quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Défice público nos 9,2%...

-
Execução: Unidade técnica de apoio orçamental traça cenário pessimista
Défice público nos 9, 2%
-
Nos primeiros seis meses do ano, o buraco das contas públicas atingiu os 7330 milhões de euros, o que corresponde a um défice acumulado de 9,2% do PIB, revela o relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) da Assembleia da República sobre a execução orçamental até ao 2º trimestre de 2009. Este é, aliás, o segundo valor mais elevado da década.
-
Os números mostram que as necessidades de financiamento do Estado se agravaram “significativamente”. Por isso, o défice poderá tornar-se na maior condicionante do próximo Governo.
-
Segundo o relatório, o peso da receita das administrações públicas ascendeu a 39,5% da riqueza produzida até Junho. A despesa atingiu os 48,4% do PIB. Assim, em termos homólogos, as receitas arrecadadas até Junho caíram 9,1%, devido à forte quebra nos impostos (19,5%), sobretudo no IVA, com uma descida superior a 25%. No mesmo período, a despesa consolidada cresceu 10,3%. Apesar de o cenário ser pessimista, a UTAO lembra que as contas se poderão alterar até ao final do ano, já que “não há execução orçamental suficiente para permitir a extrapolação para o conjunto do ano”.
-
Menos convictos, alguns economistas apontam para uma derrapagem nas contas próximas dos dois dígitos. O economista Vítor Gonçalves acredita que “o défice poderá chegar a 10%, pois não há margem para aumentar as receitas”. Também António Nogueira Leite é claro: “Terá de haver sacrifícios.” Para o economista, “não faz sentido voltar a aumentar os funcionários públicos”. Um ex-governante disse ao CM que “antes da crise havia sinais” de descontrolo orçamental. “Preferia que o Estado tivesse feito um esforço de contenção em 2007 e 2008”, rematou.
-
Notas do Papa Açordas: Notem bem estas duas últimas frases. Vem confirmar o que já dissemos várias vezes: a culpa não é só da crise internacional mas, também da crise nacional que na altura existia, por culpa do sr.Sócrates e "sus muchachos"...
-

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

PAPAÇORDAS: de que é que esse tipo está livre de culpas? Só de ainda não ter mandado pôr chip na casa de banho, para pagarmos imposto sobre as vezes em que estamos com "mal de intestinos"...MAS lÀ CHEGAREMOS, por este andar...
ABRAÇO DE LUSIBERO