sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tarifas de electricidade aumentam 3,8% em 2011

-
Cerca de 4,8 milhões de famílias vão pagar mais 1,5 euros por mês na conta mensal da electricidade a partir de 2011.
-
As tarifas de electricidade vão aumentar 3,8% no próximo ano. Este aumento aplica-se a 4,8 milhões de consumidores domésticos. Em causa está uma subida de 1,5 euros por mês na factura mensal média de uma família que passará para 40,6 euros.
-
Os cerca de 700 mil clientes com rendimento económico mais baixo beneficiam da tarifa social, aprovada ontem pelo governo, e terão um aumento no preço de apenas 1%, o que representa uma subida da factura mensal de 0,2 euros.
-
A subida do sobrecusto com a produção em regime especial, que inclui a energia eólica, o sistema de compensações às centrais eléctricas e a criação de um novo subsídio às novas centrais, são os três factores apontados pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) para explicar a variação de 3,8% proposta para 2011.
-
No ano passado, a electricidade tinha aumentado 2,9%.
-
A evitar uma maior subida dos preços esteve a estabilidade das cotações dos combustíveis fósseis, o crescimento do consumo da ordem dos 4% em 2010 e o regime de financiamento da tarifa social pelas centrais eléctricas fora do regime especial.
-
A proposta hoje conhecida terá ainda de receber um parecer do Conselho Tarifário e só será definitiva a 15 de Dezembro. A partir de Janeiro, deixará de haver tarifas reguladas para as empresas, que no entanto, beneficiam de um regime transitório até final de 2011.
-
Notas do Papa Açordas: Mais umas centenas de milhares que vão para os bolsos do Mexia e dos outros "administradores"... Ah, grande Sócrates!...
-

Sem comentários: