segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Están dopados

-
Dos toros participando en un espectáculo con toros en la aldea de Shinyalu, cerca a Kakamega (Kenia) a unos 400 km de Nairobi. En este espectáculo, los dos animales se enfrentan bajo efectos de sustancias que los hacen más agresivos. (Dai Kurokawa / EFE) (20minutos.es)
-

Administração do Taguspark dá aumentos salariais entre os 10 e os 98%

-
Rui Pedro Soares, ex-administrador Taguspark, deu no ano passado, aumentos salariais superiores a 10% a vários funcionários, informa o Correio da Manhã. Entre os funcionários que receberam o aumento, destaca-se um assessor de Rui Pedro Soares que teve uma subida de 98% no ordenado, passando a receber 5893 euros por mês, o valor mais elevado entre os nove quadros contemplados com aumentos.
-
Ainda de acordo com este jornal, terão sido Américo Thomati, João Carlos Silva e Vítor Vasco, então membros da comissão executiva do parque tecnológico, a autorizar as actualizações salariais.
-
Segundo as declarações de uma fonte próxima da Administração ao CM, os aumentos foram atribuídos "em função do contributo das pessoas para os resultados do Taguspark".
-
Notas do Papa Açordas: Este rapazinho, Rui Pedro Soares, mais conhecido por ser amiguinho do sr. Sócrates, é mesmo um artista... Nunca pensei que um boy fosse tão leal com os seus amigos... Enfim, são os boys que temos!...
-

domingo, 30 de janeiro de 2011

Partido Socialista tem de ser exigente, vigilante e crítico em relação ao Governo, refere Ana Gomes

-
A eurodeputada socialista Ana Gomes afirmou hoje que do próximo congresso do PS deverá sair um partido que seja "exigente, vigilante e crítico" em relação à atuação do Governo.
-
Ana Gomes defendeu esta posição à entrada para a reunião da Comissão Nacional do PS, que deverá marcar a realização do próximo congresso para o Porto, entre os dias 08 e 10 de abril.
-
Interrogada sobre a possibilidade de José Sócrates ter concorrentes internos nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, Ana Gomes desdramatizou esse cenário, alegando que, "num partido democrático, é saudável que haja uma pluralidade de candidaturas".
-
"Mas acho que, neste momento, a maioria dos militantes do PS vai reconfirmar José Sócrates na liderança do partido, tendo em atenção o trabalho do atual Governo e a situação em que o país se encontra. Uma crise política certamente agravaria as condições de resistirmos ao ataque especulativo contra o euro e contra Portugal", defendeu a eurodeputada socialista.
-
No entanto, Ana Gomes insurgiu-se contra a possibilidade de uma reeleição de José Sócrates significar também um adormecimento interno do seu partido.
-
"Não será no próximo congresso que haverá mudanças na liderança, mas acho que o PS deve ser exigente, vigilante e crítico em relação à atuação do Governo – isso é preciso", disse.
-
Notas do Papa Açordas: O PS apresenta-se hoje, aos olhos dos portugueses, como o partido dos boys, das girls e, sobretudo, da corrupção. Com o sr Sócrates novamente a secretário-geral, o PS não irá evoluir. Num país digno desse nome, estariam todos na prisão!...
-

Jardim ajusta contas com Coelho e enfrenta oposição mais dividida em Outubro

-
Líder do PSD ficou com "um osso de coelho atravessado na garganta" depois de ter perdido 15 mil votos na região para José Manuel Coelho. E já o chamou de fascista e falso profeta.
-
Alberto João Jardim volta a ter o "cheiro a pólvora" com que gosta de enfrentar as batalhas eleitorais. As regionais de Outubro serão o seu ajuste de contas não só com José Manuel Coelho - que emergiu como rosto do antijardinismo mas não consegue congregar a oposição - mas também com o eleitorado do PSD que se insubordinou nas presidenciais ao votar no candidato madeirense.
-
Paradoxalmente, o líder do PSD vai disputar as próximas eleições regionais no cenário que menos deseja: contra os partidos da oposição não federados em coligação. A bipolarização total facilitaria a sua linear estratégia de transformar o escrutínio num plebiscito entre o "bem" que personifica e as forças do "mal" que combate, entre os "autonomistas" e os "traidores da Madeira" contra os quais o toque a rebate ecoaria mais forte entre o eleitorado social-democrata baralhado com a falta de alternativa interna e externa.
-
A votação obtida por José Manuel Coelho nas eleições de domingo passado no arquipélago, beneficiando em parte da circunstância de ser o primeiro madeirense a candidatar-se à Presidência da República, incomodou particularmente Jardim, alvo predilecto das críticas e sátiras do depreciativamente designado "Tiririca da Madeira" que retirou cerca de 15 mil votos ao PSD. Mas importunou igualmente todos os partidos da oposição que se viram ultrapassados pelo candidato anti-sistema, para o qual perderam em conjunto mais de 25 mil votos, se comparamos os obtidos nas regionais de 2007 com a votação dos candidatos presidenciais que apoiaram.
-
Notas do Papa Açordas: José Manuel Coelho antes de derrotar Jardim, já derrotou toda a oposição ao líder madeirense. Era bom que esta oposição se juntasse numa plataforma e contribuissem todos para a queda do dinossauro madeirense.
-

sábado, 29 de janeiro de 2011

Protestas en Egipto



Militares y ciudadanos
Soldados egipcios son recibidos por los manifestantes en El Cairo. (Amr Abdallah Dalsh / Reuters) (20minutos.es)
-

Automobilistas vão pagar mais 300 milhões este ano para financiar biodiesel

-
O gasóleo volta a subir em Fevereiro. A política de promoção dos biocombustíveis custa 5,4 cêntimos por litro
-
Os consumidores portugueses de gasóleo vão passar a pagar a totalidade da factura extra do biocombustível que deverá custar cerca de 300 milhões de euros este ano.
-
Até 2010, o Estado financiava em grande parte o sobrecusto associado à introdução do biodiesel no consumo nacional, com isenções fiscais. A partir deste ano, acabaram-se os benefícios fiscais pagos directamente aos produtores, e que permitiam anular o sobrecusto deste combustível face ao gasóleo rodoviário normal. Mas como a incorporação de 7% de biodiesel (combustível produzido a partir de óleos alimentares) é obrigatória para as petrolíferas, elas passam o custo para o consumidor.
-
O impacto começou a sentir-se nos bolsos dos automobilistas logo a 1 de Janeiro, quando os preços finais do gasóleo subiram mais de dois cêntimos por litro (mais um cêntimo devido à subida do IVA). A partir de Fevereiro, e segundo as contas da APETRO (Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas, o gasóleo volta a aumentar dois cêntimos por litro na sequência de outra decisão do governo: a publicação de uma portaria que fixa o preço máximo de venda do biodiesel por parte dos produtores nacionais às petrolíferas. Como esse preço é superior ao do gasóleo normal, a diferença volta a passar para o automobilista que em 2010 já pagava amais 1,2 cêntimos por litro.
-
O novo aumento do gasóleo a partir da próxima semana será ampliado pela alta do petróleo que ontem negociava nos 99 dólares por barril no mercado londrino, por causa dos conflitos no Egipto.
-
Segundo a APETRO, a incorporação de cerca de 7% de biodiesel no consumo nacional representa um sobrecusto de 5,4 cêntimos por litro por cada litro de gasóleo vendido em Portugal. Multiplicando essa factura pelo número aproximado de litros comercializados em 2010, chegamos a um sobrecusto da ordem dos 300 milhões de euros para este ano. Esta factura passa a ser equiparável ao sobrecusto da produção de energia renovável que os clientes domésticos da electricidade pagam e que em 2011 será de pelo menos 500 milhões de euros. A incoportação de biodiesel permite reduzir as emissões de CO2 nos automóveis.
-
Notas do Papa Açordas: Cada vez mais o (des)governo do sr. Sócrates nos empurra para Espanha. Segundo dados apurados por entidades do sector, as pessoas residentes até 70 Kms da fronteira, já se abastecem de combustível espanhol e, aproveitam para adquirir produtos alimentares...
-

Casa Pia. Ministério Público pode abrir inquérito contra jornalista

-
Jornalista que entrevistou Carlos Silvino garantiu ao i que tentou uma aproximação com várias vítimas, mas só conseguiu falar com duas
-
O jornalista Carlos Tomás, autor da entrevista de Carlos Silvino à revista "Focus", pode ser alvo de um inquérito do Ministério Público, para averiguar se a finalidade da entrevista a Silvino e, da abordagem a uma das vítimas com o mesmo objectivo, seria interferir na conduta do processo Casa Pia. O Ministério Público age, neste caso, na configuração de um crime público, independentemente de haver ou não uma participação queixosa. Aqui, a vítima não seriam os miúdos da Casa Pia, mas sim o próprio o Estado.
-
"A vítima acaba por ser o Estado, que quer que a justiça seja realizada sem interferências", explicou ao i um juiz que prefere não ser identificado. Carlos Tomás, que em 2004 assinou em co-autoria com Marluce, ex-mulher de Carlos Cruz, o livro "As Grades do Sofrimento", sobre como a família do ex-apresentador, de quem é muito próximo, viveu todo o processo Casa Pia, pode assim ver-se envolvido num processo único em que incorre por um único crime - apesar de os actos por que é alegadamente responsável serem diferentes.
-
Se o Ministério Público formular uma acusação confirmando que houve uma tentativa de interferência num processo judicial, Carlos Tomás, irá responder em julgamento. O jornalista pode ainda ser alvo de uma queixa por parte de LM - vítima do processo Casa Pia que terá tentado aliciar - na mesma configuração de crime contra a realização da justiça.
-
Ontem, a PGR garantiu ao i que não há ainda qualquer decisão do Ministério Público. Após a publicação da entrevista, o procurador-geral da República adiantou que iria, juntamente com João Aibéo, representante do Ministério Público na fase de julgamento do processo da Casa Pia, analisar o teor da entrevista a Carlos Silvino. No entanto, a PGR dá conta "que ainda não há qualquer data marcada" para o encontro.
-
Notas do Papa Açordas: Na Idade Média, quando não se gostava da mensagem, mandava-se matar o mensageiro, e o mesmo parece acontecer agora em Portugal. Não interessa o conteúdo, se é verdadeiro ou falso, interessa antes dar "porrada" no jornalista, para não voltar a fazer o mesmo... Ao que nós chegámos!...
-

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cuba independente

-
Miles de estudiantes universitarios participan en La Habana, en la tradicional Marcha de las Antorchas que celebra el 158 aniversario de la independencia de Cuba y en homenaje al libertador José Martí. (Alejandro Ernesto / EFE)-(20minutos.es)
-

Face Oculta: há mais duas cópias das escutas a Sócrates

-

Há mais duas cópias das escutas feitas no âmbito do processo Face Oculta que envolvem o primeiro-ministro, José Sócrates, e que escaparam à ordem de destruição do presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
-
As cópias integrais continuam nos processos da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e Taguspark, noticia o semanário Sol na sua edição de hoje. Isto apesar de, a 16 de Abril de 2010, o juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, ter anunciado que todas as escutas do caso Face Oculta que envolviam José Sócrates tinham sido destruídas, no seguimento da ordem de Noronha Nascimento.
-
Mas na verdade restam algumas cópias, como reconheceu Paulo Brandão, e que acompanham as certidões extraídas para instaurar outros inquéritos. As escutas registaram conversas entre Sócrates e o ex-presidente do BCP, Armando Vara, que tinham sido remetidas no Verão de 2009 ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).
-
O processo do Taguspark está neste momento na fase de instrução, depois de o DIAP ter acusado três ex-administradores de corrupção passiva para acto ilícito: Rui Pedro Soares, João Carlos Silva e Américo Thomati. Em causa está um contrato de 750 mil euros celebrado com Luís Figo para que participasse na campanha eleitoral do PS.
-
Notas do Papa Açordas: Era bom que conseguissem aguentar estas gravações até que Sócrates seja apeado do governo, pois este vai ser como Vale Azevedo - só depois de ser apeado do Benfica foi acusado pelo Ministério Público...
-

Movimento SOS Educação. "A revolta é mesmo para levar até ao fim"

-
Escolas, professores, pais e alunos não desarmam. A estratégia está definida até Fevereiro, mas prometem continuar
-
A "revolta" contra as novas regras de financiamento do Estado às escolas privadas com contrato de associação é para "levar até ao fim", garantem os pais que lideram o movimento SOS Educação. Resta saber quando irá terminar a "maratona de protestos " que os cerca de 1100 encarregados de educação iniciaram há quase três semanas, durante a campanha para as eleições presidenciais." A nossa estratégia está definida até ao dia 8 de Fevereiro. Depois disso são os próprios acontecimentos que poderão determinar o que vai ser feito", conta Graciano Paulo, um dos elementos deste movimento. Não há, portanto, data para arrumarem as faixas, os cartazes e deixarem em paz a ministra da Educação, Isabel Alçada: "Usaremos todos os meios legais ao nosso dispor para que não fechem as escolas dos nossos filhos", conta.
-
Estão empenhados nos protestos os pais e encarregados de educação que pretendem que o governo volte atrás e altere o diploma que reduz 30% as verbas a atribuir ao ensino privado com contrato de associação. Prometem ficar unidos nesta causa, mas reconhecem ter um ponto fraco: "Somos muitos e estamos dispersos, o que por vezes dificulta a gestão do nosso movimento", confessa Luís Marinho, porta-voz do SOS Educação.
-
Só que "ter uma estrutura pouco fixa" tem sido uma vantagem nos últimos três dias, em que o movimento lançou a campanha de fecho em cerca de 80 das 93 escolas com contratos de associação espalhadas de norte a sul do país. O segredo tem estado em saber aproveitar os benefícios de usar uma rede alargada de aliados. Cruzam-se informações e planeiam-se iniciativas em vários pontos do país com a eficácia de um sms ou de um de email.
-
Notas do Papa Açordas: Até apetece dizer: "Volta , Maria de Lurdes Rodrigues, estás perdoada!". Efectivamente, esta senhora que ocupa o ME, não tem sequer dois dedos de testa. Ainda é pior que a outra... Certamente que aprendeu com o mestre Sócrates a fazer o nivelamento por baixo...
-

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

No al foie gras

-
Un activista de PETA (Personas por el Trato Ético de los Animales) despliega una pancarta denunciando la elaboración de foie gras (hígado de oca, pato o ganso) delante del chef Paul Bocuse, a la derecha, en el concurso de cocina Bocuse d'Or celebrado en Chassieu, cerca de Lyon. (20minutos.es)
-

O mistério dos juros

-
Manuel António Pina
-
É sabido que Cavaco Silva nunca se engana e raramente tem
dúvidas. Por isso não se enganou decerto quando anunciou aos
portugueses (e também decerto sem ter qualquer dúvida sobre
isso) que, se houvesse segunda volta nas eleições presidenciais,
uma apocalíptica "subida das taxas de juros" iria desabar sobre
"empresas e famílias".
-
É certo que Cavaco não disse preto no branco que, não havendo
segunda volta, os juros desceriam ou se manteriam. Mas deu-o a
entender (preto no branco), e como qualquer pessoa tem que
nascer duas vezes para ser tão sério quanto Cavaco, Cavaco não
o daria a entender se não fosse verdade. Por isso, e para lhe
agradecerem o aviso, é que "empresas e famílias" o elegeram no
domingo uma absolutíssima maioria de 23% do total de eleitores.
-
Daí que agora não compreendam como é que, três dias depois de,
como Cavaco pediu, o terem eleito à primeira volta, os juros da
dívida pública continuam a ir olimpicamente por aí acima, "citius,
altius, fortius", tendo ontem chegado no mercado secundário à
bonita taxa de 7,119%.
-
Talvez Cavaco se tenha esquecido de dizer aos mercados que
podem regressar aos quartéis porque não haverá segunda volta.
Ou talvez ande ocupado a tentar saber os "nomes daqueles que
estão por detrás" da "campanha de calúnias, mentiras e insinuações"
contra si e ainda não tenha tido tempo de telefonar aos mercados.
-
Mas que urge que Cavaco faça alguma coisa, urge.
(Jornal de Notícias)
-

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Kuwait libre

-
Soldados kuwaitíes sostienen la fotografía del Emir Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah al celebrar el vigésimo aniversario de la liberación de la ocupación del Ejército iraquí en la isla de Garough (Kuwait). La isla de Garough fue el primer territorio kuwaití liberado tras la ocupación iraquí que invadió el país entre el 2 de agosto de 1990 y el 26 de febrero de 1991. Kuwait ha iniciado las celebraciones por el 50 aniversario de su independencia, el vigésimo aniversario del Día de la Liberación y el quinto aniversario de la subida al poder de su alteza real el Emir Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah.(20minutos.es)
-

Pedroso pede remodelação no governo em vésperas do congresso

-
"Há áreas no governo que precisam de ser refrescadas", diz Paulo Pedroso, da Comissão Política do PS
-
Em vésperas do congresso do PS, o dirigente socialista Paulo Pedroso defende uma remodelação no governo liderado por José Sócrates e considera que a reunião magna do partido é o momento adequado para "apresentar a nova plataforma com que o partido pretende governar" em tempos difíceis.
-
A declaração do ex-ministro socialista foi feita ao i após a decisão do secretariado do PS de marcar para os dias 8,9 e 10 de Abril o congresso do partido e as eleições directas para 25 e 26 de Março, sendo que José Sócrates deverá ser o único candidato com peso a disputar a liderança.
-
Neste cenário, Paulo Pedroso, da Comissão Política Nacional do PS, entende que "há áreas que precisam de ser refrescadas" no interior do governo, acrescentado que "é expectável que o líder do PS queira que o partido esteja na sua máxima força até ao fim da legislatura". Nesse sentido, o ex-deputado socialista pensa que "o congresso pode ser um momento de afirmação das medidas de reorientação que se julguem necessárias para que isso ocorra".
-
Para este dirigente socialista, o congresso deve servir para "retocar a agenda do PS" e promover uma reflexão que aponte para que os portugueses "possam ver uma luz ao fundo do túnel, ao mesmo tempo em que seja possível explicar o sentido dos sacrifícios".
-
Notas do Papa Açordas: O PS, presentemente, não existe. O PS é Sócrates e Sócrates é o PS. O verdadeiro Partido Socialista está desmotivado, os militantes não participam nas acções internas, deixando que meia dúzia de boys e servidores tratem de tudo... e, enquanto Sócrates se mantiver em secretário-geral: "tudo como dantes, quartel-general em Abrantes"...
-

Bibi retira culpas aos restantes arguidos: "Todos são inocentes"

-
Carlos Silvino, o principal arguido do processo Casa Pia diz que foi obrigado a mentir e vem agora garantir a inocência de todos os arguidos. "Todos são inocentes", garantiu Bibi em entrevista à revista Focus, parcialmente divulgada esta noite pela SIC.
-
As declarações do ex-motorista da Casa Pia à revista põem em causa todo o processo. "Fui obrigado a mentir. São todos inocentes", lê-se na manchete da edição que é amanhã posta em banca.
-
Carlos Tomás, co-autor do livro "Carlos Cruz - As Grades do Sofrimento", com Marluce, ex-mulher do apresentador de televisão, conseguiu quebrar o silêncio de Silvino. O antigo motorista da Casa Pia, condenado a 18 anos de prisão em Setembro por 167 crimes de abuso sexual, dispensou na passada semana os serviços dos advogados, José Maria Martins e Ramiro Miguel, que o acompanharam ao longo de todo o julgamento.
-
No excerto da entrevista que a SIC passou esta noite, um dos arguidos que Bibi isenta é Carlos Cruz. Silvino que não poupou o apresentador de acusações, vem agora assegurar a inocência de Cruz, explicando que o conheceu "através do Sr. Carlos Mota, um amigo que têm em comum", num breve momento nos Pastéis de Belém e que nunca mais o voltou a ver.
-
Entre outras citações, Carlos Silvino refere ter estado "sempre drogado. Tomava medicação forte várias vezes ao dia. Durante mais de três anos não soube o que era dormir". A justificação sobre estas declarações surge durante a entrevista: "Só agora, que deixei a medicação, é que me estou a aperceber o que me fizeram".
-
Notas do Papa Açordas: Não se surprenderam mesmo nada estas declarações de Carlos Silvino. Há muito que estava à espera delas. Foi assim num famoso caso francês... e em Portugal, a reviravolta deu-se agora... Que culpa tem a investigação?... e o Tribunal?...
-

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Eleições: Rui Pereira pede desculpa pelas falhas

-
Ministério da Administração Interna vai pedir "com urgência" um relatório feito pela Universidade do Minho
-
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, pediu hoje desculpa pelas "dificuldades e incidentes" que os eleitores tiveram para votar, no domingo, devido a problemas técnicos relacionados com o cartão do cidadão.
-
"Quero pedir desculpa a todos os eleitores que tiveram dificuldades no acesso a uma nova assembleia de voto, no caso de mudança. Independentemente da dimensão do fenómeno é algo que nos penaliza e que consideramos extremamente grave", admitiu o ministro, ouvido na Comissão de Assuntos Constitucionais, no Parlamento.
-
O ministro anunciou que pediu um inquérito para preparar de forma "exaustiva e profunda as causas de tudo o que se passou". O inquérito "muito urgente" será levado a cabo pelo departamento de Sistema de Informação da Universidade do Minho para "perceber tudo quanto se passou, apurar e impedir que se repita em futuras eleições", referiu o ministro.
-
Primeiro a Universidade fará uma análise, depois uma auditoria ao sistema e mais tarde o acompanhamento do próximo processo eleitoral "para garantir que nada disto se repita", garantiu Rui Pereira.
-
Notas do Papa Açordas: Se isto tivesse acontecido num verdadeiro país, certamente que o ministro responsável, já teria apresentado a demissão... mas, como é em Portugal, país do grande malabarista Sócrates, tudo é permitido...
--
-

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Frio, mucho frio

-
La diosa Cibeles y sus leones no han podido escapar de las bajas temperaturas y heladas registradas en Madrid y sus alrededores, al igual que en otros puntos de la geografía española, hasta el punto de que hay 30 provincias en alerta. En la Comunidad de Madrid, el municipio serrano de Buitrago de Lozoya ha llegado a 9,8 grados bajo cero, la temperatura mínima en la región, que se encontraba en alerta meteorológica amarilla por frío intenso.(20minutos.es)
-

Jumbo abre mais quatro postos de combustíveis low cost

-
A Auchan vai abrir, este ano, mais quatro postos de abastecimento de combustível low cost em Portugal, segundo avança o Diário Económico.
-
O jumbo tem já 20 postos de abastecimento, com uma quota de mercado de 7%. "O posto Jumbo já é visto como o mais barato da zona, conquistámos a notoriedade da marca", defende o director da área de negócio das gasolineiras da Auchan, Miguel Costa, em entrevista ao Diário Económico.
-
Dois dos novos postos serão instalados no Algarve, uma zona onde ainda não está presente com gasolineiras.
-
Para ter a gasolina e o gasóleo 10 a 12 cêntimos mais barata que as outras petrolíferas, Miguel Costa explica que não há a figura de concessionário, que ganhe uma margem sobre as vendas, e não são necessários muitos funcionários, tendo em conta que não têm posto de venda de tabaco ou revistas como acontece noutros casos.
-
Notas do Papa Açordas: Ainda bem que dois dos novos postos de abastecimento de combustível low cost, vão ficar no Algarve. Presentemente, se queremos combustível mais barato, temos que recorrer aos nossos vizinhos espanhóis.
-

domingo, 23 de janeiro de 2011

Víctimas del maltrato

-
Varias mujeres posan durante el encierro de tres días que han iniciado en un local de IU de Madrid, para pedir al Gobierno y a la Justicia que "no entreguen" la custodia de sus hijos a los padres maltratadores. (20minutos.es)
-

José Manuel Coelho diz que madeirenses não confiam nos resultados devido aos caciques do PSD

-
O candidato presidencial José Manuel Coelho disse hoje que os madeirenses acreditam no poder de decisão das eleições mas não confiam no resultado final da contagem dos votos porque os "caciques do PPD/PSD" até os mortos põem a votar.
-
“Os madeirenses confiam nas eleições, confiam no voto mas o que não confiam é na contagem dos votos porque, aqui, e todo o Portugal tem de saber, vivemos num enclave do território nacional onde até os mortos votam, nunca são descarregados dos cadernos eleitorais”, disse o candidato.
-
Após ter votado na Escola Primária da Terça, na freguesia de Santa Cruz, José Manuel Coelho fez questão ainda de precisar as suas declarações, explicando que “os portugueses da Madeira acreditam no voto, não acreditam” é na contagem dos votos. “Temos aqui 250 mil habitantes e 250 mil inscritos nos cadernos eleitorais o que significa que os mortos nunca são descarregados dos cadernos”, disse.
-
José Manuel Coelho insurgiu-se igualmente contra a instituição que supervisiona as eleições em Portugal: “Eu queria salientar, aqui, a atuação da Comissão Nacional de Eleições (CNE). A minha candidatura pediu observadores da CNE para as mesas de voto mas tal pretensão foi recusada”.
-
“Também a minha candidatura e as candidaturas do sr. Fernando Nobre e do sr. Francisco Lopes pediram às Câmaras Municipais para apresentarem delegados nas mesas mas tal pretensão foi também recusada. Os presidentes de câmara, que são todos do PSD, é que fazem as mesas com pessoal da confiança deles”, revelou.
-
Fez ver ainda que a sua candidatura não só tem contra si “a CNE como tem, desde o início, a maioria dos órgãos de comunicação social do país e da Madeira em particular.
-
“Os portugueses sabem as vicissitudes e as dificuldades que a minha candidatura encontrou a nível nacional. Fui banido dos debates. Naturalmente que com esta situação assim, de extrema desigualdade, eu, aqui, na Madeira, concorro contra tudo e contra todos mas o povo há de dar-me a vitória e há de compreender que é para o bem de Portugal”, insistiu.
-
José Manuel Coelho vai aguardar os resultados eleitorais num restaurante do Funchal que alugou para “quartel” da sua candidatura.
-
Notas do Papa Açordas: José Manuel Coelho colocou o dedo na ferida, pois com os mortos ainda recenseados, há sempre o risco de serem descarregados... Qual é a função da CNE? Oferecer tachos para uns quantos boys?...
-

sábado, 22 de janeiro de 2011

Disturbios en Albania


Un coche arde durante los enfrentamientos entre manifestantes y policías en frente del palacio del Gobierno albanés en Tirana. Han muerto tres personas durante las protestas.(20minutos.es)
-

Três décadas de boycracia. Em Portugal nunca faltaram jobs

-
Estudo conclui que empresas públicas aumentam o número de contratações imediatamente antes e depois das mudanças de governo
-
"No jobs for the boys", foi a famosa tirada de António Guterres na primeira reunião da direcção do PS depois da vitória nas legislativas de 1995. O aviso tinha o objectivo de acalmar o apetite do aparelho socialista, afastado há dez anos do poder. No entanto, os números mostram que os boys não só têm um apetite insaciável, como sempre tiveram jobs. Os períodos imediatamente antes e depois de todas as eleições legislativas entre 1980 e 2008 foram aqueles em que as empresas públicas mais trabalhadores contrataram. "É evidente que são casos de compadrio ou nepotismo."
-
A conclusão é de Pedro Martins, professor de Economia Aplicada na Faculdade Queen Mary, da Universidade de Londres, que realizou o estudo. "Os nossos resultados indicam um impacto sistemático do ciclo político nos timings das empresas públicas em Portugal", diz o estudo. "Encontramos provas significativas de um grande aumento de contratações logo a seguir a um novo governo tomar posse, principalmente se for de uma cor política diferente (esquerda ou direita) do governo anterior. Além disso, as contratações tendem a aumentar antes de o novo governo tomar posse, independentemente do resultado das eleições."
-
A análise de Pedro Martins recua 30 anos e, segundo o investigador, é a primeira a provar empiricamente a existência deste tipo de fenómeno. Foram consideradas empresas públicas aquelas em que o Estado detém ou detinha pelo menos 50% do capital accionista. Para evitar que os resultados fossem influenciados pela evolução da economia ou por efeitos sazonais, as empresas privadas foram incluídas como grupo de controlo. As observações mostram que nestas empresas se assiste ao efeito contrário: uma mudança nos cargos de topo tem como resultado um abrandamento das contratações "porque a nova administração ainda se está a adaptar", diz.
-
Notas do Papa Açordas: Não há volta a dar-lhe. Como os partidos ganhadores (PS ou PSD) têm que pagar os favores aos seus rapazes... nada melhor que um bom tacho... Mas, Sócrates abusou...
-

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Contra Blair

-
Un manifestante protesta a la llegada del ex primer ministro británico Tony Blair para comparecer por segunda vez ante la comisión que investiga la circunstancias que impulsaron al Reino Unido a participar en la guerra de Irak.(20minutos.es)
-

Cavaco Silva construiu casa de férias antes de ter licença

-
Cavaco Silva concluiu a sua casa de férias em Albufeira três meses antes de obter a licença de construção, desrespeitando ao mesmo tempo o processo inicialmente aprovado, informa o Público.
-
Os registos prediais e o processo de licenciamento a que o jornal teve acesso indicam que as obras terão sido concluídas em Agosto de 1999 quando a licença para fazer obras de alteração foi obtida a 30 de Novembro do mesmo ano.
-
Onze dias antes o candidato a Presidente da República já tinha requerido a licença de utilização da moradia sem s ter sido realizada a vistoria por parte da Câmara, a 3 de Dezembro.
-
Em reacção a esta notícia que dá conta de sucessivas violações das normas legais em matéria urbanística, um membro da candidatura de Cavaco Silva respondeu àquele jornal dizendo: "Não alimento esse tipo de campanhas".
-
A construção da moradia de três pisos, teve início devidamente licenciada, com um alvará em nome da empresa Galvana – de que era sócio Teófilo Carapeto Dias, um amigo de infância e antigo sucessor de Cavaco Silva - válido até 25 de Junho de 1998.
-
No entanto, o projecto do arquitecto Olavo Dias começou por levantar problemas pelo facto de a moradia ocupar o espaço de dois lotes nos quais estavam previstas duas moradias.
-
A aprovação da alteração que fez com que a casa de Cavaco Silva tivesse o dobro da área de todos os outros deveria constar de um parecer da antiga Comissão de Coordenação Regional do Algarve, contudo, tal não se verificou, pelo que o parecer não consta do processo.
-
Além disso, ainda em 1997, a obra foi embargada pelo facto de as alterações e a ampliação estarem "em desacordo como projecto aprovado", como referia um despacho do presidente da Câmara de Albufeira.
-
Notas do Papa Açordas: Para quem diz que é preciso nascer duas vezes, para ser tão sério como ele, nada mau!... Mas, dado a fluidez da corrupção, nada me impede que pense algo sobre o licenciamento da construção...
-

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cavaco pede consideração pelos “servidores da função pública”

-
No dia em que milhares de funcionários públicos recebem o primeiro recibo de ordenado com os cortes nos salários, o candidato à Presidência da República pediu consideração pelos "servidores da função pública". O termo foi o escolhido por Cavaco Silva, numa almoço em Felgueiras, para referir que no próximo domingo os portugueses devem escolher para Chefe de Estado que seja "atento à injustiças na repartição dos sacrifícios que são pedidos aos portugueses". O candidato apoiado pelo PSD, CDS-PP e MEP deu como exemplo "os servidores da função pública que merecem da nossa parte o melhor respeito e consideração".
-
Na recta final da campanha, o dia está a ser passado no distrito do Porto, tendo contado Cavaco Silva com a presença de Luís Filipe Menezes na arruada da Valongo. O antigo líder do PSD apelou a uma reeleição à primeira volta.
-
Cavaco Silva aproveita a recta final para dramatizar a necessidade "de não prolongar esta campanha por mais três semanas", algo que, no entender do candidato, teria "graves custos para o país": a começar pelo estrangulamento do crédito e o aumento das taxas de juro.
-
Notas do Papa Açordas: Cavaco Silva a piscar o olho aos funcionários públicos, aqueles que, segundo palavras suas, se morressem resolviam o problema da segurança social...
-

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A 31 bajo cero

-
Una mujer toma un baño en las aguas heladas del río Mana en una tradición de la Epifanía ortodosa. La temperatura en el momento del baño -que tiene lugar cerca de la localidad de Ust-Mana, en Siberia (Rusia)- era de -31 grados centígrados. Los cristianos ortodoxos celebran la fiesta religiosa de la Epifanía, según el calendario gregoriano el 19 de enero.(20minutos.es)
-

Pescadores da Fuseta vão mesmo boicotar as eleições!

-
Transcrevemos este post do blogue OLHÃO LIVRE, pela sua pertinente actualidade e para se compreender como são gastos os dinheiros do Polis:
-
-
"Os pescadores da Fuzeta, no Algarve, ameaçam boicotar as eleições presidenciais, alegando que continuam a ser “esquecidos” pelos poderes públicos.
-
Reclamam a construção de um porto de abrigo e acusam a Sociedade Polis da Ria Formosa de ter gasto cerca de um milhão de euros a abrir e fechar barras que a comunidade piscatória diz não ter utilidade. “Não votes, diz não ao desperdício de dinheiro”, apelam em comunidade distribuído à população.
-
João Romeira, encabeça o grupo contra o acto eleitoral. “Queremos o porto de pesca há muito prometido”, diz. O que lhe alimenta a esperança de vir a ser bem sucedido, recorda, foi o êxito alcançado pela vizinha ilha da Culatra. “Boicotaram as eleições, e acabaram por ter o porto de pesca que pretendiam, nós também vamos conseguir, custe o que custar”, sublinha.
-
No panfleto que circula pela vila, os pescadores justificam esta tomada de posição: “Temos direito ao nosso ganha-pão”. Por isso, lançam um apelo à população: “Apoiem-nos na nossa luta, ao juntarem-se a nós no boicote eleitoral”.
-
A Sociedade Polis da Ria Formosa encerrou uma barra no final do Verão passado, na zona poente da ilha, alegando que tal intervenção seria necessária para garantir a segurança na vila e uso balnear da praia. “Foi um erro fechar uma barra que a Natureza abriu”, contestam os pescadores.
-
Em sua substituição, no passado mês de Dezembro, foi aberta uma outra barra. A comunidade piscatória esteve contra essa intervenção, alegando que não garantia segurança. Exemplo dessa situação, aponta João Romeira, hoje, cerca do meio-dia, a embarcação “Aida Susana”, com seis metros, afundou-se. “Valeu-lhe estar por perto um outro barco, que puxou o barco danificado”.
-
Os pescadores alegam que a barra só poderá manter-se se “for construída, com paredões em pedra”. A sociedade Polis rejeita a proposta alegando que é “desaconselhável do ponto de vista técnico, e do ponto de vista legal não é possível”.
-
Os pescadores respondem com o boicote eleitoral porque acham que esta é a única via para serem ouvidos. “Tudo fizermos para ser escutados”, dizem. Pediram reuniões com ministros e representantes da administração central, mas não obtiveram respostas: “Não quiseram ouvir a voz da experiência”, concluíram. "
-
Nota do Olhão Livre
-
E diz Francisco Leal que apoia as pescas? Ele que deixou destruir a frota de pesca da sardinha de Olhão??? Quantas traineiras havia há 20 anos, quando Francisco Leal foi eleito vereador da CMOIlhão, e depois eleito presidente da CMOlhão? Quantas há hoje? Será que já se questionou sobre a destruição da frota da sardinha em Olhão???
-
Francisco Leal diz que apoia as pescas mas as 64 embarcações da Fuzeta estão sem condições de governar a vida, já tendo havido inclusive o naufrágio da embarcação de pesca " Aida Susana", prontamente socorrida pelos pescadores locais.
-
Francisco Leal desde que entrou para a CMO, e a única coisa que ele fez na Fuzeta, foi autorizar a construção ilegal de prédios a menos de 20 metros do preia-mar, e dentro do Domínio Hídrico Nacional, com a complacência da ARH e da CCDR Algarve.
-
Dizem as pessoas que foram a uma sessão pública da CMolhão que Francisco Leal, ameaçou os pescadores da Fuzeta, que se boicotassem as eleições a CMO não fazia mais obras na Fuzeta. A ser verdade é uma chantagem, e um presidente da Câmara não pode fazer chatagens aos contribuintes que lhe pagam o ordenado, já basta todos os crimes ambientais que Francisco Leal faz a a CCDR lhe dá repreensões por escrito, como aconteceu com o aterro da ZPE da Ria Formosa, em frente ao Marina Vilgage.
-
Não moro na Fuzeta, mas se lá votasse aderia ao boicote exigido pelos pescadores, pois foi assim que os pescadores da Ilha da Culatra conseguiram a energia eléctrica e depois os esgotos e a agua canalizada.,sem luta nada se consegue pois está mais que visto que a aposta do Leal na Fuzeta não é nos pescadores nem na pesca, mas sim em grandes negócios imobiliário com vista para o mar, aliás como está bem à vista de todos os filhos, da Branca Noiva do Mar.
-
Não concordo no entanto, com os pontões de pedra, pois já há alternativas mais ecológicas para fixar uma barra, como disse o A.Terra num artigo neste blog, sem alterar a deslocação das areias!
-

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Visita obligatoria

-
Una pareja visita a su madre, paciente de demencia senil, el 28 de diciembre de 2010, en un centro de cuidado en Shangai (China). Una nueva ley en China obliga a las personas a visitar a sus parientes ancianos bajo la pena de ir prisión si los adultos mayores los denuncian por abandono. (20minutos.es)
-

Correia de Campos. "Alegre não é alternativa. Cavaco garante estabilidade"

-
O ex-ministro de José Sócrates diz que o candidato do PS é um homem do passado e prevê vitória de Cavaco
-
O ex-ministro da Saúde e dirigente do PS, António Correia de Campos, não acredita que Manuel Alegre vença as eleições presidenciais e, mais do que isso, acha que Cavaco Silva vai ganhar à primeira volta: "Manuel Alegre não representa uma alternativa. Podia ter representado no passado, mas no actual contexto não", afirma ao i Correia de Campos, convicto de que outra razão forte para não haver segunda volta é a de que "o país precisa de estabilidade e o Presidente incumbente garante essa estabilidade".
-
No PS ninguém é tão claro como o ex-ministro da Saúde de José Sócrates, mas o sentimento é de que dificilmente Cavaco Silva não será reeleito no próximo domingo, pelo que o partido, e o governo, se preparam para conviver com um Presidente "mais activo".
-
Nos últimos dias, a tensão entre o actual Presidente da República e o PS, com alguns membros do governo a envolverem-se na polémica, tem vindo a crescer, mas os dirigentes socialistas, ouvidos pelo i, acreditam que são divergências próprias de uma campanha eleitoral e que as relações entre Cavaco Silva, se for reeleito, e o governo não vão degradar-se ao ponto do Presidente convocar eleições.
-
Correia de Campos, da Comissão Política e eurodeputado, atribui as divergências ao "calor da campanha" e pensa que "não vão ter influência nenhuma" nas relações entre Belém e São Bento no futuro. Entre os socialistas, a convicção é que "o que se diz na campanha não vai ser transposto para o país" e que o actual Presidente da República, mesmo num segundo mandato, vai manter "um registo institucional".
-
Notas do Papa Açordas: Embora Correia de Campos tenha razão, tudo isto não passa de uma dor de cotovelo, para não dizer de corno, pois Manuel Alegre foi o responsável pela substituição do mesmo por Ana Jorge... E, já agora, digam-me o que é que este eurodeputado, presente do Sócrates após a saída do (des)governo, produziu em Bruxelas? Que se saiba, NADA!!!...
-
-

Gasolina atinge preço recorde

-
As gasolineiras voltaram a subir o preço dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina sem chumbo 95 estão mais caros desde a meia-noite de hoje.
-
A Galp aumentou o preço da gasolina em dois cêntimos, com cada litro a custar actualmente 1,53 euros. Já no gasóleo, a subida foi de três cêntimos para 1,34 euros.
-
Na Cepsa, o litro de gasolina aumentou em um cêntimo para 1,533, o que corresponde a um novo recorde de preços. Um litro de gasóleo custa agora 1,339 euros.
-
O preço da gasolina e do gasóleo na BP sofreram um acréscimo de um cêntimo para 1,529 e 1,329, respectivamente.
-
Este aumento leva a que o valor da gasolina supere o máximo histórico de 1,525 euros registado em Julho de 2008, altura em que cada barril de crude cotava nos 147 dólares.
-
Notas do Papa Açordas: Qualquer dia, todos nós temos de ir a Espanha encher o depósito ao carro e trazer mais uns "jericans"... É uma vergonha!... Então, se o crude atingir os 147 dólares o barril, vamos ter o gasóleo a 2 euros?...
-

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Banco de Portugal vai reduzir 10% nas remunerações dos administradores

-
O supervisor da banca portuguesa seguiu as exigências de contenção de custos anunciadas para o Estado e para a administração pública, reduzindo em 10 por cento as remunerações dos administradores e em 5,6 por cento as dos funcionários.
-
"O conselho de administração do Banco de Portugal decidiu adotar medidas com efeito equivalente às atuais exigências de contenção de custos e, naturalmente, de custos salariais, anunciadas para o Estado e para a administração pública", anunciou hoje, em comunicado, a entidade liderada por Carlos Costa.
-
Deste modo, o Banco de Portugal vai reduzir em 10 por cento as remunerações dos seus administradores e "adotar medidas que visam a contenção de custos do funcionamento do banco e cujos efeitos se traduzem na redução, em média, de 5,6 por cento das remunerações efetivas dos colaboradores do Banco e na redução de 7 por cento dos custos com pessoal".
-
A decisão foi tomada "nos termos dos Estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e da sua própria Lei Orgânica (estatuto reiterado pelo parecer emitido pelo BCE [Banco Central Europeu] em 12 de novembro de 2010)", sublinhou o Banco de Portugal.
-
Os cortes salariais anunciados pelo Governo para combater o défice do Estado vão de 3,5 por cento a 10 cento do salário e aplicam-se a quem ganhe mais de 1.500 euros por mês na administração pública e no setor empresarial do Estado.
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Governador do Banco de Portugal, mesmo descontando os 10 %, ainda fica recebendo o dobro do Presidente da Reserva Federal dos EUA!... De qualquer modo, fico preocupado e a pensar onde este pessoal irá compensar esta falta!...
-
-

domingo, 16 de janeiro de 2011

El negocio de la soja

-
El puerto de la multinacional de la soja, Cargill, en Santarém.(20minutos.es)
-

Almeida Santos diz que PS podia estar mais com Manuel Alegre

-
O presidente do Partido Socialista admite que o partido não tem estado a 100% com a candidatura do histórico socialista
-
Primeiro os elogios no comício, para depois admitir que o Partido Socialista "talvez pudesse dar mais" apoio a Manuel Alegre. Almeida Santos esteve ontem ao lado da candidatura de Manuel Alegre em Coimbra - vai estar mais duas vezes, uma em Águeda e outra em Lisboa - e depois de discursar no teatro Gil Vicente onde elogiou as qualidades do "amigo" acabou por admitir, à parte do comício que o PS não está mobilizado como para outras campanhas. "Tem dado apoio. As grandes figuras do partido aparecem na última semana", disse.
-
Aparecem na última semana para ajudar a dar a volta às sondagens e Almeida Santos acredita que "Cavaco tem mostrado nos últimos tempos que tem medo de perder". Isto porque, justifica, "tem feitos afirmações que mostram que não está muito seguro". Prova da insegurança numa vitória é que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS "de repente começou a criticar o governo" quando mesmo em na entrevista que deu à RTP "o defendeu", disse.
-
O presidente do partido que apoio Alegre justificou a diferença para as campanhas das legislativas, por exemplo, em que a máquina partidária enchia comícios: "Uma coisa são campanhas do próprio PS e outra as apoiadas pelo PS. Esta é uma candidatura individual apoiada pelo PS", referiu.
-
Quando questionado pelo facto de há cinco anos Mário Soares estar mais apoiado pelo partido do que Alegre, Almeida Santos relembrou que houve "muitas queixas" e que "a verdade é que muitos socialistas votaram Manuel Alegre".
-
Notas do Papa Açordas: Manuel Alegre dispensava muito bem o apoio que Sócrates lhe deu. No meu entender, Sócrates apenas vem tirar votos ao candidato. Eu próprio, apesar de inscrito no PS, e ter votado nele em 2006, jamais iria votar num candidato apoiado por tão sinistra figura...
-

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Año ortodoxo

-
Fuegos artificiales iluminan la iglesia de San Sava durante la celebración del Año Nuevo ortodoxo en Belgrado (Serbia). La iglesia es el templo ortodoxo más grande de los balcanes y del mundo.(20minutos.es)
-

Estado comprou dívida ao Estado em Dezembro

-
Operação realizada em Dezembro teve como objectivo fomentar a liquidez da dívida nacional no mercado
-
O Fundo de Regularização da Dívida Pública, instrumento que é o destinatário das receitas das privatizações, subscreveu bilhetes do tesouro no valor de 1500 milhões de euros. Esta operação, realizada em Dezembro do ano passado, foi a primeira do género e teve como objectivo o "fomento de liquidez em mercado secundário", segundo o boletim mensal do Instituto de Gestão da Dívida Pública (IGCP).
-
Este fundo tem como finalidade o abate de dívida pública através das receitas da venda das empresas do Estado. No entanto, uma norma introduzida no Orçamento do Estado de 2010 permitiu que pudesse ser usado para subscrever ou comprar valores mobiliários de dívida soberana. Para além de fomentar a liquidez, pretende-se que intervenha em operações de derivados financeiros em nome de uma eficiente gestão da dívida directa do Estado. A emissão de 1500 milhões de euros subscrita por este fundo não consta da lista de leilões de bilhetes de tesouro do IGCP, contudo, está incluída no saldo directo da dívida pública. Não foi possível obter quaisquer esclarecimentos junto das Finanças e do IGCP sobre esta operação até ao fecho da edição.
-
Os dados do último mês de 2010 sobre a colocação de dívida pública mostram ainda que em Dezembro foi também feita uma colocação privada de 1,3 mil milhões de euros (foram duas operações de 1300 milhões de euros a dois anos). A meio do ano, Portugal tinha feito colocações privadas em dólares, avaliadas em 931 milhões de euros. No final do ano, estas transacções (MTN - medium term notes), cujos comprador e condições não são divulgados, atingiam assim mais de 3 mil milhões de euros, dos quais a maioria era em moeda estrangeira. Depois de vários anos - pelo menos sete, segundo as estatísticas do IGCP - sem emissões privadas, e que se deveram ao efeito do euro na liquidez dos mercados e nos juros favoráveis, Portugal retomou as MTN em 2009 com uma emissão.
-
Notas do Papa Açordas: E assim, este (des)governo vai gerindo a sua quinta. Na minha terra, diz-se que é " encanar a perna à rã..."...
-

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Contra el Papa

-
Mujeres seguidoras de la formación radical Jamat-e-Islami gritan lemas durante una protesta contra el Papa Benedicto XVI, que esta semana llamó a Pakistán a rechazar su ley contra la blasfemia en Lahore, Pakistán. Ante los embajadores de los 178 países que mantienen relaciones diplomáticas con la Santa Sede, a los que recibió en el Vaticano el lunes, el pontífice afirmó que esta norma es una de las que "lesionan" el derecho de las personas a la libertad religiosa y pidió a las autoridades paquistaníes que la supriman al considerar que "sirve de pretexto para cometer injusticias y violencias contra las minorías religiosas".(20minutos.es)
-

Quatro grandes empresas já deram trabalho a 68 «boys»

-
Passaram de governantes a administradores de grandes empresas mal saíram da política. São 68 ex-ministros e antigos secretários de Estado que conseguiram integrar as administrações da Galp, PT, EDP e Caixa Geral de Depósitos.
-
A revelação é feita pelo «Diário de Notícias» na sua edição desta quinta-feira. Os cargos são bastante mais apetecíveis, já que há quem ganhe mais do que quando estava no Governo. Muitos boys até têm salários mais altos do que o primeiro-ministro: por mês auferem entre os três e os 20 mil euros; isto sem contar com uma série de privilégios como carros, telemóveis e ajudas de custo.
-
A liderar o «ranking» está a CGD, instituição que já deu emprego a 23 ex-ministros e secretários de Estado. Segue-se a PT (19), a Galp e a EDP, com 13 cada. Números que também contabilizam girls.
-
Contas feiras, 38 ministros(as) foram nomeados para cargos de relevância em grandes empresas públicas ou privadas, pouco mais de um ano depois de terem saído da política. Dá uma média de 2 por cada um dos 17 governos constitucionais PS, PSD e CDS que tomaram as rédeas do país nas últimas décadas.
-
Notas do Papa Açordas: Alguns boys e girls que aceitam cargos no governo, apenas têm como objectivo principal, dar o salto para uma empresa pública... Não vamos aqui enumerar os casos, mas basta um pequeno exercício mental...
-

Krugman e a vitória de Pirro do governo português

-
No blog que publica no New York Times, o Nobel da Economia questiona o sucesso da operação de venda da dívida portuguesa e parafraseia Pirro: "Mais uns sucessos e a periferia da Europa será destruída"
-
"Leilão de acções pírrico," é o título que Paul Krugman dá ao post em que analisa a venda da dívida portuguesa esta quarta-feira, no site do The New York Times. O Nobel da Economia questiona o sucesso da venda dos títulos com uma taxa de juro de "apenas" 6,7 por cento. "Uma taxa de juro tão elevada está perto de ser ruinosa," escreve reconhecendo no entanto que "não é, de facto, tão mau quanto as pessoas esperavam na semana passada; nessa medida, um sucesso."
-
Krugman diz partilhar da ideia que a reacção de euforia "diz qualquer coisa sobre o completo desespero da situação europeia."
-
Pirro, às portas de Roma, depois de ter ganho uma batalha que custou a vida a quase todas as suas tropas terá dito: "Mais uma vitória destas e estou perdido." O economista norte-americano termina o texto, escrevendo: "Mais uns sucessos e a periferia da Europa será destruída."
-
Notas do Papa Açordas: O sr Sócrates embandeirou-se em arco e proclamou vitória no último leilão de títulos com uma taxa de 6,7 %, em contraste com o Nobel da Economia, que considera um desastre tal percentagem...
-

