quinta-feira, 11 de março de 2010

PT/TVI - neblusidades...

-
Entrevista
Cavaco não acredita no desconhecimento do Governo sobre o negócio da PT/TVI

-
O Presidente da República recusou-se a responder sobre se estava esclarecido acerca da tentativa da PT adquirir a TVI em meados do ano passado. Mas, na entrevista que deu esta noite à RTP, Cavaco Silva deixa claro que, da sua experiência como primeiro-ministro, considera que uma tal operação não podia acontecer “sem o conhecimento prévio do Governo”.
-
Quando questionado sobre se era possível que um primeiro-ministro não soubesse da intenção de uma empresa como a PT em adquirir um canal de televisão privado como a TVI, Cavaco começa por afirmar um inequívoco “penso que não”. Mas a seguir tentou recentrar a questão no quadro de como as coisas devem acontecer. “Numa sociedade democrática, a compra de uma estação de televisão não pode deixar de ser uma operação absolutamente transparente”, disse, repetindo a ideia da transparência. E, perante a insistência da pergunta sobre se era possível tal operação não ser do conhecimento prévio do primeiro-ministro, responde: “Não só sem o conhecimento prévio do Governo, mas sem o conhecimento prévio da opinião pública”. Antes, tinha deixado escapar uma referência à ética nos negócios: “Não me esqueço que por trás da crise financeira internacional está a violação de regras éticas”.
-
Neste que foi um dos momentos mais difíceis da conversa com Judite de Sousa, Cavaco Silva tentou ainda dar uma explicação sobre a sua intervenção à época. Recordando ter dito em Junho passado, em Guimarães, que “era obrigação dos responsáveis da PT esclarecerem o que se passava entre a empresa e a TVI”, o Presidente acrescentou: “Custa-me a crer que uma declaração minha tenha determinado a decisão da PT” em não concretizar o negócio. “Com certeza que existiam outras razões para que a PT cancelasse o negócio”, acrescentou. Mas sobre se se encontra esclarecido sobre o que se passou, aí não deixou que a jornalista tirasse conclusões.
-
Notas do Papa Açordas: Nem sequer o sr. Presidente da República acredita no desconhecimento por parte do governo, da intenção da PT comprar a TVI. Os únicos a acreditar, devem ser os seus "camaradas" do Partido Socrático...
-

Sem comentários: