quarta-feira, 21 de março de 2012

Secretário de Estado da Saúde diz que é "falacioso" associar mortalidade às medidas de austeridade

-

O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que é "falacioso" relacionar um aumento da mortalidade com medidas de austeridade já que os números mais recentes revelam que as mortes estão "no limite inferior" do esperado para a época.

"Depois de tanto ter sido dito sobre a eventual e falaciosa relação entre medidas de impacto económico e um acréscimo de mortalidade, é importante que os portugueses saibam, e vamos ter disso notícia muito brevemente, mas eu estou ciente porque conheço os dados, que neste momento estamos com uma mortalidade global que está no limite inferior daquilo que é o esperado para a época", afirmou Fernando Leal da Costa, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, no final de uma interpelação ao governo sobre o acordo da ajuda externa pedida pelo PCP.

"Ou seja, das duas uma, ou as condições económicas se alteraram substancialmente na última semana ou então, o que terá acontecido, ou aconteceu de facto, foi que a epidemia de gripe está a passar e o Serviço Nacional de Saúde, como lhe compete, deu uma resposta magnífica a este problema", acrescentou o secretário de Estado, garantindo que "o problema está contido" e continuará a haver "respostas para quem delas precise porque isso nunca esteve nem nunca estará em risco".

No final da interpelação de hoje ao governo, o PCP insistiu em ligar o aumento "anormal da mortalidade" com as políticas de austeridade.

"O aumento anormal da mortalidade assustadoramente encaixa como uma luva nas políticas do Governo", afirmou o deputado João Oliveira, acrescentando que os reformados deixaram de comprar medicamentos e que há doentes que esperam curar-se das doenças em casa por não terem possibilidade de pagar o transporte para os tratamentos.

Notas do Papa Açordas: "Falacioso" é o sr. Secretário de Estado não querer aceitar as razões invocadas pela Oposição!... Volte o tempo frio e verá quantos mais idosos vão morrer, por falta de aquecimento... Pudera, com o IVA da electricidade a 23%!!!...

-

Sem comentários: