quinta-feira, 29 de março de 2012

Seguro impõe disciplina de voto aos deputados no Código do Trabalho

-

Líder do PS tenta travar deputados que querem votar contra as novas leis laborais e argumenta com o compromisso assumido com a troika

O PS vai impor disciplina de voto aos seus deputados no Código de Trabalho. A decisão – que será comunicada aos deputados na reunião de hoje da bancada – surge depois de alguns socialistas terem defendido que o partido deve votar contra as novas leis laborais, ao contrário do que pretende António José Seguro. A indicação é para que a bancada se abstenha na votação que vai ter lugar amanhã na Assembleia da República.

Fonte da direcção da bancada do PS explica ao i que esta decisão decorre do regulamento do grupo parlamentar do PS que estabelece como uma das excepções à liberdade de voto “os compromissos assumidos no programa eleitoral”. O argumento da direcção é o seguinte: como as leis laborais estão no acordo com a troika e o Memorando foi um compromisso do PS (estava José Sócrates no governo) não há liberdade de voto. Apesar da direcção querer o partido a uma só voz neste debate, a deputada independente Isabel Moreira já assumiu que votará contra e, em declarações ao i, classificou o código de “selvagem”.

Ontem foi o primeiro debate parlamentar das novas leis laborais, mas enquanto se discutiam as alterações ao Código do Trabalho e o desemprego em Portugal, as bancadas do PSD e PS estiveram quase vazias. O debate de ontem na Assembleia da República ficou também marcado pelas duras críticas do PCP e BE à proposta do governo e pela indefinição do PS que já fez duas reuniões para falar deste assunto (a de hoje é a terceira) mas ainda não anunciou o sentido de voto.

Notas do Papa Açordas: Seguro e Zorrinho querem uma bancada parlamentar de marionetes... Ainda não foram capazes de ver que, cortando com o legado de Sócrates, ganham o partido e o regresso de milhares de militantes que se afastaram. Ainda bem que há uma Isabel Moreira entre tantos "panhanhas"...

-

Sem comentários: