segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portugal cai no rendimento per capita

-
Dados relativos a 2007 ainda não contemplam impacto da crise.
Portugal deverá voltar a cair no ranking internacional
-
Portugal desceu para 34º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo caído uma posição face ao ano passado.
-
Os indicadores económicos são aqueles em que Portugal mais se afasta das médias da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e ainda não contabilizam o impacto da crise internacional.
-
Por exemplo, se na União Europeia, em média, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita atinge os 29.956 dólares (20.508 euros) e na OCDE os 32.647 (22.343 euros), em Portugal fica-se pelos 22.765 dólares (15.589 euros) por habitante.
-
O relatório deste ano, que se refere a dados de 2007, ainda não contempla o impacto da crise financeira mundial. Por essa razão, a ONU admite que Portugal corre o risco de, nos próximos anos, descer ainda mais posições no ranking.
-
Portugal está assim, desde 2005, numa espécie de «primeira divisão» no que respeita grupo os países com desenvolvimento humano muito elevado, nas últimas cinco posições desta tabela.
-
Mas nem tudo é negativo. A esperança média de vida é o indicador em que Portugal mais se aproxima das médias europeias e da OCDE. A Europa fica nos 79 anos, quando em Portugal a esperança média de vida se situa nos 78,6 anos. (Agência Financeira)
-
Notas do Papa Açordas: E agora, com o sr. Sócrates mais quatro anos no poleiro, ainda vamos cair mais...Porca miséria!...
-

Sem comentários: