadas contra o Governo
-
Muitos milhares de manifestantes tailandeses estiveram hoje a dar sangue para depois o ir lançar contra a sede do Governo, em Banguecoque, num sacrifício simbólico a favor de eleições antecipadas.
-
"Os camisas vermelhas", partidários do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deram o seu sangue a enfermeiros e juraram que iriam reunir "um milhão de centímetros cúbicos" (equivalente a 1000 garrafas de refrigerante) para derramar hoje à noite à porta da Government House.
-
Pelo menos 100.000 destes adversários do actual chefe do Executivoi, Abhisit Vejjajiva, tinham-se concentrado domingo na capital, a exigir-lhe que dissolvesse o Parlamento e convocasse eleições legislativas antecipadas.
-
Como ele não aceitou o ultimato, que expirava ao meio-dia de ontem, começaram a fazer o "sacrifício do sangue", já condenado pela Cruz Vermelha como um grande desperdício e uma prática verdadeiramente anti-higiénica.
-
Weng Tojirakam, médico e um dos líderes do protesto, afirmou que esta estratégia serve para testar a consciência de Abhisit, colocado no poder em Dezembro de 2008 pelos militares que dois anos antes tinham derrubado Thaksin. Este entretanto fizeram-no condenar à revelia a dois anos de cadeia, por conflito de interesses entre as suas empresas e a prática governamental.
-
"Este sangue pertence aos combatentes pela democracia. Qual é a sua cor? O Vermelho!", gritou alguém por um megafone, enquantol Weng e outros dirigentes do movimento davam sangue num palco erguido junto de uma tenda branca.
-
Notas do Papa Açordas: Um exemplo a seguir em Portugal. Uma grande manifestação, as pessoas a darem sangue, para depois ser despejado frente a S. Bento...
-

2 comentários:

macaco do 1ºD disse...

Eu acho uma manifestação extremistas demais, mas mostra o desespero da humanidade nos dias que correm...

Visitem este novo blog!
http://osmacacosdosotao.blogspot.com/

Eduardo Miguel Pereira disse...

Lamento desapontá-lo mas uma manifestação destas por cá é simplesmente impossível.
O vampiro do Sócrates até já o sangue ele nos chupou !