quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FMI. Crise volta em força a Portugal em 2011

-
Em 2011, desemprego bate recorde e economia portuguesa torna a parar
-
O desemprego em Portugal está a caminho dos 11% da população activa, em 2011, e a economia deverá estagnar (0% de crescimento no próximo ano), diz hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI), no relatório semestral do “World Economic Outlook”.
-
A instituição sedeada em Washington contraria o relativo optimismo do governo relativamente a 2011. Em Julho, o executivo de Lisboa avançou com uma previsão de 0,5% de crescimento no próximo ano e com uma projecção de 10,1% para o desemprego.
-
O FMI mostra que 2011 será mais um ano para esquecer: a economia não vai crescer (0%) e o desemprego deverá acelerar de 10,7% este ano para 10,9% no próximo. A inflação deverá ser muito baixa, reflexo da total anemia em que país vai cair. Razão: as políticas de austeridade do governo e a falta de competitividade das empresas, diz.
-
Relativamente a este ano, o diagnóstico é mais favorável. O produto interno bruto (PIB) até vai crescer mais do que o esperado no anterior estudo, datado de Abril. Em vez dos 0,3%, a economia vai crescer 1,1%, diz o FMI.
-
Notas do Papa Açordas: Como é que a crise pode voltar para o próximo ano, se ela nem sequer chega a largar o país? Este FMI é engraçado! É dos tais que preconiza chuva em Novembro e Natal em Dezembro!...
-

Sem comentários: