domingo, 13 de setembro de 2009

Sócrates/Ferreira Leite - Nada se aprendeu...

-
Eleições 2009
Debate final mantém empate entre Sócrates e Ferreira Leite

-
Desengane-se quem pensava que ia conseguir perceber, através do frente-a-frente televisivo entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite ontem transmitido pela SIC, quem será o vencedor das eleições de 27 de Setembro. A forma como ambos os líderes se apresentaram no debate foi equilibrada e não houve de parte a parte nenhuma distracção que liquidasse a sua imagem.
-
O secretário-geral do PS apresentou-se tranquilo, assumindo a imagem dialogante que adoptou no período de pré-campanha, mas sem nunca deixar de atacar com contundência. A presidente do PSD conservou a acutilância discursiva e a imagem de genuinidade que lhe é característica, mesmo quando se irrita.
-
Um dos momentos de grande clareza de Ferreira Leite foi já no final, ao afirmar peremptória que está "absolutamente fora de causa" a possibilidade de, caso ganhe, vir a formar um governo de coligação com José Sócrates. E acrescentou outra clarificação: não pede maioria absoluta, porque não faz "chantagem" sobre o eleitorado. Além disso, não está convencida de que "seja necessário maioria absoluta para governar". E rematou: "Espero que o PS seja tão responsável como o PSD, que deu seis anos de governos minoritários ao engenheiro Guterres.
-
"Por seu lado, Sócrates recusou-se a clarificar se admite fazer alianças e acordos e repetiu que espera os resultados. Em noite de clarificações, Sócrates declarou que não reconduzirá nenhum ministro no caso de permanecer no Governo. E confirmou que, se perder as eleições, assumirá o seu mandato de deputado. Declaração que Ferreira Leite repetiu.
-
Notas do Papa Açordas: Quem estava baralhado, mais baralhado ficou. No nosso entender, tratou-se de um verdadeiro diálogo de surdos, que vem dar razão aos que dizem que, o mais importante, é saber em quem não votar...
-

1 comentário:

Manuel da Silva disse...

Apesar de tudo, Sócrates apresentou-se tranquilo, responsável e com ideias.
Manuela Ferreira Leite demonstrou, mais uma vez, a irresponsabilidade da Direita, os grandes interesses e o desprezo pelas políticas sociais e de desenvolvimento.
Não votar não resolve nada.
Votar Bloco de Esquerda, PCP ou CDS serve apenas para fragmentar o espectro político-partidário representado no Parlamento e tornar o país ingovernável, à mercê de sucessivas crises políticas e, em consequência, económicas, com reflexo para todos nós.
Apesar de tudo, vou votar PS, porque me parece ser a única alternativa responsável e o único governo credível e estável que podemos ter. Apesar de tudo...