sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bancos: É sempre a sacar...

-
Diploma entra hoje em vigor obriga os bancos
A partir de hoje é mais barato amortizar e transferir empréstimos associados à casa

-
Entra hoje em vigor o decreto-lei [192/2009] que vai reduzir o custo das amortizações antecipadas dos chamados créditos paralelos ao da habitação, operações que até agora implicavam, em muitos bancos, o pagamento de comissões elevadas. O diploma vem também facilitar a transferência do empréstimo da casa para outra instituição, em muitos casos travado pelo custo de resgate do empréstimo paralelo.
-
O novo decreto-lei, que se aplica a todos os contratos em vigor, alarga aos créditos paralelos a taxa de amortização já praticada no empréstimo principal: uma comissão de 0,5 por cento para os empréstimos com taxa variável (indexados à Euribor) e de dois por cento para os de taxa fixa.
-
A necessidade deste alargamento aos empréstimos paralelos - designados "multiopções" e destinados a financiar obras ou a acomodar parte do valor de aquisição do imóvel - decorre do facto de alguns bancos continuarem a dar um tratamento diferenciado a estes contratos, apesar da taxa de juro e da garantia (hipoteca) ser a mesma do empréstimo principal.
-
Notas do Papa Açordas: Não pensem que os bancos ficam a perder... Eles logo hão-de arranjar novas maneiras de nos sacar mais algum... e, como estão nas boas graças do sr. Sócrates, ainda é mais fácil...
-

Sem comentários: