sexta-feira, 26 de março de 2010

Face Oculta: PS tenta ocultar documentos à Comissão de Inquérito

-
Parlamento
Acesso a documentos do processo Face Oculta abre guerra entre PS e PSD na comissão de inquérito PT-TVI

-
A pretensão do PSD de querer ter acesso a documentos judiciais, nomeadamente as transcrições das escutas do processo Face Oculta que envolvem José Sócrates e quadros da PT e os despachos dos juízes e procuradores, cavou ontem mais fundo a trincheira entre os sociais-democratas e o PS por causa da comissão de inquérito sobre a actuação do Governo no negócio PT-TVI.
-
O deputado Ricardo Rodrigues, coordenador dos socialistas, convocou uma conferência de imprensa para acusar o PSD de estar a cometer uma ilegalidade ao misturar os poderes legislativo e judicial, mas também de "irresponsabilidade" e de "arrastar para a lama o grupo parlamentar e toda a Assembleia da República".
-
"O PSD nunca desceu tão baixo e isso pode estar ligado ao facto de não haver liderança", apontou Ricardo Rodrigues, atirando culpas para "alguns elementos novos que o PSD tem nesta legislatura e nesta comissão de inquérito". Na reunião estiveram, pelo PSD, os deputados Pedro Duarte (coordenador) e José Pacheco Pereira e tendo em conta que o primeiro já foi deputado na passada legislatura, era Pacheco Pereira que o deputado socialista criticava - mas preferiu não falar em nomes.
-
Ricardo Rodrigues classificou ainda de "coscuvilhice" o facto de o PSD pretender "ouvir as conversas do primeiro-ministro com amigos e conhecidos" e é uma ilegalidade por ser "um processo em concreto que está em investigação".
-
Em resposta, o coordenador do PSD usou o chavão "Quem não deve não teme", reiterando que "o PSD está interessado no apuramento dos factos e das verdades". Nas audições da Comissão de Ética "ouviram-se opiniões e impressões" e o principal partido da oposição quer agora chegar aos "factos concretos". "O PS tem tentado desde o início criar manobras de diversão para desvalorizar o trabalho da comissão", disse Pedro Duarte, acrescentando que "a lei incita a que este tipo de documentos sejam usados e possam coadjuvar o trabalho das comissões de inquérito" e que estas têm "direito potestativo de acesso".
-
Notas do Papa Açordas: Como o coordenador do PSD diz "Quem não deve não teme", e só tem algum receio quem esgtá com o rabinho entalado... Acho que o sr.Sócrates só teria a ganhar, se tudo fosse bem esmiuçado, de forma a que não restasse qualquer dúvida da sua culpabilidade ou inocência... De outra forma, ficará sempre a dúvida...
-

Sem comentários: