segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Família de Sócrates sob investigação devido a contas em offshores

-

O Ministério Público tem na sua posse documentos que provam que a família de José Sócrates, ex-primeiro-ministro, tem contas, alegadamente, em offshores há quase 30 anos. Os papéis já foram entregues há mais de um ano por Mário Machado, mas só agora vão começar a ser analisados pelos procuradores.


Como refere o Correio da Manhã, os documentos foram entregues ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e estão agora sob a alçada do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).


A maior parte dos documentos trata-se de extractos bancários. E há também documentos sobre a compra e venda de acções, designações de empresas sediadas nas ilhas Caimão, Man e Gibraltar, certificados de participações, operações em Bolsa, ofícios a diversas entidades e operações de valores mobiliários, refere o CM.


Segundo o jornal, os documentos “são autênticos e mostram elevadas quantias que diversos familiares de José Sócrates transferiram para fora do País ao longo de quase três décadas”.

Antes de prender Mário Machado, a Polícia Judiciária terá interceptado conversas telefónicas onde o líder da extrema-direita fazia referência às provas que teria contra Sócrates.


Notas do Papa Açordas: Há mais de dois anos que vimos escrevendo, aqui no Papa Açordas, que ia acontecer a Sócrates o mesmo que aconteceu ao Vale Azevedo: os processos judiciais só "andaram" quando largou a presidência do Benfica... Oxalá o Ministério Público vá com as investigações para a frente, e que tudo seja esclarecido: compra dos apartamentos, licenciatura manhosa, Cova da Beira, Freeport, e tantos outros...

-

1 comentário:

Anónimo disse...

Só esses? Não haverá mais ligados a empresas de construção civil sediadas na Cova da Beira? Empresas que ganham todos os concursos de obras da recuperação dos Parques Escolares em todo o País? Mas o seu nome estará lá? nessas sociedades? É melhor averiguarem e saber da razão de tantas obras ganhas em reabilitação de Parques Escolares por ua das empresas da Região sediada entre Caria e Belmonte.