segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sócrates sai de cena. "Não pretendo ocupar qualquer cargo político"

-

Derrota foi pesada para Sócrates, que encerra agora o seu ciclo à frente do PS. Nos próximos tempos garante que fica afastado da política


Seis anos, dois meses e 24 dias depois de ter chegado a primeiro-ministro, José Sócrates demitiu-se, depois de uma pesada derrota nas urnas. Na hora da despedida, o líder socialista deixou claro que era necessário encontrar, o mais depressa possível, uma nova liderança para o PS, e garantiu que não tenciona ocupar cargos políticos nos próximos tempos. Nem mesmo o lugar de deputado para o qual foi eleito.

"Não me escondo. É chegado o momento de abrir um novo ciclo", disse Sócrates, provocando de imediato uma reacção de rejeição à sua demissão na sala do hotel Altis repleta de socialistas. "Não, não, não", gritaram alguns militantes assim que o líder do PS deu a entender que se iria demitir. "Não tornem este momento mais difícil do que já é", respondeu o ainda secretário-geral do PS, garantindo que irá regressar com "orgulho à honrosa posição de militante de base".

"Não pretendo ocupar qualquer cargo político nos tempos mais próximos", continuou o líder do PS, que pretende com esta decisão não condicionar a próxima liderança. Apesar disso, Sócrates traçou algumas linhas para o futuro do partido, como ir para a oposição e, a partir daí, construir "uma alternativa forte para voltar a ganhar".

O PS vai agora - anunciou o líder socialista - realizar um congresso extraordinário, que será marcado em conselho nacional. Na sua intervenção, Sócrates desejou que este processo decorra "tão depressa quanto possível" e apelou a que os próximos tempos sejam de diálogo e de compromissos. "Nunca o país precisou tanto de diálogo e isso não muda com os resultados destas eleições", disse.

...Era visível o desconforto dos socialistas com o resultado eleitoral. E o descontentamento foi sendo mais visível a cada pergunta dos jornalistas. Sempre que uma questão não agradava, os militantes apuparam em alto e bom som. A pergunta mais assobiada foi quando uma jornalista questionou Sócrates sobre se receia que esta derrota possa acelerar os processos judiciais em que está envolvido. Sócrates disse não perceber a questão e afirmou apenas que respeitará a separação de poderes (político e judicial).

Notas do Papa Açordas: O Papa Açordas está em festa! Há muito que se esperava a queda do pior primeiro-ministro que Portugal teve até hoje! Conseguiu ser ainda pior que Santana Lopes!... Sempre escrevemos que a derrota de Sócrates estava dentro do próprio partido, dado a sua incapacidade em convencer os seus próprios militantes. Se, em 2009, os militantes do PS descontentes com o ditador Sócrates foram votar BE, este ano foram votar PSD, daí a queda vertiginosa do Bloco.

1 comentário:

Anónimo disse...

NINGUEM DEVE SER CONDENADO SEM PROVAS CONCLUDENTES MAS O JORNALISMO DE INVESTIGAÇAO FAÇA O SEU TRABALHO BEM FEITO E TALVEZ FIQUE SURPRESO COM OS FEITOS DE SOCRATES VENDAS DA MICROSFT FREPORT FACE OCULTA ETC.. ECT....