terça-feira, 23 de março de 2010

FC PORTO: já não há pasta que salve os dentes de Jesualdo

--
"Ganhar é como escovar os dentes", afirmou o treinador em 2007. Três anos depois os hábitos dentários mudaram
-
"Acho muito difícil estar no FC Porto e ganhar não ser a nova escova de dentes. Ganhar é como escovar os dentes neste clube. É um hábito. E é um hábito muito grande porque eu escovo os dentes três vezes por dia. Por isso já podem ver a pasta de dentes que eu gasto." Em Agosto de 2007 Jesualdo Ferreira vivia um grande momento da carreira após a conquista do primeiro campeonato.
-
Quase três anos depois a tendência gastadora de Jesualdo chegou ao fim. A pasta até teve tripla acção (foi o único treinador na história do FC Porto a vencer três campeonatos consecutivos), mas chegou, de facto, ao fim. À humilhação de Inglaterra na Liga dos Campeões com o Arsenal (0-5), juntaram-se as derrotas pesadas contra Sporting e Benfica, que ditaram o adeus ao campeonato e à Taça da Liga.
-
A Taça de Portugal é a única competição que ainda está ao alcance do FC Porto, mas há muito que a tolerância dos adeptos portistas, e até de Pinto da Costa, acabou. Aos poucos os hábitos dentários de Jesualdo estão a mudar e, voltando a 2007, até o técnico sabe o que isso significa: "Todos sabem que perder no FC Porto é muito diferente de perder num outro clube qualquer. Todos sabem que ganhar é apenas o que têm de fazer, enquanto perder é uma coisa muito diferente de apenas perder. A coisa que mais detesto num jogador é que desista. Não pode estar no FC Porto."
-
Se na altura Jesualdo não suportava jogadores que desistissem, agora parece ser ele a desistir dos jogadores. Belluschi foi uma aposta forte mas nunca caiu nas graças do treinador, Valeri jogou muito pouco e Prediger é um nome que nem sequer chega a constar nas convocatórias. As bicadas ao rival Benfica, com as contratações de Alvaro Pereira e Falcao, até tiveram sucesso, mas é o Benfica que ameaça terminar a época com um sorriso brilhante.
-
Notas do Papa Açordas: Terá o Jesualdo ainda dentes? ... Ou será como as galinhas?...
-

Sem comentários: