quinta-feira, 18 de março de 2010

Gestor nomeado por Sócrates beneficiou grupo Lena

-
Socialista coordena a estrutura de missão das Lojas do Cidadão
Gestor nomeado por Sócrates beneficiou grupo Lena

-
O socialista que coordena a estrutura de missão das Lojas do Cidadão de segunda geração corre o risco de ser multado por ter, no entendimento do Tribunal de Contas, beneficiado o grupo Lena em 2007, numa empreitada destinada a terminar o quartel da GNR de Castelo Branco.
-
Na altura Eduardo Elísio Feio dirigia o Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações (GEPI) do Ministério da Administração Interna. A obra em causa havia sido deixada a meio pelo empreiteiro anterior, a Conegil, que entretanto falira. Ligada a um amigo de José Sócrates, a empresa ainda tinha recebido meio milhão de euros por conta das obras antes de a abandonar, num processo igualmente censurado pelo Tribunal de Contas.
-
Para acabar o quartel, o GEPI abriu em 2004 um concurso público, no valor de mais 1,67 milhões. O problema é que os custos desta última empreitada acabaram por disparar para mais de dois milhões. E os trabalhos a mais que estão na origem de parte significativa deste acréscimo constituem, na realidade, uma nova empreitada, pelo que deviam, como tal, ter sido alvo de concurso público ou de concurso limitado – e não de ajuste directo ao grupo Lena. O Tribunal de Contas considera que há perto de 294 mil euros de despesas pagas ilegalmente pelo Ministério da Administração Interna à construtora do quartel, um entendimento partilhado pelo Ministério Público, entidade à qual o processo foi remetido. Elísio Feio incorre agora em responsabilidades financeiras, ou seja, pode vir a ser multado entre 1440 e 14.400 euros.
-
Notas do Papa Açordas: Não há que admirar... O rapaz trazia a experiência autárquica adquirida na Câmara de Aveiro, e só teve que aplicá-la no sector público... Transparente como um saco de batatas...
-

1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Compadre Alentejano,

Poderá haver dezenas de casos como este, todos unidos por uma amizade feita de conivências e cumplicidades que se encobrem. É um bando de malfeitores, e todos se protegem como amigos. O Sócrates protege o Vara, o Rui Pedro Soares, o José Penedos e os filhos, o Jorge Coelho, etc

Um abraço
João