sexta-feira, 19 de março de 2010

Face Oculta - As listas de Godinho...

-
Lista divulgada pelo "Sol" inclui José Sócrates
Manuel Godinho oferecia prendas valiosas no Natal a políticos e gestores públicos

-
Relógios Rolex, canetas Montblanc e Dupont, jarras, fruteiras e decantadores de prata são alguns dos objectos que constam das listas de presentes que o empresário da sucata Manuel Godinho enviaria todos os anos pelo Natal a políticos, gestores de empresas públicas e autarcas. Hoje divugada pelo semário "Sol", a lista inclui o primeiro-ministro José Sócrates, que, em 2004 e em 2006, teria sido presenteado com um decantador de prata, uma caneta Montblanc e um relógio. O gabinete de José Sócrates nega.
-
Segundo o "Sol", o empresário que está preso preventivamente no âmbito do processo "Face Oculta" classificava os destinatários das prendas de A a F em função da sua importância. O valor das prendas oscila entre os 75 euros, para uma garrafa de whisky 12 anos, e os 1 897 euros, para uma fruteira sem asas. Os documentos, com datas compreendidas entre 2002 e 2007, foram apreendidos pela Polícia Judiciária durante as buscas às empresas e a casa de Manuel Godinho.
-
Para o Ministério Público de Aveiro, as listas são uma das provas do "projecto delituoso" delineado pelo empresário de Ovar para conseguir vantagens para as suas empresas, através do estabelecimento de uma teia de "cumplicidades".
-
O ex-presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), José Penedos, que também é arguido no processo "Face Oculta", é um dos nomes que surge com maior frequência nas listas, quase sempre com a classificação máxima (AAAA). José Sócrates surge duas vezes, classificado como AAA. O seu gabinete garante, porém, que o primeiro-ministro "não conhece o senhor Manuel Godinho e não recebeu pessoalmente qualquer presente seu, ou de qualquer das suas empresas".
-
Armando Vara, outro arguido neste processo, também aparece nestas listas, tal como Paulo Penedos (filho do ex-presidente da REN e assessor da PT até ser constituído arguido neste processo) e Lopes Barreira, empresário que dirige a Consulgal e que está igualmente indiciado.
-
Notas do Papa Açordas: A "coisa" vai-se compondo. Penso que vai acontecer ao sr. Sócrates o mesmo que aconteceu ao sr. Vale Azevedo... depois de largar o governo, tal como aconteceu com o sr. Vale no caso do Benfica, os processos caminham mais rapidamente e... o rapaz vai de "cana"...
-

2 comentários:

Pata Negra disse...

Grandes prendas me sairam estas aventesmas! Contudo, penso que estas prendas são uma atenuante: se foram prendas destas é porque não existiram grandes quantias! Ou será gente tão rica que se contenta com tão pouco e isto são apenas gestos simbólicos??
Um abraço com sabor a pouco

Anónimo disse...

O pior é que enquanto ele não é preso, o país vai-se atolando na lama.
Mancha Negra