segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mulher do Nobel da Paz está em prisão domiciliária

-

Liu Xia, a mulher do dissidente chinês galardoado com o Nobel da Paz na passada sexta-feira, está em prisão domiciliária em Pequim e foi proibida de falar com amigos e com os media.
-
Liu Xia visitou o marido na prisão, no sábado, ocasião em que disse a Liu Xiaobo que ganhou o prémio atribuído pela academia sueca.
-
A notícia de que Liu Xia está agora impedida de comunicar com o mundo e aprisionada na própria casa foi confirmada pelo advogado de Liu Xiaobo.
-
O advogado, Shang Baojun, indicou ainda - citado pela CNN - que irá tentar libertar o galardoado desde ano com o Nobel da Paz - que está preso a cerca de 500 quilómetros a nordeste de Pequim - mas admite que acha difícil que isso venha a acontecer. “A pré-condição para uma redução da sentença ou para uma saída sob fiança é a admissão do crime. Se Xiaobo fizesse isso, então não teria ganho o Nobel da Paz”, disse o advogado.
-
Apesar de terem autorizado Liu Xia a encontrar-se com o marido, no sábado, as autoridades chinesas cortaram-lhe as comunicações com o exterior a partir de sexta-feira à noite, originando protestos por parte de organizações de defesa dos direitos humanos.
-
O serviço de telemóvel de Liu Xia foi desligado mas ela conseguiu manter as actualizações via Twitter (a sua conta é @liuxia64), embora de forma intermitente.
-
Foi precisamente via Twitter que o mundo ficou a saber que tinha ficado sem telemóvel e que estava confinada ao espaço de sua casa.
-
Notas do Papa Açordas: O PCP, como é normal, insurge-se contra a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo. Tudo o que seja contra a ditadura chinesa, o sr.Jerónimo e acólitos estão contra... Tenham vergonha e limitem-se à política nacional... caso contrário, é o descrédito...
-

Sem comentários: