quarta-feira, 31 de março de 2010

Portugal não tem policiamento de trânsito eficaz

-
Conclusão do relatório da nova UNT
Extinção da Brigada de Trânsito da GNR levou a redução de multas

-
O número de multas de trânsito levantadas pela GNR diminuiu em quase 50 por cento no ano passado. Isso mesmo é apontado no relatório da comissão que avaliou o desempenho da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) – criada em alternativa à Brigada de Trânsito (BT).
-
No documento, é ainda admitido que, “se verificou, durante o ano de 2009, uma menor eficiência e eficácia, por parte da componente de trânsito da GNR” e recomenda que se investiguem as razões.
-
Ainda que reconheça a redução do número de “multas”, a comissão refere que, esta diminuição “não teve um impacto nos resultados da sinistralidade registada, nomeadamente, nas vítimas resultantes de acidentes de viação”. O relatório adianta também que, ainda que a BT tenha sido extinta, o número de militares afectos à fiscalização do trânsito é em tudo semelhante, lembrando que os elementos que não foram absorvidos pela UNT (total de 150 efectivos) foram integrados nos comandos territoriais.
-
Em jeito de conclusão, o documento aponta duas propostas alternativas ao quadro actual – a UNT tal qual como foi criada – que não satisfazem, de todo, o grupo de militares que tem vindo a contestar a extinção da BT. As alternativas sugeridas passam pela “extinção da UNT” ou pela “transferência de todos os militares que integram os actuais destacamentos ou postos de trânsito para a UNT”.
-
Notas do Papa Açordas: Desde que a BT foi desmantelada, praticamente, deixei de ver policiamento nas estradas portuguesas. Isto é um facto, não só constatado por mim, mas também por muitos automobilistas com quem tenho falado. Mais uma medida economicista e miserabilista que deu para o torto...
-

1 comentário:

Quint disse...

A medida por ter sido esquisita e apressada, mas se os meios e militares da BT passaram para a tal UNT onde diabo se meteram?
Ou será que há mesmo uma política deliberada de boicote à multa?