quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Portugal terá das maiores subidas do mundo na taxa de desemprego

-
Austeridade vai sair cara. País terá segunda maior subida no desemprego até 2013. Economia será das piores do globo: em 2011, apenas Portugal e Grécia caem em recessão, diz FMI
-
A austeridade nas contas públicas e a ineficiência do tecido produtivo vão empurrar a taxa de desemprego portuguesa para os 11% da população activa, um recorde nacional que encerrará algo ainda pior: esse valor resulta de um dos maiores aumentos previstos a nível mundial na taxa de desemprego em 2013, ano em que termina o programa de consolidação orçamental. Estas projecções, ontem divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), ainda não incluem os novas medidas de corte no défice, logo o cenário deve ser ainda mais recessivo.
-
Segundo os cálculos do FMI, inscritas no relatório semestral do "World Economic Outlook", entre 2009 e 2013 o país terá o segundo maior agravamento mundial na taxa de desemprego. No capítulo do crescimento, o resultado da "mudança de vida" que alguns reclamam é este: em 2011 Portugal arrisca nova recessão (-0,05% em 2011) e deverá ter o segundo pior desempenho económico do mundo; em 2012, será o mais fraco a nível global.
-
Mas a situação deverá ser mais grave. Em conferência de imprensa, um dos directores-adjuntos da organização sedeada em Washington, Jorg Decressin, avisou que as previsões ainda não incluem as novas medidas de austeridade. Portugal "deverá sofrer um contracção de cerca de 1,4%", incluindo as medidas de corte como a redução de salários na função pública, o congelamento das pensões, o aumento generalizado de impostos, a pausa dos investimentos por tempo indeterminado. Uma contracção maior significa maior destruição de empregos e um desemprego superior ao agora previsto. O governo, através do ministro da Economia, José Vieira da Silva, preferiu centrar a discussão no crescimento deste ano, sublinhando que "as estimativas de todas as organizações para 2010 falharam significativamente" e que afinal Portugal pode crescer mais que o esperado: de facto, o FMI prevê que a economia cresça 1,1%; o governo aposta em 0,7%.
-
Notas do Papa Açordas: Parabéns, sr. Sócrates! Pelo menos, vai ser campeão de qualquer coisa... Só lamentamos que seja do DESEMPREGO...
-

1 comentário:

costa disse...

Pois pois e quem desmente o fmi?
Então pensam que é a reduzir salários e aumentar impostos que a economia cresce?
Mas que raio de governantes são estes???
Eles sabem-se é governar a eles e aos amigos do regime,à conta de quem trabalha.