sábado, 12 de novembro de 2011

Funcionários públicos manifestam-se em Lisboa contra cortes salariais e nos subsídios

-

Funcionários públicos de todo o país vão hoje descer a avenida da Liberdade, em Lisboa, num desfile de protesto contra os cortes salariais e dos subsídios de férias e de Natal previstos no Orçamento do Estado para 2012.

As três estruturas sindicais da administração Pública que convocaram a manifestação nacional esperam ter muitos milhares de trabalhadores na rua, apesar da previsão de chuva, tendo em conta a indignação que dizem tem sido demonstrada pelos trabalhadores nos locais de trabalho.

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (CGTP), a Frente Sindical da Administração Pública (UGT) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado decidiram unir-se no protesto e sair para a rua em conjunto, como não acontecia há vários anos.

O congelamento salarial de 2010, o corte salarial médio de cinco por cento deste ano, a colocação de trabalhadores em mobilidade especial, um sistema de avaliação deficiente e a alteração das regras de aposentação semearam o descontentamento entre os funcionários públicos, argumentam os sindicatos.

Mas foi o anúncio da manutenção do corte salarial e da retirada dos subsídios de férias e de Natal nos próximos dois anos que levou os sindicatos da CGTP e da UGT a esquecerem as diferenças de postura e a marcarem uma manifestação nacional para hoje numa tentativa de travar as intenções do Governo.

A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, disse à agência Lusa que acredita que “vai ser uma grande manifestação” mas reforçou o apelo para que os trabalhadores da função pública saiam à rua neste dia de manifestação nacional para lutar pelos seus direitos. “Que venham para a rua, que lutem, que se indignem, porque só com a luta se pode travar a ofensiva contra os trabalhadores da administração pública”, disse a coordenadora da Frente Comum.

Notas do Papa Açordas: Concordo plenamente com estas manifestações contra os cortes salariais e dos subsídios de férias e de Natal. O novo Sócrates, de seu nome Passos Coelho, tem que admitir a revolta dos funcionários públicos... Já agora, aconselho que, no serviço, façam a chamada greve de zelo e braços caídos...

-

Sem comentários: