quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Condenação de manifestantes em Luanda não vai travar protestos, afirma Rafael Marques

-

A condenação de manifestantes a penas de prisão não evitará novos protestos contra o regime do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que, ao reprimir, está apenas “a mostrar aquilo que é”, afirma o jornalista Rafael Marques, numa entrevista que o PÚBLICO edita nesta quinta-feira.
Marques, que já foi distinguido internacionalmente pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos, entende que as recentes manifestações de Luanda não significam que Angola venha a viver uma espécie de Primavera árabe.

Já esta semana, um tribunal angolano condenou 18 pessoas que no dia 3 de Setembro se manifestaram em Luanda a penas de prisão entre 45 e 90 dias. Um segundo grupo de 25 manifestantes, detidos há uma semana junto ao tribunal que condenou os primeiros, está a ser julgado.

O jornalista angolano, que quinta-feira lança em Lisboa um livro em que denuncia abusos e tortura em zonas diamantíferas da Lunda-Norte, considera que o Presidente “já não tem muito espaço de manobra”, mas ainda pode “politicamente liderar uma transição”.

Sobre Manuel Vicente, presidente da empresa petrolífera Sonangol, cujo nome foi recentemente noticiado como provável sucessor de Santos, afirma não acreditar que os angolanos aceitem a continuidade do regime sob a liderança de “um homem extremamente corrupto”. “O país não é de José Eduardo dos Santos, isso deve ficar bem claro”, afirma também.

Notas do Papa Açordas: O regime que está em Angola, não interessa nem ao menino Jesus... O sr. JE dos Santos, ao propor Manuel Vicente para seu sucessor, apenas está a garantir os seus rendimentos corruptos... O sr. dos Santos, já devia saber que não é reprimindo manifestações de rua, que continua no poder. A sua hora chegou, assim como a de Assad (o colega ditador da Síria) e cairá como caiu Khadafi...

-

Sem comentários: