terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aung San Suu Kyi - mais ano e meio de prisão

-
Sete anos de prisão para o americano que entrou na casa de Suu Kyi
Líder da oposição birmanesa condenada a mais ano e meio de prisão

-
Aung San Suu Kyi foi condenada a 18 meses de prisão domiciliária num tribunal em Rangum. A líder da oposição birmanesa foi condenada por violação das leis de segurança do Estado por ter alegadamente permitido que um cidadão norte-americano permanecesse na sua casa – John Yettaw, que atravessou a nado um lago até chegar à casa da Nobel da Paz, foi por sua vez condenado a sete anos, quatro de trabalhos forçados.
-
À leitura da sentença, a condenar Suu Kyi a três anos de trabalhos forçados, descreveu a BBC, seguiu-se um intervalo de cinco minutos antes da entrada no tribunal do ministro do Interior, general Maung Ooque, que leu uma ordem especial do líder da junta militar, Than Shwe: a ordem ditava a redução da sentença para 18 meses e indicava que esta poderia ser cumprida sob prisão domiciliária. Segundo o ministro, a redução da pena justifica-se pelo facto de Suu Kyi ser filha do herói da independência de Myanmar, Aung San. Por outro lado, por ser necessário “preservar a paz e tranquilidade comunitárias e prevenir quaisquer distúrbios no caminho para a democracia”.
-
Suu Kyi, que passou 14 dos últimos 20 anos em detenção, tinha negado as acusações mas dissera esperar ser condenada. A oposição e os críticos do Governo militar da Birmanânia afirmam que o novo julgamento e a sentença de hoje visam apenas impedir que Suu Kyi possa candidatar-se às eleições previstas para 2010, as primeiras desde as de 1990, que o seu partido venceu e cujos resultados a junta ignorou.
-
Notas do Papa Açordas: Aung San Suu Kyi, é de uma coragem enorme. Praticamente, está a lutar sózinha contra a ditadura militar que, apesar dos boicotes internacionais, se mantém no poder. era bom que a ONU e outros organismos internacionais apertassem o cerco e fizessem com que ela caísse.
-

Sem comentários: