terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Governo afasta pedido de ajuda e anuncia défice abaixo dos 7,3%

-
Portugal não vai recorrer à ajuda externa. Esta é uma das mensagens deixadas pelo Primeiro-Ministro na conferência de hoje, sobre a execução orçamental de 2010.
-
"Rumores e especulações sobre a vinda do Fundo Internacional Monetário (FMI) não ajudam o nosso país, é uma mera especulação que prejudica os interesses do nosso país, são rumores que só ajudam os especuladores e que vão contra Portugal e contra o euro", salienta o primeiro-ministro durante a conferência de imprensa.
-
José Sócrates começou por dizer que o défice para 2010 fica abaixo dos 7,3%, o que no entender do mesmo, "boas notícias". "Portugal não vai só cumprir o défice previsto para este ano de 7,3%, como irá ficar claramente abaixo desse valor". "O país fez o trabalho de casa e conseguiu", salientou o mesmo.
-
Segundo as contas de Sócrates, o Estado está com uma folga orçamental de 800 milhões de euros, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). "Supera as nossas expectativas", esclarece.
-
As receitas aumentaram 5,3%, acima dos 4,5% previstos. Já o saldo da Segurança Social vai superar os 720 milhões de euros, "bem acima dos 605 milhões de euros que estavam previstos".
Quanto à despesa do subsector Estado fixou-se em 1,7%, contra o aumento de 2,5% que estava previsto.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez a percentagem do défice vai ser aldrabada... Era bom que o Vitinha verificasse as contas... tal como o fez antigamente... Quanto à ajuda externa, ela é mais que certa...
-

Sem comentários: