quarta-feira, 30 de abril de 2008

Salários reais caem 0,2 por cento este ano

Três anos seguidos de perda do poder de compra
-
-
De acordo com os dados ontem divulgados pelas autoridades europeias, o salário real por trabalhador em Portugal deverá registar uma quebra de 0,2 por cento este ano, o que significa que o aumento nominal de 2,6 por cento nos salários será totalmente absorvido pela inflação prevista de 2,8 por cento. Esta perda do poder de compra segue-se a reduções dos salários reais de 0,9 por cento em 2006 e de 0,6 por cento em 2007.
-
Estes três anos seguidos de aumentos salariais abaixo da inflação são o período mais longo de que há registo desde 1981 até agora. Aliás, a diminuição dos salários médios em termos reais vinha sendo, até agora, um fenómeno pouco frequente. Apenas se tinha registado em quatro anos de recessão económica: 1983, 1984, 1993 e 2003.
-
Por causa disso, a presente década arrisca-se a ser, de longe, a que piores notícias trouxe para os portugueses, ao nível dos salários. Entre 2001 e 2009, estima a Comissão, a variação real será apenas de 0,2 por cento ao ano. Um valor que contrasta com 6,6 por cento nos anos 60, 4,5 por cento nos anos 70, 1,6 por cento nos anos 80 e 2,9 por cento nos anos 90.
-
Entre as explicações mais óbvias para este fenómeno estão a contenção salarial verificada na Administração Pública, com sucessivos anos de aumentos salariais abaixo da inflação e a escalada da taxa de desemprego para níveis recorde, o que retira poder negocial aos trabalhadores do sector privado para exigirem aumentos salariais mais generosos...> (Público)
-
Nota do Papa Açordas: Será possível que num país cor de rosa, possa acontecer uma coisa destas? Ou então, Sócrates está a enganar-nos (não admira) e a realidade do país é muito diferente daquela que ele pinta...

Al fin, tierra.

------------------------------------------------------------------Paco Campos / EFE

Al fin, tierra. El patrón del atunero vasco Playa de Bakio, Amadeo Alvarez, hace un gesto ante los miembros de la prensa congregados en el puerto de Victoria, República de Seychelles, que esperaban la llegada del pesquero español tras concluir el sábado su secuestro en aguas de Somalia. (20 Minutos)

terça-feira, 29 de abril de 2008

Reacção às previsões económicas da Primavera da Comissão Europeia


Cavaco pede "atenção" ao Governo para impedir "regressão" na política orçamental
-
O Presidente da República, Cavaco Silva, pediu hoje "atenção" ao Governo para impedir uma "regressão" na actual situação de correcção orçamental, mas concorda que a economia portuguesa tem uma "capacidade de resistência melhor do que noutras ocasiões"."Espero que o governo esteja atento a essa matéria e não se vá regredir novamente para a ordem dos 3,0 por cento" do PIB de défice orçamental, considerou o Presidente da República à chegada a uma reunião de oito presidentes não executivos de Estados-membros da União Europeia (UE), segundo informa hoje o jornal Público.

A Confissão de Jardel e o CNAD

Jardel confessa que começou a consumir cocaína quando esteve no Sporting, em entrevista concedida ao programa "Esporte Espectacular", da TV Globo, do Brasil, conforme se pode ler no Jornal de Notícias.
-
Nessa época, Super Mário iniciou o processo de divórcio de Karen Matzenbacher, protagonizou um episódio inédito ao apresentar uma baixa psicológica que durou cerca de dois meses, altura em que foram notícia as suas frequentes noitadas e acidentes de viação.
-
Como foi possível o CNAD (Conselho Nacional Anti_Dopagem) não detectar a cocaína consumida pelo Jardel? No mínimo, estranho!?!....

INSEGURANÇA TOTAL...

Situação mais grave na GNR do que na PSP
-
O presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, José Manageiro, disse à TSF que a situação é mais grave na GNR do que na PSP no que respeita à falta de efectivos nas esquadras.

Cruzando la calle

--------------------------------------------------------------Jason Reed / Reuters
-
Cruzando la calle. Una pata con sus patitos en una calle cerca del edificio del Capitolio en Washington, DC. (20 Minutos)

El travesti Andrea Albertino

-------------------------------------------------------------------MARCELO RÉGUA/EFE
-
El travesti Andrea Albertino, o André Luis Ribeiro Albertino, posa en Río de Janeiro, Brasil. ha acusado al futbolista brasileño Ronaldo de acostarse con él y no querer pagar por sus servicios en un motel de la ciudad. El jugador del Milan aduce que contrató a tres prostitutas que al final resultaron ser travestis, un servicio que se negó a pagar. (20 Minutos)

Ministério da Agricultura/DRAPALG: concursos manipulados

Publicado em 22 de Abril de 2008
-
Ministério da Agricultura/DRAPALG: concursos manipulados
-
Grande parte dos concursos abertos pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG) e, de um modo geral, em toda a função pública, são concursos que, à partida, já os dirigentes sabem quem vão colocar em primeiro lugar...
-
De modo que, o Papa Açordas, a bem do Serviço Público, resolveu denunciar estas manobras, tendo assim publicado em 7/Dez/2007, o resultado final de um concurso que só ia terminar daí a 4 meses, portanto, já em 2008.
-
Como pode verificar pelo "post" que então publicámos, os resultados foram precisamente aqueles que indicámos, assim para:
-
Dir. Serv. de Planeamento e Controle: J.P.V.S.M. - João Pedro Valadas Silva Monteiro
-
Dir. Serv. Apoio e Gestão de Recursos: M.J.M.A.N. - Maria João Mendes Almeida Nabo
-
Dir. Serv. Val. Amb. e Apoio à Sustent.: M.N.V.L.D. -Mário Nuno Valente Lopes Dias
-
Dir. Serv. de Agricultura e Pescas: J.M.E.F. - José Manuel Entrudo Fernandes
-
Como então informámos, o concurso para a Direcção de Serviços de Inovação e Competividade não foi aberto, porque o candidato oficial, Júlio Mendes Isidoro Cabrita, actual director do ex-Ifadap/IFAP, ainda não tem a respectiva lei orgânica aprovada, ficando o lugar em "alqueive" à sua espera.
-
Saliente-se que este dirigente, na mudança que fez de Faro para o Patacão, "esqueceu-se" de meia dúzia de funcionários nas instalações da Rua Vasco da Gama, em Faro, aos quais não lhes é distribuído qualquer trabalho... Dentro de pouco tempo, contaremos em pormenor este caso...
-
Dada a gravidade da situação, o Papa Açordas vai apresentar o caso na Procuradoria Geral da República e aos líderes parlamentares dos partidos com assento na Assembleia da República.
-
Como é costume, o sr. ministro, assobia para o ar...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

La crisis del arroz

----------------------------------------------------------------Romeo Ranaco/Reuters
La crisis del arroz. Trabajadores empaquetando arroz en Bicutan, al sur de Manila. El Gobierno filipino ha pedido la intervención del Banco Mundial para que las naciones exportadoras de arroz para que aseguren el abasto del producto. (20 Minutos)

MAIS UMA AZELHICE DA ASAE

«O inspector-geral da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), António Nunes, garantiu hoje que, até terça-feira, serão divulgadas as marcas e os lites de óleo de girassol contaminados com hidrocarbonetos de origem ucraniana, noticia a SIC. No entanto, até serem dados a conhecer os nomes, a autoridade desaconselha o consumo deste produto.» [Público]
-
Parecer:Primeiro manda retirar os óleos de girassol e só depois vai ver quais as marcas afectadas.
Vale a pena comparar o que está sucedendo em Portugal graças à incompetência da ASAE com o que ocorreu em Espanha. Por cá lançou-se o pânico, não se identificaram as marcas, nem se notificou os comerciantes que ficaram sem saber, agora a ASAE diz que na terça-feira serão divulgadas as marcas envolvidas o que de nada adianta pois para além das marcas importa saber quais são os lotes.
Em Espanha, onde não há ninjas da ASAE não houve pânico e o problema já está resolvido, nos próximos dias serão divulgadas as marcas, provavelmente porque a fonte é a mesma da ASAE. Viva a ASAE e o seu presidente António, graças a ele e à sua fama podemos viver tranquilos e de boa saúde, só não é tudo perfeito porque de vez em quando teremos que levar com as baforadas das suas cigarrilhas, ainda que estejamos em locais onde supostamente lhe cabe assegurar que ninguém fuma.
«Las partidas de aceite de girasol procedentes de Ucrania contaminadas ya están controladas, según ha informado la Cadena SER citando fuertes gubernamentales. El Gobierno retirará en las próximas horas la recomendación de no consumir este tipo de oleico, después de que el viernes pidiese a la población no usarlo mientras detectaban las marcas defectuosas.» [El Pais]
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desaprove-se mais uma vez a actuação da ASAE, o seu presidente que trabalha mais e faça mesmo alarde.» (O JUMENTO)

sábado, 26 de abril de 2008

No Norte, cada funcionário da ASAE tem de detectar 124 infracções ao ano


Portas tem provas que ASAE quantifica objectivos anuais para os inspectores

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, acusou hoje a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de estar a "perverter" o seu funcionamento ao distribuir "objectivos quantificados" que cada inspector deve cumprir. Segundo Paulo Portas, o CDS-PP teve acesso a um "documento oficial da ASAE distribuído dentro da Direcção Regional do Norte" daquela entidade, no qual estão quantificados os objectivos anuais para cada inspector, conforme pode ler aqui.
-
A Lili da ASAE agora resolveu impôr serviços mínimos ao seu pessoal e, já agora, quantas entrevistas às televisões a Lili está obrigada a dar?

PS defende coligações com PCP e BLOCO

Afonso Lobão, porta-voz do PS/Valongo e socialista apontado como possível candidato à Câmara, defende uma coligação com PCP e BE nas eleições autárquicas do próximo ano e lança "um desafio" à Federação Distrital do Porto para promover alianças de Esquerda."Entendo que o PS local e também a nível distrital deveria ponderar a realização, nas próximas autárquicas, de alianças à Esquerda, com BE e PCP", disse Afonso Lobão, ao JN, a propósito do discurso que proferiu nas comemorações do 25 de Abril, em que lançou o mote para uma coligação e se manifestou disponível para concorrer em Valongo.
É uma prova como o PS está preocupado com as próximas eleições autárquicas e legislativas, em grande parte devido à política de direita que tem praticado e tem levado este país ao estado calamitoso em que está. Mas, também deve estar à espera de levar uma nega dos partidos de esquerda...

Espectacular accidente

--------------------------------------------------------------------Lajos Nagy/EFE


Espectacular accidente. El surafricano Giniel De Villiers y su copiloto alemán Dirk von Zitzewitz, del equipo Volkswagen, sufren un accidente durante la quinta etapa del Rally Centroeuropeo disputada cerca de Jutaspuszta, suroeste de Budapest. (20 Minutos)

QUEM MANDA?


«Já se fala em Manuela Ferreira Leite como uma "lebre" de Rui Rio. Há uma certa lógica nesta metáfora das corridas de fundo. Manuela Ferreira Leite tem 68 anos e terá 69 (ou talvez perto de 70; não sei em que mês nasceu) em Outubro de 2009. Para chegar a primeira-ministra não precisa só que Sócrates perca a maioria absoluta, precisa que Sócrates perca a maioria simples e, mais do que isso, que o PSD ou a direita, no seu conjunto, ganhem a maioria absoluta: uma possibilidade longínqua. Se governar, Manuela Ferreira Leite não governará antes dos 73-74 anos, quase tão velha como Salazar - o que, evidentemente, não é de prever. Manuela Ferreira Leite não serve para o futuro. Serve agora para dar um ar decente ao PSD, depois da irresponsável, errática e, às vezes, repelente direcção de Menezes; para fazer esquecer meses de balbúrdia e o "caso Câncio".
-
Mas serve também, em teoria, para escolher um grupo parlamentar com algum equilíbrio e competência e reduzir a facção populista do partido. Infelizmente, a facção populista do partido percebe muito bem o que se prepara e está decidida a não se deixar varrer de cena, despedida e mal paga. Até sem Menezes (se ele de facto saiu), fica a organização que o elegeu e a rede de interesses que o sustentou. Por enquanto, toda essa gente anda ainda à procura de um cabecilha (não digo, por vergonha, uma cabeça). Consta que Pedro Santana Lopes, como sempre, não recusará esta nova aventura. De qualquer maneira, Manuela Ferreira Leite não vai ser recebida por um PSD arrependido e cooperante. A balbúrdia vai continuar e até provavelmente piorar. A vida de milhares de "bases" depende de que nada ou quase nada mude.
-
O que divide o PSD não é o programa ou a ideologia, em sentido estrito, mesmo porque o programa e a ideologia contam pouco num movimento populista. O que divide o PSD é uma questão política, a questão nua e crua do poder: quem manda ou não manda no partido. Mandam os "notáveis", como Ferreira Leite, que no seu tempo Cavaco recrutou, e a "classe média respeitável" da universidade e do "sector privado"? Ou manda o pessoal das câmaras, das distritais, das concelhias, das secções? Manda Arnaut ou Ribau? Morais Sarmento ou Marco António Costa? A resposta determina a divisão do bolo. A guerra é pelo bolo - pelo subsídio e pelo negócio, por lugares no Parlamento, na "Europa", no funcionalismo - e não desaparece pondo à frente do PSD um ícone de uma era de ouro remota e acabada.» [Público assinantes]
-

O ESPECTÁCULO TRISTE DA DIREITA

Aquilo a que se está a assistir no PSD é um espectáculo deprimente, Ferreira Leite foi obrigada a candidatar-se porque Rui Rio não está para se incomodar, Santana Lopes candidata-se porque Luís Filipe Menezes não conseguiu convencer o Alberto João, Pedro Passos Coelho candidata-se com o estatuto de candidato estagiário e Patinha Antão entra na corrida para conseguir aparecer na televisão.
-
Este é o projecto político do maior partido da direita que, aliás, é quase toda a a direita, sem projecto, sem ideias, sem gente nova, sem propostas para o país, o melhor que arranjou foi uma senhora que nunca teve uma ideia e o mais incompetente dos políticos portugueses, uma rezingona e um político que não hesitou em recorrer ao golpe baixo na luta política.
-
A direita das virtudes, dos melhores gestores, dos melhores programas económicos apresenta-se como uma loja de roupa em segunda-mão, roupa remendada e mal lavada, é assim que a direita quer governar o país, com maltrapilhos e cadáveres políticos? (O JUMENTO)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

El salto del invierno al verano

-----------------------------------------------------------------Ángel Medina G./EFE

El salto del invierno al verano. Un termómetro marca los 36 grados centígrados en Las Palmas de Gran Canaria. (20 Minutos)

Sexta-Feira, dia 25 de Abril

Imagem obtida no Rossio, no dia 25 de Abril de 2004
(uma pequena homenagem a um jovem oficial da Armada que participou no 25 de Abril,
que por isso foi prejudicado, acabando por passar à reserva. Era meu irmão
e faleceu no passado dia 21 de Março, com 53 anos)

-
Passados 34 anos desde o 25 de Abril de 1974 os portugueses não só ainda não se entenderam com esta data da sua história, como não lhe deram a devida projecção porque preferem considerá-la como o ponto de partida ou o fim dos seus projectos. Uma boa parte da direita ainda não se recompôs da necessidade de ter ido a eleições de vez em quando, a esquerda persiste em considerar que o 25 de Abril é um momento indissociável do seu projecto político.
-
A esquerda que foi apanhada de surpresa pelos acontecimentos tem dificuldade em perceber que o 25 não foi o resultado de uma luta de décadas desta ou daquela organização política. A direita foi surpreendida e de repente achou que tudo poderia ter sido de outra forma, quando nada fez para que assim fosse.
-
Hoje alguns vão festejar tentando fazer crer que o 25 de Abril genuíno foi o dos acontecimentos que se lhe seguiram, outros, como um conhecido blogger, sentem-se mal na cidade e dizem que vão o mais longe possível, para junto da fronteira, talvez porque sinta o conforto da memória do franquismo, uma das ditaduras mais assassinas da história da Europa, talvez a memória dos bombardeamentos de Guernika os façam sentir bem com a sua consciência política.
-
É preciso libertar o 25 de Abril de quem não é capaz de perceber a sua dimensão universal, a grandeza de um movimento que teve a grandeza de perdoar aos facínoras do regime derrubado ou a sua importância na história da humanidade. O 25 de Abril é muito mais do que o das gaivotas de Vasco Gonçalves ou das atoardas idiotas do major Saraiva de Carvalho, é tudo isso e muito mais, é tudo o que se fez e o que ficou por fazer, foi um processo em que um povo se embebedou com a liberdade e construiu uma democracia. Talvez não seja perfeita, talvez os seus protagonistas posteriores não tenham sido os melhores, mas é uma democracia que nos orgulha enquanto povo.
-
Uma democracia que levou Chico Buarque a pedir-nos que lhe mandássemos um cheirinho de alecrim para um Brasil a viver em ditadura, uma democracia que ajudou a vencer o franquismo, uma democracia que ajudou a libertar uma boa parte de África.
-
É preciso libertar o 25 de Abril das nossas incapacidades, da tentativa de o converter em num chavismo europeu ou de aprisionar a projectos políticos que foram ultrapassados pelos acontecimentos de Abril e, mais tarde, pela própria história. É preciso que o 25 de Abril seja de todos os portugueses para que um dia seja de todos os europeus ou de todos os africanos, porque nessa data começou a sua liberdade. (O JUMENTO)

Fábrica faliu após visita da ASAE

Treze trabalhadores no desemprego
-
A fábrica de sumos Sepol, na Guarda, cuja actividade foi suspensa há dois meses por determinação da ASAE, entrou em processo de insolvência, mandando para o desemprego os 13 funcionários, informou ontem a empresa.
-
Carlos Soares, sócio-gerente da fábrica, que também produzia xaropes e licores, entregou ontem as chaves das instalações a um administrador nomeado pelo tribunal. O empresário considera que a falência “era o fim esperado”, depois da fiscalização da ASAE, que culminou com a suspensão da produção. “Ficámos sem capacidade para fazer face às despesas”, explicou Carlos Soares, “triste” com a forma co-mo fechou a empresa, fundada em 1953. A ASAE ordenou o encerramento da Sepol porque “não tinha” condições na zona de armazenagem dos produtos, “o pavilhão estava sujo, as paredes degradadas e sem pintura”. No entanto, permitiu que os produtos em stock fossem colocados no mercado. (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: A pedagogia da ASAE é fechar empresas, é esse o seu principal papel. 34 anos depois do 25 de Abril, ainda se admite uma coisa destas em Portugal...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Jardim já tem tropas para a batalha

Quando se tem o apoio das duas principais figuras da hierarquia do
Estado, Presidente da República e Presidente do Parlamento, Alberto
João Jardim não deve hesitar e apresentar já a sua candidatura à
liderança do PSD, que as "tropas" virão depois.

É mais uma candidatura no âmbito das de Santana Lopes e Luís Filipe
Menezes, mas agora com música do bailinho da Madeira.

Pode ler a notícia completa em Portugal Diário.

Tratado de Lisboa aprovado

O tratado de Lisboa, ou da Porcalhota, como quiserem, foi ontem aprovado

pelo Parlamento, com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP. Os restantes

partidos, PCP e BE, votaram contra o documento, criticando a ausência de um

referendo e as "perdas de soberania nacional", segundo o Correio da Manhã.

-

Para muitos, nós incluídos, é mais uma promessa que Sócrates não cumpre, a

par de muitas outras, e em que se deixou perder uma excelente oportunidade,

do povo português se pronunciar sobre o que pensa da Europa. É triste...

1688 pessoas na lista de excedentários

Função Pública. Regime de Mobilidade Especial
-
1688 pessoas na lista de excedentários

-

A Administração Pública tem neste momento em regime de mobilidade especial 1688 pessoas, das quais cerca de 1100 pertencem ao Ministério da Agricultura, segundo dados apresentados ontem pela directora-geral de Administração e Emprego Público (DGAEP), ao CM.
A responsável da DGAEP, Teresa Nunes, revelou ainda que a grande maioria dos funcionários em sistema de mobilidade especial (SME) está numa fase em que aguarda que seja atribuída uma nova função, sendo que apenas 118 empregados públicos colocados no SME encontraram um novo trabalho dentro da AdministraçãoPública.Cercadeuma centena optou abandonar a Função Pública e 195 viram a situação laboral ser suspensa sem vencimento.

Cara pinchada

--------------------------------------------------------------Alejandro Ernesto/EFE

Cara pinchada. Luis Antonio Agüero, un cubano con el rostro lleno de piercings, permanece en la entrada de la Catedral de La Habana a la espera de que pasen turistas a fotografiarse. (20 Minutos)

Professores não concordam com acordo Governo-Sindicatos

Duas centenas de professores manifestam-se em Viseu "para mudar as políticas" do Governo
-
Duas centenas de professores concentraram-se hoje em Viseu para avisar o Governo de que pretendem continuar a sua luta, apesar do entendimento recentemente alcançado entre a plataforma sindical e o Ministério da Educação. Lado a lado, bandeiras dos sindicatos da Federação Nacional de Professores (Fenprof) e da Federação Nacional de Educação (FNE) seguiram nas mãos dos docentes desde o Rossio até ao Governo Civil de Viseu, onde foi entregue uma moção a esclarecer que pretendem "continuar a luta para mudar as políticas", como pode ler no Público.

La señora Mu Pao

----------------------------------------------------------------CHRISTIANE OELRICH/EFE

La señora Mu Pao, de la tribu Kayan, muestra los anillos alrededor de su cuello en Kayan Tayar, Tailandia. Zember, hija de Mu Pao, ha optado por quitarse los anillos con la esperanza de que ésto les facilite la obtención de visas cuando su calidad de refugiada sea aceptada en otros países, después de que el gobierno tailandés les negara a algunos la salida. Algunas de las mujeres Kayan creen que las autoridades no las dejan salir porque se perdería un atractivo para el turismo, pero esa versión es negada oficialmente. (20 Minutos)

Os concursos do Estado

OS CONCURSOS DO ESTADO
-
Os nossos políticos, cansados de dar a cara pela nomeações de boy, inventaram os concursos para a nomeação de alguns dirigentes da Administração Pública. Só que estes concursos não passam de uma farsa paga com dinheiros públicos, se dantes as nomeações eram feitas por critérios desconhecidos, agora inventam-se falsos concursos para nomear precisamente as mesmas pessoas.
-
São raros os concursos honestos, a regra é toda a gente saber quem vai ser o futuro chefe de divisão ou director de serviços. Em regra, muito antes de ser aberto o concurso os escolhidos são nomeados temporariamente para enriquecerem o currículo com o desempenho do cargo e alguns cursos no INA pagos pelo Estado. Por fim abre-se um concurso onde não se correm riscos, o perfil exigido é tão preciso que quase inclui o nome do futuro chefe.
-
O "Papa Açordas" dá-nos conta de uma destas farsas, quando em Dezembro do ano passado foram publicados os avisos de concursos para chefias no ministério da Agricultura indicou os futuros vencedores. Como não podia deixar de ser acertou em todos, situação que se verifica em 99,9% dos concursos feitos na Administração Pública.
-
Quanto é que esta farsa custará aos contribuintes?
-
Nota do Papa Açordas: "O JUMENTO" está de acordo com o que escrevemos ontem sobre os concursos na administração pública. Pura aldrabice...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ex-combatentes descem à rua a 14 de Maio contra o governo

Ex-combatentes descem à rua a 14 de Maio contra o Governo
-
Contra a falta de respostas do Governo às reivindicações dos militares portugueses que combateram na guerra colonial, a Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA) decidiu marcar para o próximo dia 14 de Maio uma "grande manifestação". No mesmo dia, que coincide com o 34.º aniversário da associação, a direcção da associação vai entregar em mão ao primeiro-ministro um documento com os direitos por atribuir aos deficientes das Forças Armadas, bem como os que exigem que sejam repostos.
-
A suspensão da assistência médica e medicamentosa está entre os principais motivos do descontentamento dos antigos militares que tomaram a decisão de se manifestar durante uma assembleia geral da associação realizada, no sábado passado, no Centro de Congressos de Lisboa, que reuniu cerca de mil ex-combatentes.
-
Segundo o presidente da ADFA, José Arruda, a associação exige "a reposição imediata da assistência médica e medicamentosa que vigorava antes da publicação do Decreto-Lei n.º 167/2005", que retirou aos ex-combatentes o direito aos medicamentos.
-
A isenção de IRS para as pensões pagas aos ex-combatentes é outra das questões que motivam a manifestação. Os elementos da ADFA defendem que as pensões, pagas com carácter indemnizatório, não podem ser encaradas como rendimentos.
-
O problema da burocracia na tramitação de processos, por acidentes em serviço militar, é outra das preocupações dos militares. Associação de Deficientes das Forças Armadas prepara manifestação contra José Sócrates. (Público)
-
Nota do Papa Açordas: O que este governo fez com os militares e deficientes das forças armadas, só seria possível num pais do terceiro mundo, governado por um Mugabe ou Bokassa...mas, pelos vistos, em Portugal também temos um: sócrates...

Documento assinado por figuras do PS critica situação actual do país

Associação 25 de Abril
Documento assinado por figuras do PS critica situação actual do país

-
Várias figuras do PS assinaram um documento emitido pela Associação 25 de Abril, que apela à participação no desfile do 25 de Abril e faz uma análise crítica à situação do país.
-
O "Apelo à Participação", divulgado ontem pela Associação 25 de Abril, conta com a assinatura de diversas figuras do PS, entre os quais Mário Soares, Manuel Alegre, Ferro Rodrigues, Almeida Santos ou Maria de Belém Roseira.
-
Ao longo do documento pode ler-se que "as incertezas de uma conjuntura económica, afectada pela eclosão e desenvolvimento de várias ordens de crises e, no plano interno, pela permanência dos problemas estruturais de que o país continua a padecer, fazem com que as comemorações do 25 de Abril de 2008 se processem num clima pouco desanuviado e escassamente propício à jubilação colectiva".
-
"Numa altura em que os diversos índices sociais e económicos continuam a remeter-nos para os últimos escalões da Europa Comunitária, não poderá haver lugar para o enfraquecimento dos serviços que cabe ao Estado assegurar", refere ainda o manifesto emitido pela Associação 25 de Abril.
-
Vasco Lourenço, presidente da associação, disse hoje à Lusa que o documento "não é, de maneira nenhuma", uma crítica ao Governo de Sócrates e que "cada um lê o que quiser".
-
"Não há crítica, nem se pretende que haja. O documento é uma análise não conjuntural, além disso, o PS faz parte da Comissão Promotora, essa especulação não faz qualquer sentido", concluiu Vasco Lourenço.
-
O desfile, entre a Praça do Marquês de Pombal e a Praça do Rossio, tem início às 15h00 de sexta-feira. (Público)
-
Nota do Papa Açordas: É bom que os verdadeiros socialistas apareçam a denunciar o estado real do país. Sabe-se que o sr.sócrates não gosta, mandando até os deputados doirar pílula, mas os portugueses têm que saber a verdade.

Ministério da Agricultura/DRAPALG. concursos manipulados II

De um nosso leitor, devidamente identificado, recebemos um comentário ao assunto em título, que, pela sua originalidade, resolvemos publicar.
Assunto: MINISTÉRIO DA DESAGRICULTURA
-
DIGNISSÍMO PAPA AÇORDAS.
MERETÍSSIMO OBSERVADOR.
-
QUERO DIZER-LHE QUE OU ANDA MAL DA VISTA OU ANDA-ME A FALHAR COMO AS NOTAS (QUALQUER UMA, TODAS ME FALHAM) O SENHOR ESTÁ A CRITICAR PELA NEGATIVA UM ASSUNTO MUITO SÉRIO.
-
A DRAP. ALGARVE ATÉ JÁ PODIA SABER QUEM IRIA GANHAR OS DIFERENTES CONCURSOS PARA OS DIFERENTES LUGARES, POIS ESTÁ CLARO QUE SABIA PORRA, ATÃO NÃO HÁ-DE AGORA CONHECER A FORÇA DO POVO E A SABEDORIA DO MESMO E ONDE ESTÃO OS MELHORES? É LÓGICO E SABIDO QUE SABE ATÉ PELO CHEIRO, ATÃO NA HAVERA DE SABER? ELES CONHECEM-SE AO LONGE.
-
MAS TOME ATENÇÃO SENHOR PAPA AÇORDAS, A DRAP. ALGARVE ABRIU E FECHOU CONCURSO E ASSIM É QUE DEVE SER PORRA, POIS QUANDO ALGUÉM OS CHATIAR ELES DIRÃO... ESTÃO AQUI NO TACHO PORQUE PROVAMOS QUE SÃO OS MELHORES! NÃO SE SABE EM QUÊ MAS CERTAMENTE QUE SÃO, ISSO PODE VOCEMECÊ TER A CERTEZA.
-
JÁ AGORA DEIXE-ME FAZER AQUI UM DESVIO AO ASSUNTO PARA ANALISAR BEM A SUA POSTURA COMO PAPA AÇORDAS. PENSANDO BEM, QUEM PAPA AÇORDAS TAMBÉM PAPA CASPACHOS E ENTRA-SE AQUI NUMA SITUAÇÃO MISTA. SENDO ASSIM, O SEU NOME DE GUERRA DEVERIA SER PAPA MISTO.
-
MAS JÁ AGORA CONTINUAMOS COM O PAPA AÇORDAS NESTA CONVERSA DESAGRÍCOLA QUE ATÉ PODE METER POEJOS. EU ACHO QUE VOMECÊ ESTÁ A VER MAL A COISA, A DRAP. ALGARVE FEZ A COISA COMO DEVE SER, SÓ NÃO SEGUIU OS PRINCIPIOS DO SENHOR MINISTRO DAS FINANÇAS. ENTÃO PRA QUE ANDARAM AQUELES ALGARVIOS A GASTAR DINHEIRO COM PAPEIS, COM COMISSÕES/JURIS PARA DESANALISAR OS PROCESSOS DE CADA UMA DAQUELAS CABECINHAS PENSANTES? NAN SABIAM JÁ QUE ERAM BOAS? E DEPOIS AS MESMAS CABECINHAS ESTIVERAM AQUELE TEMPO TODO SEM RECEBEREM PELO TACHO QUE LHES FOI OFERECIDO, POIS TIVERAM QUE ESPERAR PELO RESULTADO DA PORRA DO CONCURSO. AGORA É BEM FEITO QUE ELES SE ZANGUEM, PONHAM A CABECINHA A PENSAR E LHES PEÇAM UMA INDEMNIZAÇÃO POR ESSA PERDA.
-
NUMA COISA TEM VOCEMECÊ RAZÃO VÊ-SE LOGO QUE OS GAJOS SÃO ALGARVIOS, ATÃO PORQUE NÃO PERGUNTARAM ÁS PESSOAS DÉVRA? SE VOCEMECÊ OS CONHECER AVISE-OS E DIGA-LHE PARA QUALQUER ASSUNTO QUE LIGUEM PRA DRAP. ALENTEJO ELES LÁ SABEM TUDO.VEJA COCEMECÊ MANDARAM NÃO SEI QUANTOS MALVADOS PARA OS DISPONÍVEIS E NINGUÉM RECLAMOU E ESTÁ PROVADO QUE OS PROCESSOS ESTÃO TODOS DIREITINHOS (NAS PRATELEIRAS) E SABE MAIS? AGORA PELO NATAL, SÓ QUERIA QUE VOCEMECÊ VISSE, AQUELES GABINETES ESTAVAM TODOS CHEIOS DE FLORES E GARRAFAS DE DIFERENTES BEBIDAS PARA OS CHEFÕES, TUDO OFERECIDO PELOS DESPREZÍVEIS E ALÉM DISSO, O PRÓPRIO MINISTRO E PROVEDOR DE JUSTIÇA TÊM-LHE ENVIADO RECONHECIDOS LOUVORES. ASSIM É QUE É PORRA! E MAIS! NÃO HOUVE CÁ CONCURSOS NEM MERDA! ELES SABIAM ONDE ESTAVAM OS VALORES! APONTARAM O DEDO E DISSERAM... ASSENTA-TE AQUI PORRA! (NA CADEIRA OBVIAMENTE) ESTE É PRA TI (LUGAR POIS) E QUEM VENHA ATRÁS QUE FECHE A PORTA, TODOS POR UM E UM POR TODAS! QUEM MANDA AQUI SOMOS NÓS!
-
É ASSIM MEU CARO PAPA AÇORDAS, QUEM SABE SABE E ACABOU-SE. VEJA SÓ O LOUVOR QUE O MINISTRO DAS FINANÇAS LHES ENVIOU POR TEREM POUPADO A DESPESA E O TRABALHO DA SACANICE DOS CONCURSOS.É ÓBVIO QUE ESTE SABER NÃO NASCE DO NADA, TEM QUE TER MUITOS ENSINAMENTOS E A AJUDA DE QUEM SABE,
-
MAS Ó PAPA AÇORDAS, NÃO ME VENHA AGORA DIZER QUE A OPUS DAI ESTÁ METIDA NISTO... CALE-SE COM ISSO PORRA! SEMPRE A GOSTAR DE O LER NESTE ALENTEJO PROFUNDO.
-
SE AQUILO NÃO FOI UM CONCURSO TRANSPARENTE ENTÃO FOI O QUÊ PORRA? SE ASSIM NÃO FOSSE COMO SABIAM QUEM GANHAVA?

Crise económica cria apreensão em José Sócrates

PS tenta controlar danos eleitorais do desaire económico ocidental
~
"Oprimeiro-ministro está muito preocupado com as consequências para Portugal da conjuntura económica externa que tende a agravar-se em 2009, ano em que se realizam três eleições europeias, autárquicas e legislativas. Por isso pediu aos deputados do PS que, apesar de estarem por dentro das verdadeiras dificuldades que o país terá de enfrentar, que não as deixem transparecer para fora, como pode ler no Jornal de Notícias".
-
Nota do Papa Acordas: Portanto, a partir de agora, esconder as dificuldades e cantar loas ao País Cor de Rosa, o país Socrático...

Las viudas negras

Las viudas negras. Helen Golay, de 77 años, y Olga Rutterschmidt, de 75, fotografiadas para su ficha policial. Han sido declaradas culpables de una serie de asesinatos por los que se han ganado el apodo de Viudas negras. Según los investigadores, buscaban vagabundos para asesinarles y cobrar el dinero de sus seguros de vida. (20 Minutos)

Ministério da Agricultura/DRAPALG: concursos manipulados

Grande parte dos concursos abertos pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG) e, de um modo geral, em toda a função pública, são concursos que, à partida, já os dirigentes sabem quem vão colocar em primeiro lugar...
-
De modo que, o Papa Açordas, a bem do Serviço Público, resolveu denunciar estas manobras, tendo assim publicado em 7/Dez/2007, o resultado final de um concurso que só ia terminar daí a 4 meses, portanto, já em 2008.
-
Como pode verificar pelo "post" que então publicámos, os resultados foram precisamente aqueles que indicámos, assim para:
-
Dir. Serv. de Planeamento e Controle: J.P.V.S.M. - João Pedro Valadas Silva Monteiro
-
Dir. Serv. Apoio e Gestão de Recursos: M.J.M.A.N. - Maria João Mendes Almeida Nabo
-
Dir. Serv. Val. Amb. e Apoio à Sustent.: M.N.V.L.D. -Mário Nuno Valente Lopes Dias
-
Dir. Serv. de Agricultura e Pescas: J.M.E.F. - José Manuel Entrudo Fernandes
-
Como então informámos, o concurso para a Direcção de Serviços de Inovação e Competividade não foi aberto, porque o candidato oficial, Júlio Mendes Isidoro Cabrita, actual director do ex-Ifadap/IFAP, ainda não tem a respectiva lei orgânica aprovada, ficando o lugar em "alqueive" à sua espera.
-
Saliente-se que este dirigente, na mudança que fez de Faro para o Patacão, "esqueceu-se" de meia dúzia de funcionários nas instalações da Rua Vasco da Gama, em Faro, aos quais não lhes é distribuído qualquer trabalho... Dentro de pouco tempo, contaremos em pormenor este caso...
-
Dada a gravidade da situação, o Papa Açordas vai apresentar o caso na Procuradoria Geral da República e aos líderes parlamentares dos partidos com assento na Assembleia da República.
-
Como é costume, o sr. ministro, assobia para o ar...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Muerte en Madrid

--------------------------------------------------------------------Victor Lerena/EFE
Muerte en Madrid. Dos policías examinan los cadáveres de una anciana de 85 años y un hombre de 41 que murieron la madrugada de este lunes intoxicados por el humo de un incendio en su vivienda, en el madrileño barrio de Vallecas. (20 Minutos)

Agências de emprego impedidas de taxar desempregados


"As agências privadas de colocação de candidatos a emprego, concorrentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, vão ser impedidas de cobrar dinheiro aos desempregados. como pode ler no Público de hoje. Esta é uma das novidades do anteprojecto de decreto-lei que revê o regime jurídico das agências privadas de emprego, que vem adaptar à legislação nacional uma convenção europeia ratificada há mais de sete anos."

domingo, 20 de abril de 2008

Função Pública: Salários iguais acabam

Estado: Recomendações para a administração pública
-
Segundo o Correio da Manhã informa, "o Governo vai acabar com os salários iguais nos cargos dirigentes da Administração Pública. O novo Estatuto de Pessoal Dirigente, que o Ministério das Finanças quer concluir até ao Outono, vai ser concebido com base no princípio de que é necessário "flexibilizar a relação entre os níveis orgânicos e os remuneratórios e distingui-los em função da complexidade específica de cada serviço", como recomenda o relatório final do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE)."

Função Pública em greve

Paralisação marcada para a primeira semana de Junho
-
"Os trabalhadores da Função Pública vão avançar com uma greve em Junho. A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) garantiu ontem que os trabalhadores estão contra a proposta do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) e vão demonstrá-lo "numa greve nacional, como informa o Correio da Manhã".

PSD : Chuva de candidatos

O PSD não pode queixar-se de falta de eventuais candidatos à liderança: dois dias apenas após a demissão de Luís Filipe Menezes da presidência do partido, Pedro Passos Coelho já anunciou a sua candidatura, e José Pedro Aguiar-Branco, António Neto da Silva e Patinha Antão poderão apresentar as suas candidaturas nos próximos dias. E a estes potenciais quatro nomes, poderão juntar-se ainda Luís Filipe Menezes, como ontem admitiu Ribau Esteves, Manuela Ferreira Leite ou Rui Rio e ainda Pedro Santana Lopes, como pode ler aqui.

A pobreza da primeira dama

Maria Cavaco Silva deve ser a primeira esposa de um Presidente da República que é capaz de se manifestar desinteressada pelas questões sociais, mesmo que estejam em causa algumas das piores ilhas de miséria do país. Depois de várias primeiras-damas intervenientes temos em Belém uma Dona Gertrudes, as suas palavras a propósito de um estudo do ISCTE faz-nos pensar que estava na Madeira integrada num passeio turístico da terceira idade e não enquanto esposa de um Presidente da República. Triste e lamentável, enfim, a democracia só nos permite escolher o Presidente da República, a esposa foi ele que escolheu.
-
«Solicitada a comentar o cenário traduzido pelo relatório, Maria Cavaco Silva disse "não gostar de números". "Como não falei com o ISCTE não posso responder. Mas honestamente não acredito nisso. Não li o relatório, nem vou lê-lo! As pessoas da Segurança Social que falaram aqui comigo disseram-me que vão entrar em contacto directo com o ISCTE. Mas isso é com elas, não é comigo. Não é a mulher do Presidente que vai ter com o ISCTE pôr os seus números em causa", afirmou. » [Diário de Notícias]
-
-
Nota do Papa Açordas: Ainda hoje questiono o que este casal foi fazer à Madeira. Como o Jumento sugere, talvez tenham ido integrados num passeio turística da terceira idade, com ocultação total da miséria existente naquela ilha. Quanto às declarações da primeira dama, elas são normais e na linha de pensamento do seu marido e de Jaime Gama, nº 2 da hierarquia do Estado...

PORTUGAL AINDA NÃO MUDOU SUBSTANCIALMENTE, REPITO!


O Jumento denuncia, com mágoa e desilusão, a continuidade de uma cultura de impunidade na Administração Pública à qual os contribuintes não exigem na sua devida medida, uma qualidade de prestação de serviço correspondente ao nível de impostos que vêem passivamente ser-lhes sugados, inexplicavelmente, todos os dias.
-
Não me espanta em nada, porque tem toda a razão e, para além da desilusão perante a situação, não estranharei ver o qualquer momento o desespero pela situação, que teima em não mudar ao longo das últimas 3 décadas seguintes à reposição da democracia enquanto modelo político propício à mudança cultural e social com efeitos nas instituições e na organização social, incluindo o trabalho em geral e o emprego estável e para toda a vida (no Estado e nas empresas em particular).
-
A denúncia de que pouco ou nada mudámos em Portugal nas últimas décadas, apesar de nos termos modernizado exteriormente (uso e consumo de telemóveis, automóveis de luxo, férias no estrangeiro, segunda habitação, litoralização e urbanização do povoamento, aquisição de títulos de ensino superior) já por mim próprio foi aqui abordada, neste espaço, à luz das explicações oferecidas pela psicologia social, nomeadamente no que toca à manutenção dos valores nucleares na sociedade portuguesa, apenas tendo o superficial e material mudado.
-
Modernos no comportamento mas tradicionais no pensamento, o que denuncia dede logo a inconsistência crescente entre a falta de atitude expressa em comportamento consentâneo, ou seja, a diminuição da solidez do quadro de valores formativo das gerações mais jovens, mas ainda assim algo influenciadas pelos pais, com valores mais arraigados e, tradicionais.
-
Entre esses valores, encontramos o apreço pela pertença a um grupo, uma forma colectivista e não individualista de organização social e da nossa vida quotidiana, propícia a que a desresponsabilização e a a desculpabilização pela incompetência e pelos erros na Administração Pública (ainda que prejudiquem impunemente contribuintes) aconteça com alguma frequência em Portugal, aplicando-se tanto aos funcionários, protegidos por algum padrinho, como pelas chefias, pertencentes a um grupo (político, religioso, financeiro, empresarial,...).
-
A regra seguida no seio de muitos grupos e instituições sociais, tolerada pela sociedade que assim educou as nossas gerações (basta ver os manuais escolares do ensino básico antes de 1974 e os valores que ali eram transmitidos e que ainda hoje denunciamos involuntariamente aos nossos filhos através dos nossos comportamentos de "não exigir demasiado dos outros, desculpar, deixar andar para não prejudicar ou estagar a vidinha a alguém que precisa e tem família"), é a da escolha dos colaboradores pelo princípio da lealdade e da submissão cega e sem contestação às ordens de quem escolhe (o princípio seguido pela cadeia hierárquica de que, quem manda, manda bem e de não tomar iniciativa profissional porque as chefias é que devem dizer o quê e como fazer), mais do que pelo valor da competência profissional (esta, se não existir, não vem mal ao mundo e quase sempre dá problemas a quem escolhe porque pode não se aguentar com a contestação abaixo e até mesmo perder o lugar para alguém abaixo dele).
-
Em troca, oferece-se a protecção, como recompensa da lealdade. O resultado é por vezes a impunidade em cadeia, em muitas situaçlões a palhaçada da avaliação sem missão da organização, sem objectivos nem critérios (objectivos) definidos, onde contam mais as relações pessoais do que a justiça, prejudicando muitos que, cada vez mais tendem a seguir a regra geral: bajular o chefe, dar-lhe conta do que está a fazer a cada 5 minutos e dizer-lhe que sim a todas as barbaridades de decisões que prejudicam o desenvolvimento do país e o futuro dos nossos filhos.
Os resultados estão à vista e, não há fundos comunitários que surtam efeitos de mudança do paradigma de desenvolvimento enquanto esta matriz cultural perdurar, o que ainda se arrastará por muito mais tempo. O dinheiro esfuma-se aqui enexplicavelmente como não acontece noutros Estados-Membros (do Norte e do Leste europeu) que aproveitam os mesmos em benefício da sociedade e não dos grupos (de interesse) da mesma.
-
Uma boa questão para os professores e/ou pais reflectirem, pela responsabilidade que nos cabe neste resultado. Basta ver os relatórios da OCDE sobre os investimentos em educação que, apesar de serem dos mais elevados per capita em Portugal, têm os menores efeitos e impactos na economia. Acrescento esta nota recente do 31 da Armada. ( In Largo das Alterações)

sábado, 19 de abril de 2008

Advogado algarvio apanhado com droga na cadeia


O advogado de Leonor Cipriano foi detido por posse de droga, anteontem à tarde, à entrada do Estabelecimento Prisional Regional de Odemira, onde foi falar com clientes. João Grade dos Santos, de 50 anos, foi visitar três reclusas – uma delas a mãe de Joana – e, segundo informação do Comando da Brigada Territorial de Évora da GNR, os guardas prisionais encontraram, durante a revista de segurança, 45 doses de anfetaminas e um quarto de comprimido de ecstasy, conforme informa o Correio da Manhã.

Demanda a su familia


---------------------------------------------------------------------Yahya Arhab/EFE

Demanda a su familia. La niña yemení Nayud Mohamad Naser, de ocho años de edad, llega a un juzgado de Saná donde ha demandado a su familia por obligarla a casarse con un hombre de 30 años de edad. La menor logro escapar y refugiarse en un tribunal para pedir que el juez le ayude a conseguir el divorcio, después de que su padre le forzara a casarse y a trasladarse a vivir durante dos meses en casa de su marido. ( 20 Minutos)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Há um tabu político no combate à corrupção


Poder político e o próprio Ministério Público são os principais responsáveis, na opinião de Maria José Morgado, pelas falhas no combate à corrupção, em Portugal. Esta é a opinião da magistrada que está há um ano à frente dos destinos do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), expressa ontem em entrevista à agência Lusa.
-
A magistrada teceu fortes críticas à própria instituição a que pertence, o Ministério Público: "Temos é que trabalhar com os meios que temos e a seguir mais meios virão. Mais palavras e menos lamúrias, porque senão ficamos num vale de lágrimas e não vamos a lado nenhum", avisou Morgado, lembrando que "todos os departamentos estão em situação de grande acumulação de serviço" .
-
O poder político não escapou às críticas: "Em Portugal, há um tabu político em relação ao combate à corrupção", disse a magistrada, embora reconheça que "existem políticos com apego ao combate este crime"."
-
O combate à corrupção é importantíssimo num País pouco desenvolvido como o nosso. E, portanto, não percebo porque é que, ao nível político, às vezes, a visão não pareça ser essa", afirmou Maria José Morgado.
-
Num contexto da recente contratação de Jorge Coelho, ex-ministro socialista das Obras Públicas PS, para presidir à Mota-Engil, a procuradora criticou a transição de políticos e ex-membros de governos para grandes empresas públicas e privadas. "Mesmo para além do período de nojo, podem originar situações de conflitos de interesse latentes e criar situações de risco". Morgado discorda que esta situação se possa resolver através de legislação, sublinhando que é mais uma questão "de cultura, força da opinião pública e de mentalidades".
-
A procuradora defendeu que, para prevenir a corrupção, as empresas públicas, os ministérios, as secretarias de Estado e restantes instituições "deveriam publicar todos os anos a lista dos 20 ou 30 fornecedores com quem tiveram contratação e adjudicação de serviços".
-
A magistrada considerou ainda que o MP "tem o dever e a obrigação de apresentar os melhores resultados que estejam ao seu alcance com os meios que tem. E não deve, nem pode fracassar". (Diário de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Basta ver a forma como a classe política tratou Cravinho, quando este apresentou na Assembleia da República, projectos-lei contra a corrupção...toca a lhe arranjar uma reforma dourada no Banco Europeu...
Não há dúvidas, a classe política não está interressada em fazer leis contra a corrupção...se eles são os principais corruptos, ora bolas...

Aluno apertou pescoço de professora


Docente tinha-o advertido para parar de pontapear uma porta Um rapaz de 12 anos apertou o pescoço a uma professora de Matemática na escola Bissaya Barreto, em Castanheira de Pêra, depois de a docente o ter advertido para parar de dar pontapés numa porta.
-
O incidente ocorreu cerca das 13:10 de quinta-feira, quando a docente de matemática foi para a sala dar uma aula de substituição de informática. A professora advertiu o jovem, que provém de uma família desestruturada e apresenta sinais de hiperactividade, e este reagiu apertando-lhe o pescoço, injuriando-a e tentando dar-lhe um pontapé na face.
-
Segundo o presidente do Conselho Executivo, António Alves, o caso foi já sinalizado pela direcção mas falta ainda o relatório da professora.
-
"Houve qualquer coisa mas só me posso pronunciar depois de ter a exposição da professora", disse o mesmo responsável, embora salientando que se trata de um "aluno difícil".
-
No entanto, António Alves não esclareceu se o aluno irá ser punido disciplinarmente, tudo dependendo do relatório da docente.
-
Fonte da GNR confirmou a ocorrência mas negou que tenha sido apresentado qualquer queixa por parte da docente. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: A docente terá liberdade suficiente para apresentar queixa? Ou o Conselho directivo "aconselhou" a não apresentar, porque ia prejudicar o seu futuro... Isto deve ser considerado um crime público, e como tal, transita directamente para o Ministério Público, sem precisar de queixa da vítima...

Pedro Passos Coelho confirma que é candidato à liderança do PSD

Pedro Passos Coelho anunciou hoje que será candidato à liderança do PSD nas eleições directas convocadas por Luís Filipe Menezes para 24 de Maio, afirmando que pretende ser "o rosto da mudança" no partido.
-
O candidato diz que “Portugal precisa outra vez do PSD”, mas sublinha que o partido deve mudar de rumo, voltando a assumir-se como o promotor “das grandes reformas” e das “grandes transformações”.
-
“Portugal precisa de um PSD capaz de trazer uma nova esperança”, insistiu, antes de acrescentar: “Quero ser o rosto dessa mudança e dessa esperança”. (Público)
-
Nota do Papa Açordas: Ainda há dois dias escreviamos que os ratos estavam a abandonar o barco e, neste momento, já se perfilam candidatos à sua governação... Até parece que o Papa Açorda é bruxo...

Ministério da Agricultura/DRAPALG e os concursos manipulados

O Papa Açordas, seguindo a sua linha editorial, está pronto a desmascarar a Direcção Ragional de Agricultura e Pescas do Algarve, pelo facto de ter publicado em 7 de Dezembro de 2007 um post, onde era chamada a atenção para um concurso de directores de serviço que ia abrir, mas que já eram conhecidos os resultados finais, à boa maneira da função pública e dos seus boys.
-
Pois bem, o Papa Açordas vai, na próxima terça-feira (dia 22), publicar os resultados finais, e vão ver que acertámos em cheio. Depois disto, só o Euromilhões...e o assobiar de Jaime Silva...

Milhares de trabalhadores desfilam até ao Parlamento para dar "aviso geral" ao Governo

"Milhares de trabalhadores do sector público e privado desfilam hoje em direcção à Assembleia da República para "dar um aviso geral" ao Governo e às entidades empregadoras para que não tentem agravar a legislação laboral.
-
Em vésperas de revisão do Código do Trabalho, a CGTP decidiu convocar os trabalhadores para esta manifestação para avisar de que a "luta vai continuar", caso sejam integradas na legislação normas que a agravem e não sejam alteradas as medidas que consideram mais penalizadoras."

Marinho Pinto recusa ASAE nos escritórios

"O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, rejeita a indicação dada pelo Ministério da Economia à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de autorização para fiscalizar a afixação de uma tabela de honorários, assim como a existência de livro de reclamações, em escritórios de advogados.
-
Ontem, os advogados portugueses receberam uma circular assinada pelo bastonário que proíbe a classe de permitir "diligências policiais", entenda-se, ASAE, "a não ser na presença de um juiz ou de um representante da Ordem dos Advogados, segundo o Diário de Notícias."

A visita envergonhada...

"Nos dois concelhos (Porto Moniz e S.Vicente), a maioria PSD não convidou os vereadores da oposição. Por entre os banhos de multidão, as palmas, as flores, as cantorias, o folclore, talvez o Presidente da República não tenha dado por isso, mas João Carlos Gouveia, líder do PS/M, vereador em São Vicente, juntamente com a oposição municipal "proscrita pelo PSD", assistiu à passagem do Chefe de Estado concluindo ser esta "mais uma atitude do partido do poder que ofende o professor Cavaco Silva. No fim, "os assessores do senhor Presidente da República vieram cumprimentar-nos", disse ao DN".

Tierra minada

---------------------------------------------------------------------Ibrahim Suiltan/Reuters
Tierra minada. Soldados iraquíes examinan más de mil cohetes y explosivos encontrado bajo tierra en Yusufiya, Irak. (20 Minutos)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Excessos madeirenses


"A Assembleia Legislativa Regional (ALM) é o órgão representativo da população da Região Autónoma da Madeira e exerce o poder legislativo e fiscalizador da acção governativa". Assim determina o artigo 13.º do Estatuto Político-Administrativo da Região.
-
Nas audiências com o Presidente da República, os partidos da oposição, tratados por Jardim como "bando de loucos", terão tido oportunidade de revelar a Cavaco Silva estranhas "especificidades" do parlamentarismo madeirense, muito próximo do coreano ou latino-americano, quanto a excessos de linguagem ou quase confrontos físicos.
-
Excessivo é também o número de eleitos, para uma população de 245 mil habitantes, apesar de ter sido reduzido pela revisão constitucional de 2004 de 68 para os actuais 47 deputados, o mesmo que tinha o primeiro parlamento eleito em 1976. O vasto leque partidário que hoje apresenta, com sete partidos, resulta da criação do círculo único, favorável aos pequenos partidos, antes prejudicados pela dispersão de votos pelos diversos círculos.
-
Com uma mesa exclusivamente integrada por deputados do PSD, partido que tem inviabilizado a eleição do vice-presidente a que o PS tem direito, como maior partido da oposição, a ALM, onde a direita fica à esquerda e vice-versa, não adoptou o regime de incompatibilidades e impedimentos a que estão sujeitos os deputados da Assembleia da República e os dos Açores. Assim, os deputados madeirenses podem continuar a aprovar leis ou orçamentos regionais de que depois beneficiam, como empresários, em empreitadas, negócios e serviços prestados ao governo que fiscalizam, mas que raramente comparece no parlamento.
-
Generosa é também a ALM no duplo financiamento partidário, através de milionárias subvenções que fazem inveja aos partidos nacionais.
-
Com um regimento alterado conforme e quando entende a maioria, o presidente passou a ser eleito por sessão legislativa e não por legislatura, para condicionar a sua conduta, os poderes de intervenção e de iniciativa da oposição estão cada vez mais limitados e até aos jornalistas foi imposto um código de indumentária.Os pedidos de inquérito e outras iniciativas da oposição são sistematicamente chumbadas pela maioria, que pode até, por exemplo, num dia abster-se no voto de congratulação pela presente visita do PR, por ser proposto pelo PS, e, no dia imediato, regozijar-se com a presença de Cavaco Silva na Madeira. (Público)
-
Nota do Papa Açorda: Tolentino da Nóbrega descreve, exemplarmente, a república das bananas em que a Madeira se transformou. Igual a isto, só a Coreia do Norte ou, o Zimbabwé, de Robert Mugabe...

39% dos reintegrados no Estado passam os 55 anos


Quatro em cada dez funcionários que reiniciaram funções após terem sido transferidos para o quadro de mobilidade especial têm mais de 55 anos. No total, foram 119 os trabalhadores da Administração Central do Estado que conseguiram regressar ao trabalho num organismo público depois de terem sido dispensados pelo seu serviço de origem.
-
Destes, mais de dois terços têm idade superior a 50 anos, enquanto 39% têm mais de 55 anos. Os números oficiais mostram ainda que 20% dos funcionários que regressaram ao trabalho têm entre 40 e 49 anos, enquanto 11% estão na casa dos trinta.
-
Esta informação foi solicitada pelo DN ao Ministério das Finanças na sequência da denúncia pública feita ontem pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE): "Os trabalhadores com mais de 55 anos estão a ser empurrados para a aposentação através da sistemática recusa das suas candidaturas ao reinício de funções, após situações de mobilidade especial". Ao DN, o presidente do STE garantiu ter conhecimento de vários casos concretos onde funcionários públicos viram recusado o seu pedido de reinício de funções por terem mais de 55 anos. Porém, explica, os trabalhadores têm receio de dar a cara por razões que são fáceis de entender, adiantou.
-
Os dados do Ministério das Finanças dizem respeito apenas aos funcionários que conseguiram reiniciar funções, excluindo aqueles cujos pedidos não foram deferidos. Dos 119 funcionários recolocados em actividade no Estado, três quartos encontram-se em situação transitória. Só um quarto, ou seja 30 pessoas, reiniciaram funções a título definitivo.
-
O conjunto de pessoas que regressou à actividade é, contudo, irrisório quando comparado com o universo de funcionários dispensados. Com efeito, o número de pessoas colocadas em situação de mobilidade especial ascende a 1700, o que significa que as que conseguiram encontrar um novo posto de trabalho não vão além dos 7%.
-
A grande maioria dos funcionários dispensados é oriunda do Ministério da Agricultura. Nos restantes ministérios, o processo tem decorrido de forma muito morosa. Ao mesmo tempo que os serviços vão divulgando as listas nominativas dos funcionários colocados em mobilidade especial, são cada vez mais frequentes os pedidos de funcionários, que solicitam a sua dispensa. Para muitos, o objectivo é o de requerer a licença extraordinária para trabalhar no sector privado.
-
Assim que passam para a mobilidade especial, os funcionários perdem direito ao subsídio de almoço. Passados dois meses, é-lhes retido um sexto do salário e, ao fim de um ano em situação de inactividade, outro sexto. (Diário de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Os chico-espertos do Ministério da Agricultura foram apressados, e como tal, comportaram-se como guardiões de palheiro, pois conseguiram ser mais fundamentalistas que o seu querido líder...o grande e adorado Kim Sócrates...

PJ baleado à porta de casa por homem encapuzado



Eram 23.55 de terça-feira quando Carlos C., um agente da Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária (PJ) do Porto que chegava a casa na Maia com a mulher e dois filhos, foi baleado com um disparo de caçadeira ao sair do seu carro (um Audi). Atingido na cara e numa mão, que colocou à sua frente no momento do tiro, terá sido alvo de uma "tentativa de carjacking", disse fonte da PJ, que entretanto tem equipas de investigação no terreno. O agente, de 35 anos, teria uma arma na sua posse , que terá sido roubada pelos atacantes. Está internado no Hospital de S. João, no Porto, e encontra-se livre de perigo. segundo informa o Diário de Notícias.
-
Apesar deste recrudescimento do crime violento, o governo tenta passar a mensagem de que vivemos num país cor de rosa, talvez socrático, e no qual o crime não existe...Agora, até atacam em campo aberto elementos da próprio polícia judiciária...

Corrida à reforma na Função Pública

Cerca de mil funcionários públicos por dia solicitaram à Caixa Geral de Aposentações (CGA) simulações do valor da pensão – desde que o novo regime de aposentação na Administração Pública entrou em vigor a 20 de Fevereiro deste ano. A concretizar-se a reforma antecipada de todos os pedidos de simulação de pensões, em apenas dois meses poderão aposentar-se mais do dobro dos 19 087 empregados do Estado que se reformaram em 2007, conforme pode ler no Correio da Manhã.

En la cima dos desechos

------------------------------------------------------------------------Weda/ EFE

En la cima de los desechos. Una mujer recoge plásticos mientras camina sobre una montaña de basura de entre 15 y 20 metros de altura en un vertedero de Bantar Gebang, en Indonesia. Tan solo Yakarta, con una población de diez millones de personas, produce alrededor de 27.000 metros cúbicos, 6.000 toneladas, de basura al día. El problema de estos desperdicios ha ocasionado más de un dolor de cabeza a la administración de la capital indonesia. (20 Minutos)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Os "ratos" começam a abandonar o barco...

"João Bosco Mota Amaral bateu com a porta no IPSD - Instituto Progresso Social e Democracia. O DN sabe que o antigo presidente da Assembleia da República escreveu, há cerca de 15 dias, uma carta a Luís Filipe Menezes onde se dizia indisponível para ficar à frente do órgão de reflexão e estudos do PSD, mais conhecido por Instituto Sá Carneiro.
-
Na carta dirigida a Menezes, Mota Amaral não deixar quaisquer dúvidas quanto ao carácter irreversível da decisão, que está a causar grande transtorno no seio da direcção do PSD. Mota Amaral, antigo presidente do Governo Regional dos Açores, é um "histórico" do partido, que ainda por cima esteve com Luís Marques Mendes nas eleições directas, facto que não o impediu há quase dois meses de apelar ao fim das guerrilhas internas a propósito do polémico novo regulamento de quotas (que podem ser pagas em dinheiro), como pode ler no Diário de Notícias."

Accidente en el Congo

-------------------------------------------------------------Alain Wandimoyi/EFE

Accidente en el Congo. Un hombre trata de apagar la parte delantera del avión que se ha estrellado en Goma, en el Congo. Transportaba a 85 personas y se estrelló durante el despegue. (20 Minutos)

terça-feira, 15 de abril de 2008

O Desespero da Notícia



A imagem que ilustra este texto é bem representativa do desespero, que sente um novo infectado com o Vírus da SIDA (HIV/VIH) no momento em que recebe a notícia de que está infectado.
-
O mundo desaparece debaixo dos seus pés, e parece que a vida acabou. Continua virado para o mundo pré-infecção, ao qual não poderá voltar jamais.
-
Nas suas costas está um corredor escuro, que ele pensa não ter saída. Virado para a entrada está ofuscado com a luz e embora saiba que não há retorno e que nunca mais poderá voltar para lá, senta-se no chão sem forças para continuar a sua caminhada pela vida.
-
Para ele a vida acabou ali, no momento em que soube que estava infectado. Amigos, Familiares, Companheiro ou Companheira, Emprego ou Negócio, e tudo o mais que fazia parte da sua vida antes de saber da doença, parecem estar perdidos.
-
Tão ofuscado está pela luz à sua frente, que não nota que ao fundo do corredor escuro, nas suas costas há uma luz menos intensa que é uma saída para uma nova vida que não tem de ser obrigatoriamente uma vida de sofrimento e de dor . A cada ser humano, digno desse nome cabe a missão de ajudar o novo infectado a sair do fosso onde se encontra. É preciso ajudá-lo a ver uma saída e a aprender a viver de novo. É preciso fazê-lo acreditar e mostrar-lhe que há VIDA na SIDA. As duas palavras são quase iguais diferenciando-se apenas na primeira letra. Será que o significado de cada uma das palavras terá de ser tão diferente e que onde exista um S não poderá co-existir um V e vice-versa?
-
Eu acredito que ambas as palavras se interligam e que onde está uma poderá estar a outra.
-
Estará você preparado para dar resposta a uma situação de crise semelhante quando a adversidade lhe bater à porta? Ou prefere viver na ilusão, de que tem um escudo protector que o protege de tudo?O SIDADANIA, vai promover um debate sobre os primeiros tempos de infecção, a quem o novo “POSITIVO”, deve contar sobre a sua infecção. Convida e desafia todos os blogs a escreverem um texto sobre SIDA e a publicá-lo nos seus blogs. É preciso estarmos preparados para a SIDA ou qualquer outra adversidade, venha ela de onde vier.
-
Já perguntou a si mesmo se está preparado? Estará disposto a dar a mão, e ensinar o caminho a quem de si precisar?
-
Visite o SIDADANIA, participe através do seu blog e convide os seus amigos com blogs dedicados aos mais variados temas a participar também.
-
É preciso estarmos atentos e preparados porque, quer acredite ou não, A SIDA NÃO ACONTECE SÓ AOS OUTROS e pode bater à porta de qualquer um revelando-se naquele momento.
-
Um Abraço Raul. ( O Sol Poente)

Cuidado com o Fisco!...

"A receita fiscal dada como perdida pela administração fiscal em 2007 foi de 1,48 mil milhões de euros, quase 1% da riqueza gerada em Portugal e neste momento as dívidas fiscais acumuladas pelos contribuintes (empresas e famílias) atinge os 14,6 mil milhões de euros, uma quantia que daria para colocar a zeros o défice orçamental, construir vários hospitais e ainda pagar as obras públicas previstas para os próximos anos.As dívidas são tão elevadas que o Fisco vai recrutar mais investigadores para combater o crime fiscal. Debaixo de olho tributário já estão 60 mil contribuintes "que têm persistido na falta de entrega de imposto" como o IVA, IRS e IRC, de acordo com o relatório sobre o Plano de Actividade Justiça Tributária (PAJUT) para 2008, a que o DN teve acesso. O fisco avisa que os faltosos serão alvo "de eventuais consequências criminais pela sua conduta", como pode ler no Diário de Notícias."

A visita manipulada

"O PCP gostaria de levar o Chefe de Estado aos Bairros da Nogueira (Camacha), de São Gonçalo e de Santa Maria (Funchal). Às zonas com marcas de exclusão associadas à problemática da toxicodependência: Bairros das Malvinas, Ribeiro Real, Quinta do Leme, às ultraperiferias sociais do Funchal (freguesias de São Roque (Galeão), Santo António (Curral Velho) e Monte (Corujeiras)). Levaria o PR ao interior da ilha, ao sítio dos Terreiros (Campanário), Ribeira da Tabua, e ao Chote noJardim da Serra, entre outras. Para o líder do PS/M, João Carlos Gouveia, não vale a pena sugerir roteiros porque "a guarda pretoriana de Alberto João Jardim posta ao dispor do mais alto representante da Nação barrará a aproximação deste com a população", "os custos da liberdade são exponencialmente superiores aos da insularidade", disse ao DN. Roberto Almada do BE lamenta que no Programa Oficial, "não exista qualquer iniciativa destinada a abordar os graves problemas sociais". Ao contrário de outros Presidentes, Cavaco Silva não visitará as 'traseiras' da Madeira, onde abundam problemas gravíssimos como a pobreza extrema, a toxicodependência, o desemprego, a mendicidade e a delinquência juvenil, o crescente número de pessoas sem-abrigo, a violência doméstica", disse ao DN. Para José Manuel Rodrigues, líder do CDS/PP, o único caminho que aponta é que a Madeira "precisa de mais autonomia e melhor democracia", ideia que vai transmitir ao PR. e que pode ler aqui."

Le Monde en huelga

---------------------------------------------------------------Philippe Wojazer/Reuters

Le Monde en huelga. Trabajadores del diario francés en una manifestación dentro de la sede en París. Es la segunda huelga en la historia del periódico; se oponen a los recortes de personal en la redacción. (20 Minutos)
15 de Abril

Assim vai o mundo...


China


----------------------------------------------------------------Shekhar Gurera

Passando por cima dos direitos humanos...a China prepara-se para os J.O.

In Cartunes e Bonecos

O BANDO DE LOUCOS


A forma indigna como Alberto João referiu aos eleitos pelo povo da Madeira para o parlamento regional pelos partidos da oposição revela o o que o líder do PSD-M pensa da democracia e a forma como respeita as instituições e a democracia. Esta forma de caracterizar os opositores não é uma novidade, todos os ditadores referem-se aos seus opositores desvalorizando-os para dessa forma justificar o seu papel salvador.
-
Só se lamenta que personalidades como Jaime Gama elogiem quem em tempos designaram por Bokassa e que o Presidente da República não tome uma posição clara em defesa das instituições democrática, desvalorizando ou suspendendo os encontros formais com quem tem um tão grande défice de formação democrática e de respeito pelas instituições da democracia.
-
Lamenta-se também que o mesmo PSD que há poucos dias tentou convencer-nos que em matéria de democracia estamos a viver no Zimbabué, fique agora cobardemente calado em mais uma manifestação de subserviência a Alberto João. (O JUMENTO)
-
Nota do Papa Açordas: Um excelente post d"O JUMENTO" com o qual estamos totalmente de acordo.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Piratas en Somalia

-------------------------------------------------------------ECPAD / Reuters

Piratas en Somalia. Soldados franceses detienen a un grupo de piratas en Somalia que había secuestrado a los tripulantes de un yate de lujo . (20 Minutos)

Madeira - Visita do Presidente da República envolta em polémica


Cavaco Silva rompe com a tradição ao não ter sessão solene no Parlamento da Madeira
-
Cavaco Silva, ao contrário dos seus antecessores democraticamente eleitos, não presidirá a uma sessão solene do primeiro órgão autonómico, a Assembleia Legislativa, durante a visita que hoje inicia à Madeira. Eventualmente por pressão do presidente madeirense, evita as críticas públicas das oposições aos 30 anos de governo chefiado por Alberto João Jardim.
-
“Eu acho bem não haver uma sessão solene, acho que era dar uma péssima imagem da Madeira mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa”, justificou Jardim no sábado. “Eu cá não apresento aquela gente a ninguém”, reforçou. E concluiu: “Acho que isso ia ter repercussões negativas no turismo e na própria qualidade do ambiente”.
-
O líder do PS-Madeira reagiu ontem argumentando que as justificações do presidente do Governo Regional eram “uma ofensa ao Presidente da República” e um “mau prenúncio que mancha a visita do chefe de Estado à região”.
-
Em declarações à agência Lusa, João Carlos Gouveia, sustentou que Cavaco Silva “merecia uma sessão solene”, considerando que o facto desta não acontecer é uma evidência da “vivência democrática na Região Autónoma da Madeira”.
-
Cavaco Silva é o oitavo Presidente da República, de entre os 19 que exerceram estas funções desde a implantação da República em 1910, a visitar o arquipélago, onde já estiveram, por diversas vezes, os outros três chefes de Estado eleitos depois da Revolução de Abril.
-
De passagem para as antigas “províncias ultramarinas” ou para inaugurar obras do Estado Novo nestas “ilhas adjacentes”, estiveram no Funchal António José de Almeida (Outubro de 1922), Óscar Carmona (Julho 1938), Craveiro Lopes (Maio 1955) e Américo Thomaz (Julho de 1962), o qual realizou a sua última visita ao arquipélago como chefe de Estado em 1973, ou seja, um ano antes de aqui voltar, com o antigo regime deposto, a caminho do exílio no Brasil.
-
Com a autonomia consagrada na nova Constituição da República, Ramalho Eanes é o primeiro Presidente da República a dirigir-se, a 23 de Outubro de 1976, à Assembleia Regional da Madeira, pela primeira vez eleita por sufrágio directo e livre nesse ano.
-
No Dia da Região, a 1 de Julho de 1986, Mário Soares lembra que “sem o 25 de Abril não haveria autonomia”, ao presidir à sessão parlamentar comemorativa do décimo aniversário de autonomia. A 4 de Dezembro de 1987 inaugura as novas instalações do parlamento. Também Jorge Sampaio esteve por duas vezes no parlamento madeirense, ouvindo igualmente intervenções de todos os partidos. No discurso feito a 22 de Março de 1998, defendeu o pluralismo e a alternância do poder como formas de defesa da democracia, tendo recebido delegações das forças políticas com representação parlamentar e visitado bairros sociais problemáticos.
-
A 1 de Julho de 2001, Sampaio foi o convidado de honra das “bodas de prata” da autonomia.
-
Durante a sessão parlamentar em que defendeu uma “autonomia de cooperação”, os deputados do PSD, de forma muito pouco serena, reagiram às críticas das oposições ao exercício de um “poder absoluto e autocrático” na Madeira, e o líder da bancada social-democrata, Jaime Ramos, atacou directamente o ministro da República, entre os convidados, deixando atónitos o Presidente da República e o visado. (Público)
-
Nota do Papa Açordas: O Presidente da República devia, no nosso entender, suspender sine-die a visita ao reino do Bokassa. É lamentável que um homem, considerado um exemplo máximo de democrata pelo nº 2 da hierarquia do Estado, venha apelidar os deputados da oposição da Assembleia Regional de: BANDO DE LOUCOS. E, mais uma vez, o Presidente da República faz que não é nada com ele... Até quando teremos que aguentar?

JUMENTO DO DIA

O regresso do santanismo
-
Com as sondagens a chumbar todas as estratégias de Menezes era de esperar que os santanistas que rodeiam o actual (e por enquanto) líder do PSD tentassem dar o seu contributo ao líder, Rui Gomes da Silva, um político que ninguém percebe o que anda a fazer na política, voltou à táctica da insinuação aproveitando o programa que Fernanda Câncio vai fazer na RTP.
-
Na opinião de Rui Gomes da Silva a contratação de Fernanda Câncio só se deve ao seu relacionamento com o primeiro-ministro, o que nos leva a crer que este traste santanista partilha a intimidade de José Sócrates, da mesma forma que Santana durante a campanha eleitoral. Sócrates já pagou por supostamente ser gay e agora é Fernanda Câncio que deve pagar por supostamente ser sua namorada.
-
Isto vem de um santanista que se esqueceu que Santana Lopes empregou um filho no grupo parlamentar. (O JUMENTO)