quarta-feira, 28 de março de 2012

ONU diz que autoridades sírias estão “deliberadamente” a maltratar crianças

-

As autoridades sírias estão “deliberadamente” e “sistematicamente” a escolher crianças como alvos dos seus abusos, indicou à BBC a Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay.

A responsável está muito preocupada com o destino de centenas de crianças que estão detidas, um tratamento que Pillay apelida de “horrendo”.“Eles viraram-se para as crianças (...) Centenas estão detidas e são torturadas... é simplesmente horrendo”, disse a Alta Comissária.

“Crianças estão a ser baleadas nos joelhos, a ser detidas junto de adultos em condições realmente desumanas, está a ser-lhes negado o tratamento dos seus ferimentos, estão a ser mantidas como reféns ou a ser usadas como fontes de informação”, acrescentou.

Navi Pillay afirmou que quem tenha cometido este tipo de violações deverá ser responsabilizado. “Pessoas como Bashar al-Assad poderão continuar por um longo período de tempo, mas um dia terão de enfrentar a justiça”.

Segundo a Alta Comissária, Bashar al-Assad – que tem a última palavra nestes abusos – poderia pôr fim às detenções e às mortes de civis imediatamente, simplesmente emitindo uma ordem nesse sentido.

Navi Pillay disse igualmente que o Conselho de Segurança da ONU tem informação fiável suficiente para referir a Síria junto do Tribunal Penal Internacional. “Considero que as investigações e as acusações são um elemento crucial para pôr fim a estas violações”, disse a responsável.

Notas do Papa Açordas: Nasceu um novo Hitler: Bashar al-Assad, com a cumplicidade de duas grandes potências: Rússia e China. A ONU está à espera de quê? De mais mortes?...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Das duas uma: ou isto é verdade, e é MUIUTO grave; ou é uma patranha, e é igualmente muito grave.

Seja como for, a utilização de crianças neste conflito já atingiu proporções verdadeiramente inacreditáveis:

http://rt.com/news/syria-children-soldiers-un-549/

Lembro igualmente a infiltração dos "rebeldes" em bairros populacionais, usando pessoas comuns como escudos humanos...