terça-feira, 8 de junho de 2010

PSD prepara legislação sobre acumulação de pensões

-
Governo corrige Passos: já há limites máximos às pensões. Mas não à sua acumulação, em que o PSD quer forçar mudanças.
-
O PSD vai estudar os vários regimes de pensões que existem em Portugal, para apresentar no Parlamento uma proposta que limite a possibilidade da acumulação destas prestações. O vice-presidente social-democrata Marco António Costa, que na direcção do partido tem a tutela do sector empresarial do Estado, vai coordenar o grupo de trabalho que irá debruçar-se sobre esta matéria.
-
A ideia é concretizar o que Passos Coelho, líder do partido, disse no domingo. "Aqueles que receberam pensões muito elevadas também têm de dar o exemplo. Nós devíamos limitar em Portugal, por lei, as pensões máximas e aquelas que se podem acumular", afirmou.
-
Ontem, o Ministério das Finanças deu meia resposta ao líder social-democrata: lembrou que já existe actualmente um limite máximo de valor das pensões de reforma, quer no regime geral da Segurança Social quer nas pensões atribuídas (cerca de cinco mil euros). Mas, quanto à acumulação, aceita que nada as impede - a não ser os reformados da CGA que "só poderão acumular a pensão com uma terça parte da remuneração" de trabalho, quando for o caso.
Ao que o ministério não responde é à questão central: se há, ou não, disponibilidade para negociar com Passos Coelho novas limitações à acumulação.
-
Notas do Papa Açordas: Até que enfim, um político português mostra algum interesse pela acumulação de pensões... pode começar pelo PR, que recebe agora três pensões e, quando largar a presidência da República, passa a quatro!...
-

3 comentários:

Zé Povinho disse...

Pior que um mentiroso, ainda que socrático, só um grande mentiroso. Acredite quem quiser, no que este Coelho tirou agora da cartola, que eu não me fio. Já agora pergunte-se a este Coelho quais são os seus actuais rendimentos, que talvez seja uma surpresa para todos os que lhe querem dar o benefício da dúvida.
Abraço do Zé

Pata Negra disse...

Tradicionalmente estes anúncios de intenções são noticiados mas nunca chega a ser notícia a sua concretização! E, quando são concretizados, nas entrelinhas, estão sempre salvaguardados aqueles que as promovem! Passos Coelho tem muito para provar que é diferente de José Sócrates! Até agora só tem conseguido provar que é ultra-sócrates!
Um abraço fora dos dois

carlos monteiro disse...

PELO FIM DA ACUMULAÇÃO IMORAL DE PENSÕES E SALÁRIOS - PETIÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICAO exemplo deve vir de cima, como o do actual Presidente da República que recebe duas reformas além do ordenado de Presidente, como de muitos políticos que continuam em funções públicas e privadas, a acumular salários e pensões de reforma, com injustificado prejuízo para o sistema de segurança social e pela redução de postos de trabalho para os jovens.Quando se discute a redução das prestações sociais, é estranho mas significativo, que os nossos políticos ainda se não tenham lembrado de moralizar o sistema ! A petição pode ser lida e assinada em http://www.peticao.com.pt/acumulacao-pensoes-salarios