terça-feira, 1 de junho de 2010

Escolas: continua o fado...

-
Resolução aprovada em Conselho de Ministros
Governo vai fechar meio milhar de escolas até final do ano lectivo
-
O Governo prepara-se para fechar cerca de 500 escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos. No próximo ano lectivo cerca de dez mil alunos desses estabelecimentos de ensino começarão as aulas em centros escolares com melhores condições de ensino e aprendizagem, declara o secretário de Estado da Educação João Torcado da Mata.
-
Hoje, em Conselho de Ministro foi aprovada uma resolução que prevê que todas as escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos serão encerradas. Segundo números do Ministério da Educação, actualmente existem 3200 escolas do 1.º ciclo, destas 600 têm menos de 20 alunos; existem ainda 400 escolas com menos de dez alunos que tiveram auorização de funcionamento por mais um ano, mas que poderão funcionar por mais tempo. É deste universo de mil escolas que a tutela pretende encerrar 500, mas só no próximo dia 15 é que se saberão os números definitivos.
-
Esta racionalização da rede tem vindo a ser feita desde 2005, mas se até agora estavam assinaladas as escolas com menos de dez alunos, agora o Governo estendeu esta medida de encerramento aos estabelecimentos com menos de 20. O secretário de Estado descarta a possibilidade desta medida ter relação com as propostas do PEC, é apenas o "aprofundamento do trabalho feito na legislatura anterior", explica.
-
Notas do Papa Açordas: Este governo vai ficar na história, entre muitas outras coisas más, por ser o governo que mais escolas fechou, a par com Centros de Saúde, Urgências hospitalares, esquadras de polícia, etc. Ou melhor, vai ficar na história, como o governo que quis acabar com o interior... Ora, senhor PR, um governo assim, não tem razão para existir...
-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Eles fecham tudo mas não abrem nada! E o que mais custa a aceitar são as desculpas esfarrapadas que inventam como se, quase sempre, as populações não fiquem pior servidas e os lugares dos que saem não sejam preenchidos por boys noutros patamares.
Um abraço aberto