quarta-feira, 14 de março de 2012

Crise. Portugueses quase deixaram de comer carne

-

Consumo de carne de vaca caiu a pique. Despesas aumentaram apenas 0,8% em 2011

A crise está a obrigar as famílias portuguesas a mudar os hábitos de consumo. Compram cada vez mais marcas brancas nos super e hipermercados, optam pelos iogurtes, bolachas e cereais básicos e trocam a cerveja, o vinho e os refrigerantes pela água.

No raio-X à sociedade em Portugal, os dados são arrebatadores. Na mesa dos portugueses há menos leite e bacalhau. O volume de leite caiu 4,5% nos últimos três meses de 2011, enquanto as despesas com o bacalhau baixaram para 1,4% o ano anterior, em relação ao mesmo período do ano de 2010.

Mas é na carne que os números são surpreendentes. Os portugueses consomem menos carne de vaca e apostam mais nas menos dispendiosas, como o porco e as aves. Em 2010, o consumo de carne fresca aumentou 4,8%, com destaque para o porco com 9,1% e para as aves com 6,5%. A carne de bovino manteve os mesmos valores do último trimestre de 2010, ao subir apenas 0,8%.

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), os portugueses cortaram nos gastos com a carne no terceiro e quarto trimestre de 2011, desde que há estudos do instituto sobre a matéria, ou seja, 1996.

Os dados foram apresentados ontem no portal “Conhecer a Crise” pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Lisboa.

Notas do Papa Açordas: Com as famigeradas medidas, tomadas por Sócrates e Passos Coelho, para resolver a crise financeira, e os roubos que fizeram à classe trabalhadora, aí está o resultado: uma tremenda crise económica. E a recessão vai ser ainda pior quando extorquirem o subsídios de férias e de Natal...

-

Sem comentários: