sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Libertem o Nobel: dissidente chinês Liu Xiaobo vence Nobel da Paz 2010

-
China já reagiu, dizendo que a atribuição do prémio a um "criminoso" é uma violação de princípios
-
Era o favorito ao prémio Nobel da Paz deste ano e as suspeitas confirmaram-se. Contra as ameaças da China - que garantiu que cortaria todas as relações comerciais e diplomáticas com a Academia do Nobel caso atribuísse o prémio ao dissidente chinês, Liu Xiaobo tornou-se, esta manhã, no novo Prémio Nobel da Paz.
-
O crítico literário estava indicado pela defesa da democracia e dos direitos humanos na China. O activista político está actualmente preso e, também por isso, era o favorito de muitos entusiastas.
-
Nascido em 1955, em Changchun, Jilin, o professor universitário licenciado em Literatura envolve-se desde cedo no trabalho de vários grupos activistas, como os Repórteres Sem Fronteiras, e em manifestações políticas pacíficas, sendo a mais famosa os protestos de 1989 na Praça de Tiananmen.
-
Liu tem sido, acima de tudo, um ferrenho crítico do Partido Comunista da China e alcançou fama com ao Manifesto que o levou de imediato para trás das grades: a Carta08, um documento de apoio aos direitos humanos e às reformas democráticas na China, contra a repressão do regime, que recebeu milhares de assinaturas pelo mundo fora.
-
Notas do Papa Açordas: É de louvar a coragem da Academia do Nobel em atribuir este prémio a Liu Xiaobo, contra as ameaças da China. Oxalá. este prémio, venha trazer um pouco mais de democracia a esse povo, tão massacrado pela prepotência do comunismo...
-

1 comentário:

João António disse...

Um povo escravizado e que bem merece o reconhecimento da sua falta de liberdade !
Bom fim de semana