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atrapado

-
Un coche queda atrapado por las inundaciones en la carretera Warrego Highway al oeste de Brisbane, Australia. Miles de ciudadanos fueron evacuados en Brisbane después de que el nivel del río alcanzara los 4,5 metros de altura y sumergiera casas. Las mismas escenas se vivieron en Ipswich, donde varias viviendas quedaron anegadas por la crecida del río Bremer. Las autoridades elevaron el número de muertos a doce y la cifra total desde noviembre asciende a 23 fallecidos. Como consecuencia del temporal hay unos 200.000 damnificados en todo el país, que ha declarado una alerta por inundaciones en todos los estados excepto el territorio de la capital federal, Camberra.(20minutos.es)
-

A cerveja afinal não engorda… até pode emagrecer

-
"A barriga de cerveja é um mito." Pelo menos esta foi a conclusão de um estudo apresentado hoje sobre o consumo moderado da bebida, ou seja, entre dois a três copos por dia. A investigação levada a cabo pelo Hospital Clínic, a Universidade de Barcelona e o Instituto de Saúde Carlos III, adianta ainda que a cerveja, quando associada a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercício físico, "não engorda" e reduz o risco de vir a sofrer diabetes e hipertensão.
-
O estudo avaliou 1.249 pessoas, homens e mulheres com mais de 57 anos, altura da vida em que os problemas cardiovasculares são mais frequentes. Durante vários dias, alimentaram-se de acordo com a dieta mediterrânica e as refeições eram acompanhadas pela bebida (até meio litro por dia). Segundo os especialistas, as pessoas analisadas "não engordaram, como em alguns casos perderam peso".
-
A cerveja é uma bebida fermentada que recebe as propriedades nutricionais dos cereais com que é produzida. O mesmo acontece com o vinho e as uvas ou a sidra e as maçãs. Como explicou a Dr. Lamuela, uma das pessoas responsáveis pelo estudo, a bebida fornece ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio em maior quantidade do que muitas outras e causa um efeito "protector" sobre o sistema cardiovascular. É por isso que, os consumidores de cerveja em quantidades "normais" apresentam uma menor incidência de diabetes e hipertensão e um menor índice de massa corporal.
-
Notas do Papa Açordas: Já podiam ter dito isso! Com fama de ter uma barriga de cerveja, afinal, não passa de água...
-

Bruxelas prepara ajuda de 100 mil milhões a Portugal

-
Bruxelas está a preparar um pacote de ajuda externa no valor de 100 mil milhões de euros consoante os resultados do primeiro leilão de divida portuguesa de 2011, que terá lugar esta manhã.
-
A notícia foi avançada pelo jornal alemão do grupo do "Financial Times".
-
Recorde-se que ontem o governo fez um último esforço para tentar conter o aumento da taxa de juro cobrada no leilão de Obrigações do Tesouro de hoje. Numa conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças, Sócrates anunciou que os resultados preliminares da execução orçamental de 2010 revelaram uma "folga" de 800 milhões de euros - um valor que coincide com o impacto da integração do fundo de pensões da PT nas contas públicas, subtraído do valor pago pelos submarinos. Como resultado, o défice deverá ficar "claramente" abaixo dos 7,3%.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, a ajuda externa está mais perto do que a gente julga... Saliente-se que as previsões do Banco de Portugal são mais realistas que as do (des)governo...
-
-

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"De Orwell"

-
Julian Assange, fundador de Wikileaks, llega al Tribunal de Magistrados de Belmarsh en Londres, donde sus abogados intentan que no sea extraditado a Suecia para ser interrogado sobre los delitos sexuales por los que ha sido denunciado. Assange, en arresto domiciliario actualmente, asegura que está sufriendo una situacióln orwelliana.(20minutos.es)
-

Governo afasta pedido de ajuda e anuncia défice abaixo dos 7,3%

-
Portugal não vai recorrer à ajuda externa. Esta é uma das mensagens deixadas pelo Primeiro-Ministro na conferência de hoje, sobre a execução orçamental de 2010.
-
"Rumores e especulações sobre a vinda do Fundo Internacional Monetário (FMI) não ajudam o nosso país, é uma mera especulação que prejudica os interesses do nosso país, são rumores que só ajudam os especuladores e que vão contra Portugal e contra o euro", salienta o primeiro-ministro durante a conferência de imprensa.
-
José Sócrates começou por dizer que o défice para 2010 fica abaixo dos 7,3%, o que no entender do mesmo, "boas notícias". "Portugal não vai só cumprir o défice previsto para este ano de 7,3%, como irá ficar claramente abaixo desse valor". "O país fez o trabalho de casa e conseguiu", salientou o mesmo.
-
Segundo as contas de Sócrates, o Estado está com uma folga orçamental de 800 milhões de euros, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). "Supera as nossas expectativas", esclarece.
-
As receitas aumentaram 5,3%, acima dos 4,5% previstos. Já o saldo da Segurança Social vai superar os 720 milhões de euros, "bem acima dos 605 milhões de euros que estavam previstos".
Quanto à despesa do subsector Estado fixou-se em 1,7%, contra o aumento de 2,5% que estava previsto.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez a percentagem do défice vai ser aldrabada... Era bom que o Vitinha verificasse as contas... tal como o fez antigamente... Quanto à ajuda externa, ela é mais que certa...
-

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Anuncio de ETA

-
-

Educação quer reduzir lugares de topo. Madeira é excepção

-
Ministério da Educação vai reduzir 20% dos lugares de topo. Madeira, onde boa parte dos serviços tem mais dirigentes, está de fora deste cálculo
-
Ao longo deste ano os serviços centrais e regionais dependentes do Ministério da Educação vão ter de cortar 20% dos cargos de direcção. É só uma entre dezenas de medidas de consolidação orçamental que o governo impõe para conseguir reduzir o défice até 4,6% no fim de 2011. Uma decisão que se aplica a todos. Ou quase todos. Açores e Madeira, sendo regiões autónomas, estão fora deste cálculo. O que, neste caso, é uma oportunidade perdida para reavaliar os lugares de topo ocupados nos organismos públicos dos dois arquipélagos. Pelo menos no caso da Madeira, em que uma boa parte das entidades tuteladas pela Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC) concentra mais dirigentes e emprega mais funcionários do que várias entidades do Ministério da Educação (ME).
-
Tendo em conta que a população escolar e pré-escolar na Madeira representa cerca de 3% da do continente, fica a dúvida de se o esforço que se pede em nome da "sustentabilidade" das finanças públicas não deveria estender-se igualmente para lá do Atlântico. O i consultou planos de actividades, balanços sociais, relatórios de contas e ainda informações de vários sites institucionais para identificar os organismos com mais cargos de direcção [ver infografia]. Olhando para o ranking das 10 entidades públicas ligadas à Educação com mais dirigentes, a Madeira destaca-se com quatro serviços regionais. Na lista dos 10 organismos com maior percentagem de dirigentes em face do total de funcionários, o arquipélago madeirense aparece também representado com quatro entidades dependentes da SREC.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, como é que o sr. Jardim pagava os favores aos seus correligionários? O meu avô dizia que, de graça nem os cães iam à caça!... De resto. estamos habituados a Açores e Madeira não fazerem parte do Portugal da bancarrota...
-

domingo, 9 de janeiro de 2011

Parada militar Sevilla

-
Momento de la parada militar que tuvo lugar en la Plaza de España de Sevilla con motivo de la celebración de la Pascua Militar.(20minutos.es)
-

Alemanha e França querem que Portugal aceite ajuda financeira

-
Os Governos da Alemanha e da França querem que Portugal aceite ajuda financeira internacional quanto antes, de modo a evitar que a crise da dívida portuguesa alastre a outros países, informou a agência France Press (AFP).
-
O Presidente da República manifestou-se hoje surpreendido por uma revista alemã dizer que os Governos alemão e francês querem que Portugal aceite ajuda financeira internacional, sublinhando que não tem conhecimento que o assunto tenha sido discutido nas instâncias comunitárias. Já José Sócrates desvaloriza as notícias sobre ajuda externa e garante que Portugal vai cumprir objetivo orçamental.
-
A AFP revela que o periódico alemão, sem citar fontes precisas, afirma que "peritos" dos Governos da Alemanha e da França esperam que Portugal se coloque sob a assistência da União Europeia para evitar um contágio da crise da dívida para Espanha ou Bélgica.
-
O alarme foi dado depois da taxa de juro para uma emissão obrigacionista a seis meses ter sido colocada por Portugal na semana passada a 3,69 por cento.
-
"Por comparação, no mesmo dia, a Alemanha colocou um empréstimo a dez anos por 2,87 por cento", escreve o periódico alemão.
-
Berlim e Paris querem também que os países da zona euro assumam o compromisso de fazer o que for preciso para proteger a moeda única do bloco.
-
Notas do Papa Açordas: A teimosia do sr. Sócrates ainda vai sair cara a Portugal. Não há qualquer dúvida que, mais cedo ou mais tarde, teremos que pedir ajuda internacional e, quanto mais tarde, pior. O FMI não é nenhum papão...
-

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de FEVEREIRO 2011

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:
-
Aviso n.º 609/2011, D.R. n.º 5, 2.ª Série, de 2011-01-07. Declaração n.º 4/2011, D.R. n.º 5, 2.ª Série, de 2011-01-07. Declaração n.º 5/2011, D.R. n.º 5, 2.ª Série, de 2011-01-07. Declaração de rectificação n.º 30/2011, D.R. n.º 5, 2.ª Série, de 2011-01-07.
-

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Santuario de cisnes

-
Cisnes chapotean en el agua en un arrozal situado en la ciudad de Inzai, cerca de Tokio (Japón). La zona se ha convertido en un santuario de cisnes después de que en 1992 un vecino cuidara de seis cisnes que se refugiaron en un arrozal cercano a su casa. Desde entonces, cada año acuden más cisnes a la zona.(20minutos.es)
-

Recibos verdes. Quem ganha mil euros passa a receber apenas 578

-
Jovens a recibo verde vão pagar mais para a segurança social. Taxa passa de 24,6% para 29,6%
-
O novo código contributivo está a por os jovens que ganham a recibo verde à beira de um ataque de nervos. Quem ganhe 1000 euros mensais, passa a ter de entregar 21,5% à cabeça aos cofres do Estado por conta do IRS, e 29,6% à Segurança Social.
-
Contas feitas, significa que a partir deste mês, quem ganhe aquele valor através de recibo verde leva para casa qualquer coisa como 578 euros, ao invés dos anteriores 621 euros. A diferença entre o que se descontava e o que se vai descontar, vai sendo cada vez maior à medida que os valores recebidos crescem, pelo que as penalizações vão ser relevantes para os precários.
-
A argumentação do governo é diferente. Alega que as próprias empresas vão ser penalizadas pelo facto de terem trabalhadores a recibos verdes. As novas regras referem que as entidades empregadoras passam a ter de pagar 5% para a segurança social sobre estes recibos, desde que estes excedam 80% do que o trabalhador ganha.
-
Mas fontes contactadas pelo i dizem que esta é uma falsa questão e que na prática o regime vai sobretudo penalizar os precários, porque são eles quem leva a maior talhada nas remunerações ilíquidas: um aumento de taxa que é de cinco pontos percentuais.
-
Por outro lado, os verdadeiros recibos verdes, que trabalham para vários clientes, como os profissionais liberais, têm habitualmente contabilidade organizada, o que lhes permite abater várias despesas ao rendimento total ilíquido, o que diminui o que pagam em sede de imposto sobre o rendimento.
-
Notas do Papa Açordas: O mar bate na rocha, mas quem se lixa é o mexilhão!... Quem passa recibos verdes, a maior parte das vezes a cumprir um horário de trabalho, tem sido sempre prejudicado pela legislação portuguesa... Parece que até somos um país de precários, a começar pelo (des)governo...
-

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ex-dirigentes do BPN integram comissão de honra de Cavaco

-
Abdool Vakil, Joaquim Coimbra, Alberto Figueiredo, accionistas e ex-dirigentes do SLN, grupo liderado por Oliveira Costa, e ainda Fernando Fantasia (parceiro de negócios), integram a comissão de honra da recandidatura presidencial de Cavaco Silva. Nenhum é arguido no processo-crime em curso, mas todos foram ouvidos pela comissão parlamentar de inquérito à falência do BPN. A comissão do Presidente inclui quase 800 pessoas.
-
A nacionalização do banco justificou a criação de uma comissão de inquérito à supervisão e nacionalização do BPN, o que não foi alheio ao facto de a sua falência ter tido repercussões na esfera política. A instituição possuía nos seus órgãos sociais ou na estrutura accionista dirigentes políticos do PSD no activo, sendo os mais emblemáticos Dias Loureiro, nomeado por Cavaco para o Conselho de Estado, e os ex-ministros Arlindo Carvalho, Daniel Sanches e Rui Machete. E clientes como Duarte Lima. Também Cavaco Silva, a filha e o genro eram clientes do BPN e accionistas, posição que largariam antes de Cavaco avançar para Belém.
-
O Presidente disse ontem, nos Açores, que não falará mais sobre este assunto (ver texto nesta página).
-
A ligação de Abdool Vakil, economista e líder da comunidade islâmica, ao actual Presidente é antiga. Foram contemporâneos na faculdade, ambos passaram pelo Banco de Portugal, e o ex-presidente do Banco Efisa foi mandatário de Cavaco nas últimas presidenciais. E foi como presidente do Efisa, vendido por si em 2002 a Oliveira Costa, que passou a integrar a administração do BPN SGPS.
-
Notas do Papa Açordas: O Padrinho está a largar os seus afilhados ou, em estilo alentejano, a cuspir na sopa... Portugal não é a Sicília e, deste modo, Cavaco Silva terá que explicar a quem vendeu as acções da SLN, e como obteve 14o % de ganho... Até lá, ficam as dúvidas no ar!...
-

En peligro

-
Miamunah, una orangután de Sumatra, y su bebé Dewi salen de su recinto al aire libre por primera vez desde el nacimiento de Dewi en el Zoológico de Melbourne, Australia. Dewi es el segundo bebé orangután que ha nacido en el zoológico, la especie está en peligro de extinción debido a que su hábitat en los bosques están siendo arrasados por el hombre.(20minutos.es)
-

INE. Portugal fica "cego" para analisar evolução do desemprego

-
Instituto de Estatística admite não ser possível calcular, para já, o impacto que a alteração terá nos indicadores de emprego
-
Quando forem divulgados os números do desemprego do primeiro trimestre de 2011 não será possível saber se o número de desempregados aumentou ou diminuiu. A alteração na recolha de dados anunciada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no site irá interromper a série iniciada em 1998. "As estimativas desse trimestre não poderão ser directamente comparadas com as dos trimestres anteriores", admitiu ao i fonte oficial do INE, que ainda apontou que a alteração agora promovida foi recomendada pelo Eurostat.
-
A alteração de metodologia fará com que os inquéritos sobre o emprego, até agora feitos exclusivamente de forma presencial, passem a ser conduzidos por telefone. A mudança terá um impacto nos resultados dos inquéritos - daí a quebra de série - embora o INE admita que não consegue prever o impacto que a alteração terá em indicadores como a taxa de desemprego.
-
"Não vejo que haja grande problema: já aconteceram quebras de série em 1992 e 1998", explica ao i Pedro Adão e Silva, especialista em mercado de trabalho. "Continuará a ser possível cruzar dados do INE com os dos centros de emprego, como já faz o Eurostat."
-
As principais críticas apontadas ao INE relacionam-se com o timing da decisão. Numa altura em que o desemprego atingiu máximos históricos (10,9%), é importante conhecer tendências no mercado de trabalho. O INE defende-se dizendo que o projecto começou a ser criado em 2007 e executado desde 2008, estando agora suficientemente maduro para poder ser implementado. Em conferência, a presidente do Conselho Directivo do INE, Alda de Caetano Carvalho, defendeu a independência do instituto face ao governo e que não há timings ideais para uma decisão deste género. "Nunca é oportuno. Porque se está a subir, ou porque se está a descer", disse.
-
Notas do Papa Açordas: Numa altura em que o desemprego atingiu os 10,9 % ( há quem refira 14 %), é excelente para o (des)governo do sr. Sócrates, o INE mudar de táctica... Baralha, baralha, e ninguém fica a saber a percentagem real do desemprego... apenas aquela que o sr. Sócrates quer...
-

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Hay cocodrilos

-
Fotografía cedida por la policía de NT que muestra a cuatro turistas atrapados encima de su vehículo cerca de Jabiru en Darwin (Australia). Los cuatro turistas han sido rescatados del techo de su vehículo después de que este quedara atrapado en aguas infestadas de cocodrilos en el Parque Nacional de Kakadu.(20minutos.es)
-