domingo, 6 de novembro de 2011

Processo "Face Oculta" começa a ser julgado terça-feira

´-

O tribunal de Aveiro começa a julgar esta terça-feira o mega-processo Face Oculta que tem figuras mediáticas como o ex-ministro socialista Armando Vara, o ex-presidente da REN, José Penedos, e o seu filho Paulo Penedos.

O processo relacionado com alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar, ligado ao sector dos resíduos industriais e sucatas, chega à barra do tribunal cerca de um ano após a Polícia Judiciária de Aveiro ter concluído a investigação.

No banco dos réus vão estar sentados 36 arguidos (34 pessoas e duas empresas) que respondem por centenas de crimes de burla, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências.

O empresário das sucatas Manuel José Godinho é o principal arguido, estando acusado de 60 crimes, designadamente de associação criminosa, corrupção, tráfico de influências, furto qualificado, burla qualificada, falsificação de documentos e perturbação de arrematações.

Entre os arguidos estão o antigo ministro e ex-administrador do BCP, Armando Vara (acusado de três crimes de tráfico de influências), o ex-presidente da REN, José Penedos, que responde por dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio e o seu filho, Paulo Penedos, advogado e ex-assessor jurídico da PT, acusado de um crime de tráfico de influências.

De acordo com o despacho de acusação do Ministério Público (MP), Manuel Godinho, que esteve preso preventivamente, gizou um plano, em data não apurada mas anterior a 2002, para favorecer as suas empresas na adjudicação de concursos e consultas públicas promovidos por empresas do sector empresarial do Estado, como a REN e a REFER-Rede Ferroviária Nacional, e empresas privadas.

Notas do Papa Açordas: Será que é agora que a Justiça irá reaver alguma da pouca credibilidade que tinha? Não cremos!...

-

Sem comentários: