quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sócrates foi a Berlim ter um encontro a sós com Merkel

-

Ex-primeiro-ministro esteve na última sexta- -feira com a chanceler alemã e uns dias antes com Zapatero. Antecipou-se a Passos Coelho

Afinal José Sócrates não está em retiro ou a estudar Filosofia em Paris. Os seis anos que esteve no poder continuam a marcar a sua vida. O vício da política e de estar no centro das decisões nacionais e europeias levou-o a Berlim e a Madrid, não fosse Passos Coelho pensar que tinha o caminho livre nas suas deslocações pela Europa.

Sexta-feira passada, Sócrates encontrou-se em privado com a sua grande amiga Angela Merkel. O encontro foi confirmado ao i pelo gabinete de imprensa do governo federal alemão. Os temas discutidos ficaram no segredo dos deuses, mas com certeza que a situação portuguesa, as posições do governo do PSD/CDS e a forma como a Alemanha tem enfrentado a crise das dívidas soberanas na zona euro estiveram no centro da conversa privada. O que não deixa de ser curioso, já que este encontro aconteceu uma semana antes de Passos Coelho aterrar em Berlim para um encontro com Merkel. O primeiro- -ministro chega hoje à Alemanha e vai por certo encontrar uma Angela Merkel com um conhecimento profundo de tudo o que se passa em Portugal. Resta saber se vai encontrar um caminho aberto ou um terreno minado pela diplomacia paralela, a que Sócrates parece estar dedicado.

Mas não se pense que os encontros bilaterais e as suas ambições diplomáticas ficaram por Berlim. Dias antes, o diplomata freelancer aterrou em Madrid, mais uma vez à frente de Passos Coelho, para ter um encontro igualmente privado com Zapatero, o seu "melhor amigo político", como Sócrates fazia questão de afirmar sempre que tinha oportunidade de mostrar a intimidade entre os socialistas ibéricos.

Notas do Papa Açordas: Sócrates ainda não digeriu a derrota de 5 de Junho que, aliado ao seu pouco ou nenhum fair-play, fá-lo tomar estas atitudes condenáveis. Mas ainda mais condenáveis para os líderes europeus que colaboram nestas fantochadas.

-

1 comentário:

Gonçalo disse...

Onde, exactamente, é que vê a diplomacia paralela? O seu post vai mesmo bem, na sequência do que o outro alarve do Ribeiro Ferreira? Caraças, que este ódio ao homenzinho até mete nojo. Não está contente? Fizeram e disseram dele o que o Maomé não disse do toucinho. E mesmo agora, a chafurdar nesta imundice que agora nos governa, não largam as canelas.

Sim, foi falar com a Merkel e com o Zapatero. Sim, tem dimensão para ainda ser recebido por eles. Mas, enfim, já vi que não é só açordas que por aqui se papa.