sábado, 1 de agosto de 2009

Incêndios: Será que a Central de Informação do governo alterou os dados de 2007 e 2008?

-
Incêndios
GNR diz que dados de fogos e da área ardida em 2007 e 2008 foram alterados "por desconhecidos"

-
Dados dos incêndios e da área ardida em 2007 e 2008 foram alterados "por desconhecidos", acusa a GNR, enquanto a Autoridade Florestal Nacional garante que os relatórios dos fogos são "completamente fiáveis".
-
No relatório Operação Floresta Segura 2008 da Guarda Nacional Republicana (GNR), a que a Lusa teve acesso, refere-se que dados da área ardida, inscritos no Sistema de Gestão de Informação dos Incêndios Florestais (SGIF), foram alterados em 2007 e 2008 "por desconhecidos".
-
Confrontado pela Lusa com esta acusação, o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) referiu que os relatórios provisórios e finais sobre os fogos florestais apresentados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) "são completamente fiáveis, correctos e não podem ser atacados na sua validade".
-
De acordo com o relatório da GNR, durante a "campanha de 2007 vários oficiais de ligação nos Comandos Distritais de Operações de Socorro informaram que os dados carregados pelas Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) apareciam alterados por desconhecidos" no SGIF.
-
Notas do Papa Açordas: Não nos admira nada que tivesse sido a Central de Informação de Sócrates, a alterar os dados relativos aos incêndios de 2007 e 2008. Os rapazes, com a ânsia de apresentar serviço, são capazes de tudo, não olhando a meios para atingir os fins... E, assim, de alteração em alteração, os incêndios vão diminuindo...
-
-
No relatório da GNR lê-se, também, que a "Autoridade Florestal Nacional tentou substituir ocorrências no SGIF, passando-as para queimadas".

Sem comentários: