sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

3,9%? Só!...

-
Teixeira dos Santos revê números para este ano
Défice deverá atingir 3,9 por cento em 2009

-
O Governo previu hoje um aumento do défice orçamental para este ano, que se deverá situar nos 3,9 por cento. O anúncio foi feito depois da aprovação do Orçamento suplementar para 2009 e da revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento. Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, informou também que a economia se deverá contrair em 0,8 por cento – como avançou o Banco de Portugal – e o desemprego situar-se nos 8,5 por cento. A dívida pública também foi revista, devendo aumentar para os 69,7 por cento.
-
Os novos valores, anunciados no final do Conselho de Ministros extraordinário, são todos mais negativos do que o previsto no Orçamento do Estado para 2009, apresentado em Outubro pelo Executivo. Na altura o Governo situava o desemprego nos 7,7 por cento e o défice de crescimento nos 0,3 por cento. O défice orçamental deveria ser de 2,2 por cento e a dívida pública de 65,9 – inferiores ao tecto de Bruxelas que é agora violado. A excepção vai para a inflação que deverá ser de 1,2 por cento e de dois por cento nos dois anos seguintes, abaixo dos 2,5 por cento avançados.
-
Nota do Papa Açordas: Esta previsão do governo para o défice de 3,9 por cento em 2009, não nos surpreende. Logo, quando foi apresentado o OE/2009, alertámos para o facto de os números apresentados serem demasiado irrealistas. Pois, aí estão eles. Porque é que o sr. Zé de Sousa não pede ao seu amigo Constâncio, para prever o défice para 2009. Talvez chegue à conclusão de 6,86%, não é?!!!....
-

3 comentários:

Daniel Santos disse...

não será a ultima vez que farão a revisão dos números.

Pata Negra disse...

Ando muito arredado da política. Esse tal Teixeira não é o tal que foi dado como o pior ministro das finanças dos países da CEE?! Se foi, eu vou trincar os seus números, mastigar as suas fontes e vão ver que os algarismos vão sair de tal formas retorcidos que dois zeros vão parecer um oito.
Vão com os números que vomitam diariamente para o raio que os parta!
Um abraço por cento

Anónimo disse...

Acho que não devíamos mudar de orçamento. Devíamos era mudar de governo!
E deviamos tê-lo mudado como agora se muda o orçamento: antes de ter entrado em vigor!
Mancha Negra