quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Hamas propõe paz... limitada no tempo...

-
Médio Oriente
Gaza: Hamas oferece trégua de um ano se Israel se retirar dentro de uma semana

-
O Hamas terá dito ao Egipto que concorda com um cessar-fogo de um ano na Faixa de Gaza se Israel retirar as suas tropas no espaço de uma semana e reabrir as passagens fronteiriças imediatamente, indicou hoje a organização islamista e fontes diplomáticas.
-
Fontes diplomáticas anónimas, citadas pela Reuters, indicaram que os líderes israelitas estão a estudar esta proposta do Hamas tendo em vista uma trégua.
-
Israel deverá tomar ainda hoje uma decisão acerca desta proposta levada até Israel por um enviado egípcio.
-
Na sua proposta, o Hamas pediu que a abertura de todas as fronteiras de Gaza - com Israel e com o Egipto, incluindo a passagem de Rafah - seja garantida pelo Egipto e pela comunidade internacional.
-
O grupo islamista terá igualmente proposto que a trégua de um ano possa ser renovada após o seu fim.
-
O Hamas disse ainda ao Egipto que estaria disponível para a entrada de observadores turcos e indicou querer que o cessar-fogo inclua uma conferência de reconstrução para Gaza. O Hamas pede igualmente ajuda financeira internacional para debelar os custos de guerra.
-
O conflito entre Israel e o Hamas, que entrou hoje na vigésima jornada de confrontos, já matou até ao momento mais de 1100 palestinianos.
-
Nota do Papa Açordas: Certamente que os israelitas não vão aceitar esta proposta. A trégua proposta é demasiado curta, e o sul de Israel, dentro de um ano, iria ter mais mísseis Qassam, a espalhar o terror. Quanto a abrir as fronteiras com Israel, é um risco que os judeus não querem correr. O objectivo será a destruição de um grupo armado e terrorista, o HAMAS.
-

1 comentário:

Daniel Santos disse...

o que o Hamas quer é reagrupar-se e reequipar-se.