quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Desemprego: Sempre a crescer...

-
Desemprego sem protecção reflecte o emprego a prazo
Número de desempregados sem subsídio cresce mais rapidamente que o desemprego

-
O número de desempregados sem qualquer subsídio de desemprego está a crescer ao dobro da subida do desemprego. Em Maio passado, o desemprego registado cresceu 27,6 por cento face ao mesmo período de 2008. Mas, com base nos dados do Ministério do Trabalho, o número dos desempregados em busca de novo emprego e que não recebem subsídio aumentou 53 por cento.
-
O fenómeno não é de agora. Aparentemente, segue de perto a subida abrupta do desemprego. A explosão verificada desde Outubro de 2008 fez aumentar o número de trabalhadores que recorreram aos centros de emprego, tivessem ou não direito a subsídio de desemprego. Mas desde Maio de 2008 que se observa essa nova situação. Aliás, a subida do número de desempregados sem direito a qualquer subsídio iniciou-se mesmo três meses antes da subida explosiva do desemprego e só posteriormente começou a afectar os desempregados com direito a subsídio (ver gráfico).
-
Nos primeiros cinco meses de 2008, havia uma média de 98 mil desempregados sem apoio social e que procuravam um novo emprego (ou seja, sem contar com os 30 mil jovens que buscam o primeiro emprego). Mas nos primeiros cinco meses de 2009, esse número subiu para 138 mil. Em Maio de 2008, eram 24,6 por cento do universo global de desempregados. Um ano depois, eram já 29 por cento do universo.
-
Notas do Papa Açordas: Mesmo trabalhados pela Central de Propaganda do governo, estes números são aterradores, e provam aquilo que aqui escrevemos há pouco tempo: o desemprego em Portugal, ultrapassa os 12 %. Quando é que este governo tenta fazer alguma coisa de concreto, para resolver este problema?
-

Sem comentários: