quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cherne com alguns

-
Presidente da comissão conseguiu uma maioria absoluta no Parlamento Europeu
Durão Barroso reeleito pela direita europeia

-
Sem surpresas, Durão Barroso foi hoje reeleito pelo Parlamento Europeu (PE) para um segundo mandato de presidente da Comissão Europeia, com uma maioria absoluta de 382 votos a favor, 292 contra e 117 abstenções.
-
Apesar de largamente confortável, a maioria hoje conseguida de 53 por cento dos votantes, ficou aquém do resultado de 58 por cento obtido pelo presidente da Comissão há cinco anos, o que traduz a leitura crítica de parte do PE sobre o balanço do seu primeiro mandato.
-
Imediatamente após o voto, Barroso agradeceu, em português, a “enorme confiança” manifestada pelo PE, que confirma o apoio unânime à sua recondução que já tinha sido expresso pelos líderes da União Europeia (UE) em Junho passado. Ao mesmo tempo, agradeceu o apoio de todos os seus apoiantes, incluindo o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o Presidente da República, Cavaco Silva.
-
A eleição marca o arranque do processo de constituição da nova Comissão Europeia que deveria entrar em funções a 1 de Novembro. O processo poderá no entanto ser atrasado se os governos da UE preferirem esperar pela entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que volta a referendo, para ratificação, na Irlanda a 2 de Outubro, de modo a ter em conta os diferentes procedimentos e composição do executivo europeu, a única instituição comunitária que tem o poder de apresentar propostas legislativas.
-
Notas do Papa Açordas: Não aquece nem arrefece. O homem que serviu o café, nas Lajes, aos senhores da guerra, vai continuar ao seu serviço...
-

Sem comentários: