quarta-feira, 16 de junho de 2010

É preciso uma grande "borracha"...para limpar tanto crime...

-
Ministério da Justiça garante que “erro técnico” nas estatísticas dos crimes foi corrigido
-
O Ministério da Justiça avançou hoje ter sido detectado e corrigido um “erro técnico” relativo ao número de crimes com armas de fogo nos últimos cinco anos, garantindo que isso “não afectou” os dados fornecidos para a elaboração do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).
-
Um comunicado do ministério refere que os dados estatísticos relativos aos crimes cometidos com armas de fogo de 2005 a 2009 foram submetidos “a correcção técnica publicitada e fundamentada” em nota divulgada através do site da Direcção-Geral da Política de Justiça (DGPJ). “Tratou-se de superar um erro técnico entretanto apurado e não de acto tendente a “apagar” dados com intuitos de distorção da realidade”, garante a tutela, em resposta a uma notícia do “Diário de Notícias” intitulada “Ministério da Justiça apaga 14.721 crimes com armas de fogo”.
-
O ministério justifica que em 2005 foi alterada a forma como os dados relativos ao número de crimes cometidos com armas são recolhidos, passando a ser utilizado um interface automático de recolha destes dados, através de um ficheiro extraído da base de dados da Polícia Judiciária (PJ). “Estes dados recebidos da PJ incluem todos os crimes cometidos com armas de fogo investigados por esta polícia, incluindo os que lhe são reportados pela GNR e PSP. Porém, estas forças de segurança também fornecem à DGPJ, de forma autónoma e através de formulário web, os mesmos dados, o que gerou duplicação de registos”, explica.
-
Notas do Papa Açordas: Já lhe tenho ouvido chamar muitas coisas, até "erro técnico"... O que realmente se passa, é a tentativa de alterar dados, para depois virem dizer que a criminalidade desceu... Assim se passa também com o desemprego e os mortos em acidentes de viação... O que é preciso é dourar a pílula!...
-