quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Trutas: Viveiro do Marão sem pessoal qualificado - denuncia sindicato

O Viveiro de Trutas do Marão, onde cinco mil trutas reprodutoras produzem mais de quatro milhões de ovos que exigem cuidados especiais, está "a um passo da exterminação", denunciou hoje o Sindicato da Função Pública do Norte (STFPN).
-
"A reformulação do Instituto Florestal, no âmbito do processo de mobilidade especial do Ministério da Agricultura , extinguiu a categoria profissional de viveirista e as pessoas que cuidavam daquele viveiro foram mandadas para casa", denunciou Artur Monteiro, coordenador do STFPN.
-
Segundo o sindicalista, estes viveiristas foram substituídos por "três trabalhadores não especializados, sem preparação adequada, que se deslocam ao viveiro apenas para alimentar as trutas".
-
O dirigente sindical referia-se ao facto de, além da alimentação das trutas reprodutoras, as tarefas diárias dos viveiristas também incluírem o acompanhamento da evolução dos ovos, que morrem em três dias se não forem virados com regularidade.
-
Por essa razão, Artur Monteiro recordou que "se trabalhava no viveiro 24 horas por dia, sete dias por semana".
-
As funções dos viveiristas colocados na mobilidade especial são agora assumidas, segundo o dirigente sindical, por três operadores de rádio, alegadamente destacados para o Parque Florestal de Amarante.
-
"Não podemos concordar que, mantendo-se as exigências económicas e sociais, o Estado mande para casa pessoas com preparação e deixe as coisas ao abandono ou recorra a pessoas sem formação especializada", frisou Artur Monteiro, em declarações à Lusa.
-
O Viveiro de Trutas do Marão, situado junto à antiga estrada nacional que atravessa aquela serra, integra o maior posto aquícola português, criado há cerca de 70 anos, tendo sofrido há oito anos obras de beneficiação orçadas, segundo o sindicato, em "centenas de milhares de euros".
-
As cerca de cinco mil trutas ali existentes destinam-se ao repovoamento de rios em todo o país, mas também para o fornecimento de estruturas comerciais e para concursos de pesca desportiva. (Agroportal)
-

3 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Sócrates chama a isto racionalização de funcionários... POIS...

Anónimo disse...

Espero que um dia esta "pandilha xuxalista" seja reponsabilizada judicialmente pelo "crime ambiental" que estão a cometer.
Prisão perpétua é pouco...

Abraços
"Compadre Galaico-Duriense"

Daniel Santos disse...

economizar pessoal, enfim.