segunda-feira, 29 de março de 2010

Greve dos Enfermeiros - pela dignificação da carreira e justiça salarial

-
Paralisação termina só na quinta-feira
Greve dos enfermeiros com adesão de cerca de 50 por cento, segundo Ministério da Saúde

-
A adesão dos enfermeiros à greve iniciada hoje, devido a questões relacionadas com as tabelas salariais, registou uma adesão de 50,59 por cento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).
-
Segundo os mesmos dados, do total de 4932 enfermeiros escalados para os diversos serviços e hospitais, 2495 fizeram greve, o que resulta numa percentagem de 50,59 por cento.
-
A greve, decretada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), começou às 14h00 de hoje e termina às 8h00 de quinta-feira. O protesto durará na prática menos tempo do que a anterior greve, realizada em Janeiro.
-
A anterior paralisação abrangeu três dias completos. Desta vez, no entanto, a greve começou com um turno da tarde, que “na maior parte dos centros de saúde não tem esta definição”, e acabará às 8h00 da manhã de quinta-feira, o que significa que todos os enfermeiros terão de ir trabalhar nesse dia, explicou Guadalupe Simões, do SEP. Segundo o sindicato hospitais como os Universitários de Coimbra ou o Garcia de Horta, em Almada, tiveram uma adesão à greve mais de 90 por cento.
-
A sindicalista lembrou que na origem da greve continua a estar o “sentimento de discriminação que os enfermeiros sentem por parte do Ministério da Saúde”.
-
Segundo Gudalupe Simões, a tutela “relega os enfermeiros para licenciados de segunda”, ao não serem pagos conforme a lei: “Se um nutricionista ou um advogado ou um outro profissional qualquer fosse admitido para um hospital seria por um mínimo de 1200 euros, enquanto para os enfermeiros, que já são licenciados, o Ministério da Saúde tem uma proposta de manter de 1020 euros até 2013”.
-
Notas do Papa Açordas: Sendo a licenciatura de enfermagem uma licenciatura igual a tantas outras (excepto, aquela que foi tirada por fax e diploma passado a um domingo), seria natural que os seus titulares usufuíssem de um vencimento igual. Mas não!... Acontece que o enfermeiro ganha menos 180,00€, que qualquer outro licenciado que entre num hospital... Será isto justo?
-

Sem comentários: