quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Recibos verdes. Quem ganha mil euros passa a receber apenas 578

-
Jovens a recibo verde vão pagar mais para a segurança social. Taxa passa de 24,6% para 29,6%
-
O novo código contributivo está a por os jovens que ganham a recibo verde à beira de um ataque de nervos. Quem ganhe 1000 euros mensais, passa a ter de entregar 21,5% à cabeça aos cofres do Estado por conta do IRS, e 29,6% à Segurança Social.
-
Contas feitas, significa que a partir deste mês, quem ganhe aquele valor através de recibo verde leva para casa qualquer coisa como 578 euros, ao invés dos anteriores 621 euros. A diferença entre o que se descontava e o que se vai descontar, vai sendo cada vez maior à medida que os valores recebidos crescem, pelo que as penalizações vão ser relevantes para os precários.
-
A argumentação do governo é diferente. Alega que as próprias empresas vão ser penalizadas pelo facto de terem trabalhadores a recibos verdes. As novas regras referem que as entidades empregadoras passam a ter de pagar 5% para a segurança social sobre estes recibos, desde que estes excedam 80% do que o trabalhador ganha.
-
Mas fontes contactadas pelo i dizem que esta é uma falsa questão e que na prática o regime vai sobretudo penalizar os precários, porque são eles quem leva a maior talhada nas remunerações ilíquidas: um aumento de taxa que é de cinco pontos percentuais.
-
Por outro lado, os verdadeiros recibos verdes, que trabalham para vários clientes, como os profissionais liberais, têm habitualmente contabilidade organizada, o que lhes permite abater várias despesas ao rendimento total ilíquido, o que diminui o que pagam em sede de imposto sobre o rendimento.
-
Notas do Papa Açordas: O mar bate na rocha, mas quem se lixa é o mexilhão!... Quem passa recibos verdes, a maior parte das vezes a cumprir um horário de trabalho, tem sido sempre prejudicado pela legislação portuguesa... Parece que até somos um país de precários, a começar pelo (des)governo...
-

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Até quando vamos permitir tão grande injustiça? Uma injustiça que se soma a tantas?
Como se pode sacar a quem trabalha no País das desigualdades em que no Ano 2010 subiu a venda de carros de luxo?

Abraço