quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Francisco Louçã: "O problema de Portugal são os donos do país"

-
“Este é um ensaio sobre os últimos 100 anos de luta entre o poder económico e o poder político”. Foi desta forma que Fernando Rosas resumiu o livro “Os donos de Portugal”, apresentado hoje na Livraria Buchholz, em Lisboa. Para o deputado do Bloco de Esquerda e co-autor da obra, a par de Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã, o livro chega até à actualidade e mostra que “ao longo dos últimos anos, o Estado ajudou a criar os grandes grupos económicos existentes em Portugal”.
-
Francisco Louça, que falou aos jornalistas antes da apresentação, garante que “o problema de Portugal são os donos do país”, fazendo referência às grandes famílias que detêm o poder económico em Portugal. “Descobrimos que os Mello e Champallimaud são a mesma família, que também se cruzam com os Espírito Santo, com os Pinto Basto, com os Ulrich”, acrescentando que nos últimos trinta anos de governo, “um em cada cinco dos ministros e dos secretários de Estado no poder passou pelo BCP e um em cada dez pelo BES”. “Estas são famílias que detêm o essencial do poder económico português”, garante ainda Fernando Rosas.
-
“O que fracassa em Portugal é o privilégio de alguns que acaba por levar à falta de ambição”, garante o líder bloquista, Francisco Louçã.
-
Notas do Papa Açordas: Deve ser interessante verificar a ascenção dessas "famílias" ao poder económico e político... Um livro a não perder!
-

Sem comentários: