sábado, 6 de março de 2010

Eleições no PSD: Pacheco Pereira exige transparência nas contas

-
Eleições no PSD
Pacheco Pereira pede revelação de contas e fontes de financiamento

-
José Pacheco Pereira desafiou ontem os candidatos à presidência do PSD a revelarem de forma voluntária as contas das suas campanhas para as eleições directas e quem as financia, estimando que hoje uma disputa eleitoral partidária não custe menos de 100 mil euros.
-
O deputado social-democrata tem levantado questões sobre a falta de controlo das contas das campanhas internas na comissão parlamentar para o fenómeno da corrupção. Defende que, numa futura revisão das leis do financiamento partidário, este controlo tenha letra de lei e diz fazer este apelo aos candidatos à liderança do partido em nome da transparência, considerando que seria uma "medida pedagógica".
-
"A dimensão financeira que hoje implica uma campanha directa é muito grande. Implica deslocações por todo o país, cartas, mecanismos de pro- paganda directa, sedes, equipas, o que representa uma quantia muito vultuosa e não há nenhum controlo", afirmou questionado pelo PÚBLICO. E não exclui mesmo que "possa haver um take over [uma tomada de controlo] de um partido através do financiamento a um candidato" a líder, já que "uma campanha pode ser financiada por toda a gente", nomeadamente "empresas".
-
Pacheco Pereira deu o seu exemplo, lembrando que, quando foi candidato à distrital de Lisboa do PSD, em 1996, fez duas coisas que até aí ninguém tinha feito numa campanha interna de um partido: mandou auditar as contas por um entidade independente e apresentou a lista dos financiamentos. "Era considerado tão estranho que algumas pessoas do partido me questionaram com espanto por ter gasto dinheiro a auditar as contas", revelou.
-
Notas do Papa Açordas: É bom que os candidatos a cargos partidários comecem a apresentar as suas contas. Talvez os indícios de corrupção na política baixem um pouco...
-

1 comentário:

mariahenriques disse...

Pois de bons pedidos está o inferno cheio;)

pacheco pereira que já pecebeu o jogo antecipa-se e com um olho no freeport pede transparência aos colegas.

http://apombalivre.blogspot.com/2010/03/pacheco-pereira-que-ja-pecebeu-o-jogo.html